O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, conheceu nesta quinta-feira (29) o estágio atual da Variante Ferroviária Litorânea Sul, ferrovia que ligará a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) ao Porto de Ubu e a Cachoeiro de Itapemirim.
A apresentação foi feita por representantes da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que aproveitaram a oportunidade para divulgar uma boa notícia. A concessionária do transporte ferroviário de cargas, responsável pela obra, aguarda apenas a licença de instalação do Ibama para dar início ao processo de construção. A previsão é que a licença seja dada até o mês março.
Além do coordenador do projeto, Johnson Tatton, do gerente de engenharia, Carlos Ferreira e da assessora de comunicação, Luciana Assis, o encontro contou com a presença dos secretários municipais de Governo, Rodrigo Coelho, e de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho. O deputado estadual Rodrigo Chamoun também esteve presente.
Tatton fez uma exposição de todos os estágios do projeto. Também foram detalhados os próximos passos que serão seguidos pela Ferrovia Centro Atlântica. A partir daí, a obra terá início e envolverá 36 frentes, sendo uma delas em Cachoeiro. O prazo de conclusão é de 32 a 40 meses.
Com a variante, aproximadamente 400 caminhões deixarão de circular na BR 101, o que vai melhorar o tráfego na região e diminuir o risco de acidentes com transportes de cargas, já que elas serão transportadas por vagões.
O prefeito Carlos Casteglione frisou que a notícia dada pelos representantes da FCA foi a melhor desses primeiros dias de governo. “Sem dúvida nenhuma, essa obra é um grande marco para a região e, principalmente, para Cachoeiro. Estou muito feliz em saber que o projeto está viabilizado e que dentro de pouco tempo será implementado. Começamos o governo com alguns problemas, mas tivemos nesta quinta-feira uma importante notícia. Com a ferrovia, vamos conseguir atrair as empresas, que vão criar as oportunidades de emprego para a população do sul do estado”, disse.
Uma das prioridades na elaboração do traçado é que em todo o trajeto da ferrovia, onde houver passagem de nível, não haverá cruzamentos. Ou seja, quando existir algum cruzamento dos trilhos com ruas, estradas ou qualquer tipo de passagem, esse será feito por meio de viadutos rodoviários ou ferroviários como forma de se evitar o cruzamento.
O projeto terá influência de apenas 4% na área urbana. O restante será em zonas rurais. Em todo o percurso haverá o isolamento da área ferroviária com a construção de muros, no caso urbano, e de cercas de arames, quando se tratar de perímetro rural. Na construção também serão evitados interferências em unidades de conservação, manguezais e áreas alagáveis, remanescentes florestais, açudes, rodovias e linhas de transmissão. Segundo o coordenador, todas as exigências ambientais estão sendo seguidas, inclusive com projetos para resgates de sítios arqueológicos, caso sejam encontrados alguns deles durante a obra.
O deputado estadual Rodrigo Chamoun destacou que a ferrovia vai trazer um maior desenvolvimento econômico para a região. “A ferrovia abre muitas oportunidades de atração de novas empresas e, sobretudo, potencializa uma região que foi importante no passado e, com esse empreendimento, volta a ser estratégica para o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou.
Substituição
A construção da variante substituirá o trecho atual que possui baixa capacidade operacional, além de atender à crescente demanda para o transporte de carga no Espírito Santo. O projeto começou em dezembro de 2005 com a assinatura de um protocolo de Intenções com o Governo do Estado.
A Ferrovia Centro Atlântica está desenvolvendo o projeto e já possui a autorização da Agência Nacional de Transportes de Terrestre (ANTT). A FCA desenvolveu diversos estudos ambientais e socioeconômicos, realizou oito audiências públicas e tem mantido reuniões constantes com lideranças comunitárias e com as prefeituras envolvidas.
A linha férrea passará, além de Cachoeiro, pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul e Itapemirim. Dentre as cargas que serão transportadas, estão: calcário, granito, escória, madeira, celulose, produtos siderúrgicos, dentre outros.
A apresentação foi feita por representantes da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que aproveitaram a oportunidade para divulgar uma boa notícia. A concessionária do transporte ferroviário de cargas, responsável pela obra, aguarda apenas a licença de instalação do Ibama para dar início ao processo de construção. A previsão é que a licença seja dada até o mês março.
Além do coordenador do projeto, Johnson Tatton, do gerente de engenharia, Carlos Ferreira e da assessora de comunicação, Luciana Assis, o encontro contou com a presença dos secretários municipais de Governo, Rodrigo Coelho, e de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho. O deputado estadual Rodrigo Chamoun também esteve presente.
Tatton fez uma exposição de todos os estágios do projeto. Também foram detalhados os próximos passos que serão seguidos pela Ferrovia Centro Atlântica. A partir daí, a obra terá início e envolverá 36 frentes, sendo uma delas em Cachoeiro. O prazo de conclusão é de 32 a 40 meses.
Com a variante, aproximadamente 400 caminhões deixarão de circular na BR 101, o que vai melhorar o tráfego na região e diminuir o risco de acidentes com transportes de cargas, já que elas serão transportadas por vagões.
O prefeito Carlos Casteglione frisou que a notícia dada pelos representantes da FCA foi a melhor desses primeiros dias de governo. “Sem dúvida nenhuma, essa obra é um grande marco para a região e, principalmente, para Cachoeiro. Estou muito feliz em saber que o projeto está viabilizado e que dentro de pouco tempo será implementado. Começamos o governo com alguns problemas, mas tivemos nesta quinta-feira uma importante notícia. Com a ferrovia, vamos conseguir atrair as empresas, que vão criar as oportunidades de emprego para a população do sul do estado”, disse.
Uma das prioridades na elaboração do traçado é que em todo o trajeto da ferrovia, onde houver passagem de nível, não haverá cruzamentos. Ou seja, quando existir algum cruzamento dos trilhos com ruas, estradas ou qualquer tipo de passagem, esse será feito por meio de viadutos rodoviários ou ferroviários como forma de se evitar o cruzamento.
O projeto terá influência de apenas 4% na área urbana. O restante será em zonas rurais. Em todo o percurso haverá o isolamento da área ferroviária com a construção de muros, no caso urbano, e de cercas de arames, quando se tratar de perímetro rural. Na construção também serão evitados interferências em unidades de conservação, manguezais e áreas alagáveis, remanescentes florestais, açudes, rodovias e linhas de transmissão. Segundo o coordenador, todas as exigências ambientais estão sendo seguidas, inclusive com projetos para resgates de sítios arqueológicos, caso sejam encontrados alguns deles durante a obra.
O deputado estadual Rodrigo Chamoun destacou que a ferrovia vai trazer um maior desenvolvimento econômico para a região. “A ferrovia abre muitas oportunidades de atração de novas empresas e, sobretudo, potencializa uma região que foi importante no passado e, com esse empreendimento, volta a ser estratégica para o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou.
Substituição
A construção da variante substituirá o trecho atual que possui baixa capacidade operacional, além de atender à crescente demanda para o transporte de carga no Espírito Santo. O projeto começou em dezembro de 2005 com a assinatura de um protocolo de Intenções com o Governo do Estado.
A Ferrovia Centro Atlântica está desenvolvendo o projeto e já possui a autorização da Agência Nacional de Transportes de Terrestre (ANTT). A FCA desenvolveu diversos estudos ambientais e socioeconômicos, realizou oito audiências públicas e tem mantido reuniões constantes com lideranças comunitárias e com as prefeituras envolvidas.
A linha férrea passará, além de Cachoeiro, pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul e Itapemirim. Dentre as cargas que serão transportadas, estão: calcário, granito, escória, madeira, celulose, produtos siderúrgicos, dentre outros.