segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Resultados da Cachoeiro Stone Fair aumentam otimismo do setor

Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze

Publicada em 29/08/2014 - 22:55

Os negócios e contatos realizados durante a Cachoeiro Stone Fair 2014 animaram os representantes do setor de rochas ornamentais, o que elevou o clima de otimismo para os próximos meses e início de 2015. Esta edição contou com uma grande participação dos representantes do setor de máquinas e equipamentos e também apresentou bastante novidade em pedras. Um verdadeiro showroom em ambos os segmentos.
A visitação de mais de 25 mil pessoas de 700 cidades de todos os Estados brasileiros mostrou o grande interesse do mercado nacional nas novidades apresentadas na feira. A maior parte dos participantes foi da região Sudeste, mas também com grande presença de Estados do Sul e Centro Oeste. O público estrangeiro veio de 17 países.
No estande da Guidoni a avaliação foi positiva em função das muitas visitas de parceiros comerciais de vários Estados do país. “A nossa presença na Cachoeiro Stone Fair é imprescindível e fazemos um trabalho muito importante durante o evento, que vai além das negociações em si, e estreita a relação de confiança com os clientes”, comenta Rafael Delogo, executivo de marketing e comunicação da Guidoni.
Por ser um ano atípico - com o Brasil como sede da Copa e processo eleitoral em andamento -, a postura de muitos empresários foi de cautela, mas os resultados dos eventos superam as expectativas. 
Para o presidente do Sindirochas, Samuel Mendonça, o período é de recuperação. “Passamos por uma fase meio estagnada, mas agora estamos retomando o aquecimento do setor”, analisa Samuel e aponta boas perspectivas para 2015.
O representante da empresa Norte Americana CBS Exotic Stones, Guthierrys D. Ferreira, está na sua terceira visita ao evento e disse que ficou satisfeito com os resultados de seus contatos nos anos anteriores, e disse que esse ano ampliou ainda mais seu network.
Para o diretor comercial da Ecotools, Téo Brandão, a cada ano a feira consolida sua importância para empresários do setor. “Participamos de todas as feiras do setor. Estamos sempre presentes em Cachoeiro e Vitória e sabemos que são eventos muito singulares, ícones no cenário mundial”, disse.
A diretora da Milanez&Milaneze, empresa realizadora do evento, Cecília Milanez, afirma que a feira continua um importante recurso para o desenvolvimento do setor. “A feira é uma vitrine de materiais e tem cumprido o seu propósito. A cada ano o evento apresenta mais inovação, tecnologia de ponta, lançamentos e oportunidades para fechar bons negócios, com o que há de melhor no mercado”, conclui Cecília Milanez.

Dos Clássicos aos Exóticos

Abaixo, matéria extraída do site Aqui ES

30.08.2014 - Redação



Mármores exóticos expostos na Cachoeiro Stone Fair mostram que o mercado brasileiro de rochas de ornamentais continua inovando. Esses materiais que estão chamando atenção pela beleza e raridade até bem pouco tempo eram dinamitados e viram pó industrial.
No stand da Rangel, dois tipos de mármores exóticos encontrados recente estão expostos. Renato Rangel explica que é muito raro achar esse tipo de material com diferentes tonalidades.
“Como sempre conseguíamos muito pouca quantidade do material que por isso era descartado, mas agora tem tido grande aproveitamento decorativo por serem chapas com desenhos únicos”, avalia o empresário.
E se os granitos exóticos encantam arquitetos, decoradores e designers pela exclusividade, os mármores com movimentações são muito mais raros e, de acordo com Renato Rangel, podem acontecer apenas em um veio de uma pedreira, enquanto alguns granitos chegam a 100 ou 200 metros de um tipo, o que já é bem pouco.
Outra empresa que exibe um exemplar de mármore exótico na feira é a Mineração Capixaba. O representante financeiro da empresa, Jorge de Backer, explica que os mármores exóticos são muito caros, mas muitos arquitetos estão utilizando em detalhes de projetos.
“É difícil acreditar que até uns dois ou três anos atrás, esses materiais eram dinamitados porque não serviam para nada”, lembra Jorge.
Muita demanda também para clássicos, os tipos bem brancos e regulares que são a opção para os ambientes mais “cleans”. Apaixonados pelos coloridos granitos exóticos brasileiros, os americanos também estão aderindo a algumas tendências das cores mais claras, inclusive em suas cozinhas e ilhas com bancadas, onde é grande o consumo dos materiais brasileiros.