quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Governador Renato Casagrande, abre oficialmente a Cachoeiro Stone Fair

Extraído do Portal Leia

23.8.2011 - Redação

A previsão é que o evento atraia um público de mais de 24 mil visitantes

O governador Renato Casagrande e o vice-governador Givaldo Vieira participaram, na tarde desta terça-feira (23), da abertura oficial da Cachoeiro Stone Fair 2011 – Feira de Mármore e de Granito, realizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

A Cachoeiro Stone Fair, que vai até esta sexta-feira (26), é um dos principais eventos do setor para quem busca novas tecnologias, soluções e oportunidades para o mercado de rochas ornamentais. Ao todo, a Feira tem 32 mil metros quadrados de área onde 220 expositores de 12 estados brasileiros apresentam as principais novidades em rochas ornamentais.

A previsão é que o evento atraia um público de mais de 24 mil visitantes, interessados em ver de perto as empresas dedicadas à extração, beneficiamento e comercialização de pedras na cidade, considerada a capital do mármore no Brasil.

Durante a abertura, o governador Renato Casagrande destacou que o setor é responsável pela interiorizacão do desenvolvimento, uma das prioridades de Governo. “É uma cadeia produtiva que gera oportunidades, tanto para os negócios quanto para a população capixaba, o que também vai ao encontro de outra de nossas prioridades, que é a melhoria da qualidade de vida dos capixabas. E basta observar o sucesso da Feira, que chega à sua 32ª edição, maior, mais forte e com presença maciça de expositores", destacou o governador.

O segmento de rochas ornamentais é destaque na economia capixaba, respondendo por cerca de 7% do PIB estadual e pela geração de aproximadamente 130 mil empregos (20 mil diretos e 110 mil indiretos).

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne, o mercado interno brasileiro de rochas está aquecido, o que torna a Feira ainda mais interessante para expositores e visitantes. “Sem esquecer os negócios no mercado externo, este ano é possível perceber um aquecimento no mercado interno e, portanto, isso deverá refletir em bons negócios”, destacou.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, o setor capixaba representa cerca de 60% das exportações brasileiras de rochas. “Isso mostra a dimensão de sua importância. Espero que a Feira gere bons negócios para os empresários e desenvolvimento para o Espirito Santo”.

Para o representante do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Junior, o segmento tem colaborado para a geração de emprego e renda, reforçando o desenvolvimento regional e mostrando que a mineração pode evoluir de forma sustentável. “As feiras de rochas do Espírito Santo, tanto em Vitória como em Cachoeiro, agregam valor para todo o setor de rochas brasileiro, e isso é fundamental”.

O setor de rochas no ES

Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentas são realizados no Espírito Santo. O Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas, apresentando grande potencial geológico, desenvolvido por meio de investimentos em pesquisas, tecnologias de extração e beneficiamento.

Graças a esses investimentos, o setor de rochas ornamentais gera emprego e renda para 130 mil capixabas (20 mil postos diretos de trabalho e 110 mil indiretos). O Espírito Santo possui cerca de 900 teares em operação, o que representa em torno de 57% dos teares instalados no Brasil.

Por ano são extraídos mais de 800 mil metros cúbicos de rochas no Estado, onde o segmento é formado por dois núcleos centrais onde estão localizadas a maioria das empresas extratoras e beneficiadoras de mármore e granito. O primeiro núcleo se localiza em torno do Polo Cachoeiro, no Sul, e o segundo é localizado na região Noroeste, em torno dos municípios de Nova Venécia e Barra de São Francisco.

Destaques do ES no setor
- 50% da produção de todo o mercado nacional.
- 65% das exportações brasileiras.
- Maior produtor, processador e exportador do Brasil.
- 1,5 milhão de toneladas de blocos e chapas exportadas.
- Maior reserva de mármore do país.
- 130 mil empregos diretos e indiretos.
- 800 mil metros cúbicos de rochas extraídas anualmente.

Serviço
Cachoeiro Stone Fair 2011
23 a 26 de agosto de 2011
13h às 20h (acesso até as 19h)
Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa
Rodovia Cachoeiro x Muqui, KM 01 – Aeroporto, Cachoeiro de Itapemirim-ES