quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Vitória Stone Fair - Marmomacc Latin America 2015 apresenta grande diversidade de granitos exóticos

Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze

Principal evento do setor da América Latina, a feira reunirá em fevereiro 420 expositores, sendo 120 internacionais, no Espírito Santo
Espaço reconhecido internacionalmente para o lançamento de produtos e serviços para a indústria da pedra, a Vitória Stone Fair - Marmomacc Latin America 2015, considerada a principal feira do segmento da América Latina, irá reunir entre os dias 03 e 06 de fevereiro uma grande variedade em rochas ornamentais. Como destaque do evento, as tradicionais empresas brasileiras irão apresentar desde materiais clássicos, quartzitos até as mais cobiçadas rochas exóticas e translúcidas, atraindo visitantes interessados em conhecer as novidades do setor.
A diversidade e a beleza das rochas ornamentais do Brasil reforçam a importância da feira no calendário de eventos internacional e colocam o país numa posição de destaque no ranking dos principais exportadores de pedras do mundo, com mais de US$ 1 bilhão de vendas de janeiro a outubro deste ano. Com 420 expositores, sendo 120 internacionais, a Vitória Stone Fair - Marmomacc Latin America deverá atrair mais de 25 mil visitantes de 66 países (dados da última edição), que vão desde compradores, arquitetos até profissionais do setor.
As empresas costumam aguardar a semana da feira para apresentar ao mercado novos materiais, como os exóticos, que sempre chamam atenção dos visitantes. Consideradas obras primas da natureza, essas rochas possuem uma forte aceitação no mercado internacional, principalmente o norte-americano, o maior comprador dos produtos brasileiros. Os materiais exóticos são difíceis de serem encontrados, não têm similares e concentram mais tonalidades e movimentos, sendo muito usados em projetos mais requintados.
Além das novidades das empresas brasileiras, o evento contará com a presença de expositores da Turquia, Itália, Índia, Portugal, China, Egito, Omã, e outros. Essa internacionalização reforça a importância do Brasil no setor, consolidando a feira como referência em ditar tendências para o mercado da pedra, da construção civil, da arquitetura e design. Além da exposição das rochas ornamentais, os visitantes têm a oportunidade de conhecer novas formas de beneficiamento das pedras, insumos, maquinários e tecnologias.
A diretora da Milanez & Milaneze, Cecília Milanez, ressaltou que, para atrair um maior número de visitantes para a feira, foi realizada uma ampla divulgação em eventos e em publicações internacionais. “Intensificamos na América Latina, em mercados estratégicos para o setor e também fizemos um trabalho junto às câmaras de comércio para atrairmos a presença de compradores. Contamos ainda com o apoio da VeronaFiere na divulgação em mais de 50 países”, lembra.
No Brasil, o Espírito Santo, estado-sede da Vitória Stone Fair -Marmomacc Latin America 2015, é o principal exportador de rochas, somando US$ 866 milhões de janeiro a outubro deste ano, com uma participação de quase 90% das exportações brasileiras de produtos manufaturados. A isso se soma a presença de importantes parques industriais e pedreiras, que são chamarizes para a vinda de compradores de todos os lugares do mundo.
Responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) Estadual, o setor emprega hoje mais de 25 mil pessoas diretamente e 130 mil indiretamente e é considerado referência no processo de beneficiamento das rochas ornamentais. Dos 142 teares multi-fio instalados no Brasil, 90 estão no Espírito Santo. “As empresas se modernizaram, investiram pesado em equipamentos – como politriz e multi-fio – e estão competitivas. A feira é uma vitrine para o setor de rochas mundial e impulsiona os negócios”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas), Samuel Mendonça.
Buyers club
Para ampliar a participação de um público internacional qualificado no evento e impulsionar as vendas do setor, a Milanez & Milaneze em parceria com as Câmaras de Comércio dos países consumidores de rochas ornamentais está organizando comitivas de compradores para a Vitória Stone Fair-Marmomacc Latin America 2015, no projeto denominado “buyers club”.
Após uma criteriosa identificação e seleção de potenciais compradores, eles são convidados a conhecer o evento e o parque industrial de mármore e granito no Espírito Santo. Os participantes vêm com uma agenda de visitas com os expositores previamente definida, com o intuito de promover networking e novos negócios.
O projeto tem o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) e do Marble Institute of America (MIA), nos Estados Unidos.

A Vitória Stone Fair-Marmomacc Latin America 2015 é realizada pela Milanez & Milaneze em cooperação com VeronaFiere e promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag).

Setor de mármore e granito fecha 2014 em queda, no ES

Abaixo, matéria extraída do site G1 / ES

Sindirochas explicou que número foi abaixo do esperado para o ramo. Empresários estão otimistas e apostam em novos investimentos para 2015.
Atualizado em 13/01/2015 15h27 - Viviane Machado e Cláudia Bonutti - Do G1 ES e da TV Gazeta



O setor de mármore e granito do Espírito Santo fechou o ano de 2014 com queda nas exportações, de acordo com o Sindicato das Empresas de Rochas Ornamentais do estado (Sindirochas-ES). Embora o número não tenha agradado os empresários do ramo, cerca de 79,75% das exportações de rochas ornamentais do país saíram do Espírito Santo, que concentra o maior polo de beneficiamento de rochas ornamentais da América Latina. Mesmo assim, os empresários estão otimistas e apostam em novos investimentos para 2015.

O presidente do Sindirochas-ES, Samuel Mendonça, explicou que o balanço não foi positivo no ano de 2014. As exportações brasileiras de rochas ornamentais caíram 1,98% em relação ao ano anterior, quando o setor fechou com alta de 27%. "Apesar do mercado americano ter crescido bem, mas o mercado mundial não foi assim. A China diminuiu as compras também e teve relação com as nossas importações, que desde que a China praticamente zerou as suas compras. Novembro e dezembro praticamente não comprou nada. Isso também fez com que as nossas exportações caíssem", disse.

Ainda segundo Mendonça, o resultado já era esperado para o setor. "A gente até contava que 2014 não seria com as mesmas condições que cresceu em 2013. Em 2013 foi até fora do padrão, mas que crescesse pelo menos metade, a gente já estava satisfeito", completou.

A maior parte das empresas capixabas fica na região Sul do Espírito Santo. A gerente de marketing Mariana Sandrini trabalha em uma empresa de Cachoeiro de Itapemirim, que está há 35 anos no mercado. Ela contou que sentiu a queda nas vendas. "Tivemos uma feira em Vitória no início do ano muito boa, porém com o decorrer do ano a gente viu que teve uma queda com relação a 2013 e fechamos 2014 com uma queda de 10% em relação a 2013, nas exportações", explicou.

Mariana disse ainda que, embora tenham sofrido com as quedas nas vendas, a meta é crescer em 2015. "A empresa investiu em maquinário, investiu em novas pedreiras, em lançamentos, produtos exclusivos, para atender a uma demanda maior, novos mercados. A empresa tende a crescer em torno dos investimentos tanto no mercado interno, quanto no mercado externo, 45% em 2015", disse.

Mercado de rochas ornamentais

De acordo com o Sindirochas-ES, o Brasil é o oitavo país do mundo em exportação de blocos e o quinto maior exportador de rochas ornamentais acabadas. São mais de 1,2 mil variedades de rochas encontradas em solo brasileiros e exploradas por mais de 12 mil empresas.

Setor de mármore e granito fecha 2014 em queda, no ES

Clique aqui: