terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ministro Fernando Pimentel abre Feira do Mármore em Cachoeiro

Abaixo, matéria extraída do site da Prefeitura de Cachoeiro

Publicada em 19 de agosto de 2013
A Cachoeiro Stone Fair começa nesta terça (20), no Parque de Exposições, bairro Aeroporto 

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , Fernando Pimentel, participa nesta terça-feira (20), às 17h, da abertura da 36ª edição da Feira Internacional do Mármore e do Granito de Cachoeiro de Itapemirim. Pimentel abre oficialmente o evento ao lado do governador Renato Casagrande e do prefeito Carlos Casteglione.
Com 220 expositores, 40 deles estrangeiros, esta edição já é considerada pelos organizadores a maior realizada na cidade nos últimos cinco anos. A feira segue até sexta-feira (23), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto.
“Esse é um evento de enorme importância para a economia do município. Somente na parte de montagem e desmontagem da estrutura, estima-se que sejam movimentados cerca de R$ 10 milhões, no período de duas semanas antes até uma semana depois da feira, dentro e fora do Parque de Exposições", destaca Casteglione.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, a movimentação financeira inclui a prestação de serviços, como montagem de estandes, serviços de decoração, aluguel de veículos, hotelaria e restaurantes. "Isso sem contar os negócios gerados durante e após o evento. E a maioria desse investimento fica em Cachoeiro”, ressalta.
A prefeitura contará com um estande no local da Cachoeiro Stone Fair, onde serão divulgadas ações realizadas, entre elas pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, como os Telecentros Comunitários, que ofereceram quase 400 vagas somente neste semestre, e os cursos para ensinar aos deficientes visuais a utilização do computador com o auxílio da ferramenta DosVox, de comando de voz. O próximo curso começa sexta-feira (23), para oito alunos, no Museu de Ciência e Tecnologia, localizado na rua Moreira, bairro Independência.

Sinalização e estrutura recebem melhorias

Por meio das Secretarias Municipais de Obras, de Serviços Urbanos, de Agricultura e Abastecimento, de Interior e de Desenvolvimento Econômico, a prefeitura promove serviços de melhoria em infraestrutura necessários à Cachoeiro Stone Fair.
Como as localidades de São Joaquim, Córrego do Óleo e Morro Grande recebem especialmente durante a feira muitas visitas para fomento dos negócios, com empresários de diversos países, as estradas de acesso recebem melhorias, com serviços de patrolamento e ensaibramento.
Na cidade também foi instalada sinalização para indicar o trajeto ao Parque de Exposições, onde foram também executados serviços de manutenção e melhoria. E o Aeroporto Municipal passou por uma limpeza geral.
Os profissionais que lidam diretamente com os turistas e visitantes receberam qualificação gratuita, oferecida recentemente pela prefeitura, com cursos para camareiras, garçons e para excelência no atendimento ao turista.

Giro Gastronômico garante visibilidade à culinária de Cachoeiro

Mais uma edição do Giro Gastronômico é organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, durante a Feira do Mármore, com objetivo de incentivar o turismo. Os estabelecimentos participantes preparam receitas diferenciadas com nomes de rochas ornamentais. As iguarias poderão ser apreciadas pelo público até o dia 25 deste mês.
O objetivo do Giro é garantir visibilidade à variada oferta da culinária do município e mais um atrativo turístico nesse período em que a cidade recebe milhares de visitantes, em função da feira.