quinta-feira, 31 de julho de 2008

REUNIÃO EM VITÓRIA DISCUTE EMISSÕES RADIOATIVAS EM ROCHAS ORNAMENTAIS

Extraído do Informativo DRM-RJ - Ano VI - Nº 153 - 30/07/2008

O Marble Institute of America – Brasil, diante da massiva propaganda sobre emissões de radônio proveniente de bancadas de granito, que tem sido veementemente debatido pelo Marble Institute of America, nos EUA, reuniu exportadores e mineradores brasileiros em reunião que está sendo realizada no Auditório do Hotel Senac – Ilha do Boi – Vitória, neste dia 31 de julho, a partir das 14:00h, para discutir estes assuntos inerentes e as providências a serem tomadas pela Indústria Brasileira.
Recentemente foi veiculado no jornal New York Times, um artigo falando sobre possíveis nocivas à saúde conseqüências do uso do granito em residências, prejudicando sua utilização no mercado americano e todos que nele participam.
O Marble institute of America – EUA, já se reuniu com os principais empresários de vários paises para providências a serem tomadas em defesa do setor de rochas ornamentais. O MIA espera agregar a contribuição do setor Brasileiro para o Marble institute of América, assim como países como a Índia, Itália, Austrália, China, que já se uniram ao MIA em prol da transparência de informação quanto a correlação granito x radônio.
Para maiores informações, contatar Selma Regina Tosta Silveira, diretora do MIA – América Latina, telefone/fax 27-3241-8703 ou
selma_tosta@hotmail.com.

MTE e Sindirochas convocam para audiência pública sobre Projeto Movimentação de Chapas

Extraído do site da Revista Inforochas

As empresas da cadeia produtiva de rochas ornamentais do Espírito Santo estão convocadas a participar das audiências publicas sobre o Projeto Movimentação de Chapas.
Os encontros começam a ser realizados já na próxima semana, com as audiências em Cachoeiro, no próximo dia 4 (segunda-feira) no Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 14h, e em Vitória no dia 5 (terça-feira), no Auditório da Findes, às 16h.
A última reunião está marcada para acontecer na Câmara Municipal de Nova Venécia, no dia 18 de agosto, a partir das 16h.
O objetivo dos encontros, idealizados pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MTE) em parceria com o Sindirochas, é apresentar a todos os empresários as disposições e prazos do projeto, que prevê uma série de treinamentos nas áreas de armazenamento e movimentação de chapas em cumprimento à NR 11 a fim de minimizar os riscos de acidentes que envolvem esta atividade.
A participação das empresas é obrigatória, e as faltas deverão ser devidamente justificadas, correndo o risco de haver advertência por parte do Ministério Público, como explica o assessor do escritório de Vitória do Sindirochas, Gilson Dalmázio.
Saiba mais sobre o projeto:
O Projeto Movimentação de Chapas tem o objetivo de levar as empresas do setor as resoluções e aplicações da NR 11, que torna obrigatória a capacitação dos funcionários das empresas do setor de rochas ornamentais quanto às atividades de armazenamento e transporte de chapas.
Para isso, o Sindirochas, em parceria com o MTE , Cetemag e Senai já está oferecendo desde o mês de maio uma série de cursos, divididos em três módulos: I – Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho, II – Segurança para Operador de Ponte Rolante e III – Segurança no Armazenamento de Chapas que compõem o projeto.
Os cursos serão oferecidos em seqüência em todas as regionais da entidade. Para saber mais sobre os módulos e data de realização na sua região, entre em contato com o Sindirochas pelo telefone (28) 3521-6144 ou eventos@sindirochas.com.br.

Audiência Pública sobre o Projeto Movimentação de Chapas
Data: 04 de agosto (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Teatro Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim
Presença obrigatória