domingo, 25 de outubro de 2009

Cachoeiro faz pacto inédito com pólo de rochas da Itália

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro

Publicada em 23/10/2009 às 19:25

Setenta por cento do beneficiamento de rochas ornamentais no ES é realizado em empresas cachoeirenses
A cidade que é o maior polo de beneficiamento de rochas ornamentais da Itália assume um pacto de amizade com Cachoeiro de Itapemirim nesta segunda-feira (26). Trata-se de Saint'Ambrogio de Valpolicella, da região de Verona, cujo representante, o deputado parlamentar italiano Riccardo Ceni, assina o protocolo do pacto junto do prefeito Carlos Casteglione, às 10h, na sede do Cetemag .
O reconhecimento de Cachoeiro como amigo da cidade italiana vai facilitar a captação de recursos e projetos, além de tornar mais fáceis os intercâmbios tecnológicos e culturais entre as duas regiões.
“Com esse pacto, que vem em excelente hora, ganham os dois lados. Conseguimos uma distinção dentro do Brasil. E tanto a nossa região, quanto a deles, são de pequenas cidades com muitas similaridades”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Na região italiana, por exemplo, a cidade Ápio é tão focada na preservação histórica quanto a capixaba Muqui. “Isso sem falar no exemplo da nossa indústria metal mecânica, já que lá eles também produzem grande variedade de máquinas voltadas especificamente para o setor de rochas ornamentais”, explica o secretário.
De imediato, o pacto da amizade deve beneficiar diretamente 15 jovens da região sul do estado, que devem ser convidados para estudar no Instituto Del Marmo, centro técnico italiano especializado no beneficiamento de rochas ornamentais. Os alunos devem estudar gratuitamente e com todos os custos pagos.
Para a assinatura do convênio, estão sendo convidados todos os prefeitos das cidades do Sul do Estado que receberam imigrantes italianos, além do deputado federal Camilo Cola.
O maior polo de beneficiamento de rochas ornamentais da América Latina é formado por Cachoeiro de Itapemirim e outros 14 municípios da região sul do estado. E dos 25 milhões de metros quadrados de rochas ornamentais que o estado processa por ano, 70% é beneficiado em empresas cachoeirenses.
Prestigie! Assinatura do Pacto de Amizade entre Saint’ Ambrogio de Valpolicella e Cachoeiro de Itapemirim Quando: nesta segunda-feira (26), às 10h.Onde: na sede do Cetemag, no bairro Aeroporto.