segunda-feira, 24 de maio de 2010

Expectativa positiva para 30ª Feira Internacional do Mármore e Granito

Extraído do site Gazeta Online
24/05/2010 - 13h29 (Elisangela Teixeira - Da Redação Multimídia)
Cachoeiro de Itapemirim iniciou os preparativos para a 30ª Feira Internacional do Mármore e Granito. A expectativa é que o número de expositores cresça cerca de 20%, em relação a 2009. De acordo com a diretora da empresa realizadora da feira, Cecília Milaneze, entre os participantes deste ano estão empresas da China, Espanha, Bahia e Ceará, que virão à feira pela primeira vez.
"Ano passado foram 180 expositores. Em 2010 já alcançamos esta quantidade e esperamos superá-la com a proximidade da feira. O clima é extremamente positivo, pois temos dados para acreditar na retomada do setor de rochas ornamentais após a crise do ano passado", aposta a diretora.
Um dos fatores mais contundentes para a retomada dos investimentos do segmento vem do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Segundo o presidente da agência, José Antônio Buffon, o ritmo de operações de crédito para o setor de rochas ornamentais indica que de janeiro até o dia 10 de maio deste ano, foram aprovadas nove operações de crédito para empresas do setor, contra apenas uma no mesmo período de 2009.
"Essas operações são de empreendimentos que somam R$ 3,1 milhões, valor 302% superior aos R$ 771 mil das operações de crédito aprovadas de janeiro ao início de maio de 2009". Na avaliação do presidente do Bandes, as empresas que conseguiram vencer a crise agora estão empenhadas em investir na modernização e na redução de custos.
Outra novidade será a viabilização da participação de pequenas empresas. Por meio de uma parceria com o Sebrae, empresas sem grandes condições de expor seus produtos na feira, terão um espaço reservado a elas. "Ainda estamos em fase de negociação, mas teremos uma área para privilegiar os pequenos empresários, tão importantes para movimentação do mercado interno, público alvo da feira de Cachoeiro", explica Cecília.
A Feira do Mármore de Cachoeiro será realizada entre 24 e 27 de agosto e a organização espera que cerca de 15 pessoas circulem pelos pavilhões do evento durante os quatro dias. Além dos stands, os visitantes poderão participar de palestras, oficinas, visitas técnicas e promoções relacionadas ao segmento de rochas.
Comissão
Na primeira reunião realizada em Cachoeiro para discutir os detalhes da feira deste ano, foi criada uma comissão para agilizar as propostas de melhorias no estacionamento do Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, local do evento. Bem como outras medidas relacionadas ao trânsito, segurança, limpeza, recepção dos expositores e visitantes. Ela é formada por membros da prefeitura do município, entidades como Cetemag e Sindirochas, Aceps, Associação Comercial e Milanez e Milaneze.
De acordo com o presidente do Sindirochas, Emic Costa, o trabalho desta comissão será importante para preparar a cidade para receber o público que costuma visitar feiras no mundo inteiro. "É preciso garantir uma receptividade excelente nos hotéis, bares, restaurantes, táxis e outros serviços. Inclusive, em outros idiomas", alerta.
Outros setores também se preparam
O clima de otimismo também toma conta de outros setores do município. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Ricardo Coelho, as reservas em hotéis da cidade estão quase esgotadas. "O que nos direciona a acreditar na grande quantidade de visitantes", diz.
Por isso a cidade realizará cursos de capacitação para bares, restaurantes, hotéis, táxis e funcionários que trabalham direta ou indiretamente na feira, a fim de promover a qualificação dos prestadores de serviço.
Ricardo assinala também que a vocação da feira do mármore, em Cachoeiro é voltada para o mercado interno, sobretudo, na área de máquinas, abrasivos, equipamentos e insumos, que corresponde a 46% do mercado da região.
"Os outros 43% são da área de beneficiamento e extração. Nosso público é distinto da feira de Vitória. Se lá eles estão voltados para o mercado externo, aqui estamos nos ajustando de acordo com a demanda local".