terça-feira, 30 de junho de 2009

Ifes abre novo curso na área de mineração em Cachoeiro

Extraído do site da Revista Inforochas

Moradores do Sul do Estado terão, a partir do mês de julho, uma nova alternativa para ingressar no mercado de rochas ornamentais. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Unidade Cachoeiro de Itapemirim (antigo Cefet) começa no segundo semestre a oferecer o curso superior de Engenharia de Minas. O curso é voltado à capacitação tanto na exploração quanto no beneficiamento dos produtos minerais.

O diretor da instituição, Armando Marques, adianta que além desta novidade, a intenção é oferecer, a partir de 2010, os cursos de Engenharia Mecânica e Licenciatura em Informática. Para isso, é necessária a autorização da expansão do número de professores e vagas, já solicitada ao Ministério da Educação (MEC).

Ainda em relação a chances no setor de rochas ornamentais, a instituição oferece os cursos técnicos de Eletromecânica e Mineração (além do curso de Informática), e mais os cursos integrados (ensino médio e técnico em quatro anos) também de Eletromecânica e Informática.

Atualmente, o Ifes conta com oito turmas de 32 alunos de Eletromecânica, oito turmas de Mineração e quatro de Informática. Segundo Marques, a maior parte dos alunos do período noturno já está inserida no mercado.

As empresas interessadas em contratar estudantes do Ifes como estagiários, podem entrar em contato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Já quem deseja estudar no campus de Cachoeiro deve ficar atento ao vestibular que será realizado ao final do ano, com vagas em todos os cursos.

Saiba mais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Unidade Cachoeiro de Itapemirim fica na rodovia Cachoeiro/Alegre, Km 5. Mais informações pelo telefone (28) 3526-9000.

Proprietários rurais multados pelo Ibama no Noroeste do Estado

Extraído do site Gazeta Online

29/06/2009 - 16h55 ( - Assessoria do Ibama/ES)
foto: Divulgação


Os autuados realizavam a extração de blocos granito sem licença ambiental
Seis proprietários rurais de Vila Pavão e Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo, foram multados nesta segunda-feira na Operação 'Mata Viva', contra o desmatamento e degradação ambiental. Os fiscais do Ibama informaram que as multas, somadas, chegaram a R$ 466 mil.
Os autuados realizavam a extração de blocos granito, em suas propriedades, sem licença ambiental e degradaram, juntos, 20 hectares de terra. O Ibama estuda, agora, um meio de retirar, dos locais fiscalizados, 170 blocos de granito que serão doados à instituições da caridade.
O coordenador da Operação aplicou uma multa de R$ 100mil em quatro dos seis autuados, por tentar prejudicar o trabalho da fiscalização. Quando os produtores viram os veículos do Ibama fugiram, o que dificultou a apuração das denúncias.
Além das multas, as seis propriedades tiveram suas atividades embargadas e terão de apresentar suas defesas junto ao Ibama no prazo de 20 dias. O Ministério Público também vai abrir processo criminal contra os produtores rurais.