quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Brasil e Espanha fecham acordo para setor de rochas

Extraído do site Terra Brasil

O Centro Tecnológico Andaluz de la Piedra (CTAP), situado em Macael (Almería, sudeste da Espanha), e o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (CETEMAG) do Brasil assinaram nesta quarta-feira um convênio de colaboração com o objetivo de favorecer o desenvolvimento econômico das empresas do setor de ambos os países.

O convênio, assinado nesta quarta-feira na Feira Internacional da Pedra da cidade de Vitória (Espírito Santo) estabelece um marco de colaboração a curto e longo prazo, informaram as entidades em comunicado conjunto.

A assinatura do acordo foi apadrinhada pelo governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

A curto prazo, o marco de colaboração se centrará no âmbito de "capacitação, produção e eficiência produtiva", com a intenção de impulsionar o desenvolvimento das empresas do setor da pedra dos dois países.

CTAP e CETEMAG acordaram a criação de uma equipe de trabalho para desenvolver ações conjuntas orientadas para a melhora do posicionamento da indústria de pedra ornamental dos países, com atenção especial à transferência de conhecimento, e com o objetivo de "transformar a indústria em referências de inovação aplicada em nível mundial".

Segundo o presidente do CTAP, Antonio Pastor, se trata do "maior contrato de transferência de tecnologia internacional" feito pelo centro.

O convênio, acrescentou, representa "uma oportunidade de valor ainda incalculável para posicionar a Andaluzia como um dos maiores provedores de conhecimento e tecnologia do setor da pedra em nível internacional".

O CTAP avalia o "Brasil como uma das potências econômicas da América Latina e do mundo", dados "seus números e previsões de crescimento para os próximos anos".

A força do setor industrial, com um crescimento anual de 6,3%, o crescimento contínuo do setor da construção, o aumento das importações durante 2010, assim como a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, "são apenas alguns exemplos de sua consolidação como uma das maiores potências econômicas e como um mercado cheio de possibilidades para o setor da pedra de Andaluzia e sua indústria", destacou.