quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sindirochas publica nota contra exoneração no DNPM

Extraído do site da Revista Inforochas

A exoneração de Olívia Tirello como chefe do 20º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) causou apreensão no setor de rochas ornamentais, de acordo com nota de desagravo publicada pelo Sindirochas. Confira a nota na íntegra:
Nota de desagravo
O Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo vive momento de grande apreensão, com a exoneração da chefe do 20º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) do Espírito Santo, Sra. Olívia Tirello, ocorrida no dia 6 de abril de 2009.
É de conhecimento público o caos vigente neste Distrito, nos últimos anos, decorrente da omissão e descaso de sua Direção Geral com o Espírito Santo, que é líder na produção, processamento e exportação de rochas ornamentais e possui as maiores reservas de mármores e granitos do Brasil, gerando elevada demanda de processos de única e exclusiva competência de decisão centralizada no DNPM.
Registre-se que a nomeação da Sra. Olívia Tirello teve o apoio de toda bancada federal do Espírito Santo. E que sua gestão junto ao 20º Distrito sempre foi pautada pela dedicação e competência, em estrita obediência aos princípios constitucionais da Administração Pública, o que estava contribuindo para o resgate do prestígio deste importante órgão fomentador da mineração no Estado, apesar de sua conhecida e crônica deficiência de quadro técnico compatível com a demanda existente.
Esta exoneração intempestiva é mais um exemplo de situações inexplicáveis, ou óbvias demais, que vêm ocorrendo em nosso País. Decisões adotadas, contradizendo compromissos construídos no mais elevado espírito democrático, mediante discussão com os segmentos econômicos geradores de riquezas e fomentadores da distribuição de renda.
Ante o exposto, o Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo vem a público declarar sua indignação com esta decisão da Direção Geral do DNPM, que demonstra total descaso com a incapacidade de atuação deste Distrito, pela ausência de estrutura adequada, assim como, absoluta insensibilidade com as ações saneadoras que poderiam ser implementadas, não podendo, em hipótese alguma, negar desconhecimento desses fatos, pois, eles vêm sendo informados com frequência e insistência pelo SINDIROCHAS.
Encerra-se neste momento nossa esperança de que este Distrito do DNPM tenha uma gestão técnica capaz de atender à demanda deste importante setor para a economia capixaba e brasileira.
Sindirochas

Equipamento 2 em 1

Extraído do site da Revista Inforochas

A Stone Machine, ditribuidora da marca italiana CO.ME.S., lançou o Mix, um equipamento 2 em 1 que tira os desníveis da chapa de mármore e também faz o polimento. Trata-se de uma junção de dois aparelhos, o cabeçote de polimento e o de levigação.
A novidade apresentada pela empresa de Cachoeiro de Itapemirim, veio impulsionar ainda mais o processo de produção do setor de rochas ornamentais. Com o Mix, que é acoplado à máquina de polimento, é possível aumentar a produção utilizando uma quantidade menor de abrasivos.

Debates para solucionar problemas na jornada de trabalho

Extraído do site da Revista Inforochas

O Sindirochas retomou os Encontros de Atualização em Práticas Trabalhistas – Enaprat. O tema em debate este ano será “Solucionando Problemas com Jornada de Trabalho” e a novidade é que em 2009 os eventos serão realizados também em Vitória.
As palestras, ministradas pelo assessor jurídico do Sindirochas, Henrique Nelson Ferreira, são realizadas a cada dois meses em cada um dos cinco escritórios do Sindicato no Estado e têm como público-alvo os profissionais que atuam na área trabalhista do setor de rochas ornamentais.
Os próximos encontros estão marcados para os dias 20 de abril, em Vitória, e dia 22, em Cachoeiro de Itapemirim. Os encontros começaram em fevereiro e vão até dezembro, em diversos municípios capixabas.
Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (28) 3522-2414, ou pelo e-mail hnelsonferreira@uol.com.br