terça-feira, 12 de junho de 2012

Empresa capixaba participa da reforma do Maracanã para Copa do Mundo


 Extraído do site do Jornal ESHoje
Máquinas utilizadas no setor de rochas ornamentais serviram para desmonte das arquibancadas e pilares de sustentação do estádio para o evento em 2014
Técnica muita utilizada em projetos nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a tecnologia de corte de concreto com fio diamantado foi o pontapé para a participação da empresa capixaba Comercial Guidoni, de São Gabriel da Palha, nas obras de reforma do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a Copa do Mundo de 2014.
Com 15 anos de atuação no mercado de rochas ornamentais, a empresa do Espírito Santo forneceu as máquinas de fio diamantado, que foram adaptadas para o setor da construção civil, visando a execução do desmonte das arquibancadas, cobertura e pilares de sustentação do tradicional estádio do Brasil.
“Cedemos para o cliente o know how necessário para a utilização dessa tecnologia. A forma de montagem dos cortes é muito diferente da que usamos nas frentes de extração de rochas ornamentais e o fio utilizado também é especialmente produzido para esse tipo de serviço”, explicou o diretor-comercial da empresa, Marcos Pinto, ao ressaltar que foram utilizadas quatro máquinas de 20 cv e uma de 50 cv.
Ele destacou que os equipamentos usados serão expostos na Cachoeiro Stone Fair 2012, tradicional feira do setor de rochas ornamentais, que reunirá cerca de 200 expositores, no final de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. “Iremos também apresentar outros equipamentos que originalmente eram utilizados no setor de construção civil e agora são aplicados no segmento de rochas”, destacou.
Ao fornecer o conhecimento e os equipamentos para a reforma do Maracanã, cuja inauguração está prevista para fevereiro de 2013, a Comercial Guidoni passou a atuar em outros projetos, como a duplicação do Contorno de Vitória, alargamento de avenidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Bauru e o  desmanche de rochas para a construção de um shopping Center no Rio.
Na opinião do diretor, os setores de rochas ornamentais e construção civil utilizam de tecnologias semelhantes e, em um futuro próximo, a troca desses conhecimentos poderá resultar em melhoria na produtividade e, consequentemente, na diminuição de custos para as empresas atuantes nos dois segmentos.
“Senti muito orgulho em atuar nas obras de reforma do Maracanã. Assim que o estádio for reinaugurado, todo o setor de rochas ornamentais estará diretamente representado, pois partiu de nosso segmento a tecnologia utilizada nos trabalhos. Não teremos como ajudar a seleção a ganhar o título, mas certamente teremos participação destacada no sucesso do evento”, disse Marcos Pinto.