terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sinal verde para aterro da Aserfra

Extraído da Revista Inforochas

Uma vitória conquistada após três anos de luta e muito empenho do Sindirochas e de empresas do setor. O Iema expediu, no dia 11 de janeiro, a Licença de Operação-LO- GCA/ SLM/nº 06/2011, que autorizou a Associação de Empresas de Rochas do Frade (Aserfra) a exercer a atividade de aterro industrial para lama do beneficiamento de rochas ornamentais-LBRO, em empreendimento localizado às margens da BR-101, no km 39, Itapecoá, município de Itapemirim, Sul do Estado.
A Aserfra é constituída pela associação de 10 empresas da região: Bayergran Granitos do Brasil Ltda, CM Granitos e Mármores Ltda, Famagram-Fachim Mármores e Granitos Ltda, Granita-Granitos Itabira Ltda, Mameri Rochas Ltda, MM-2 Granitos e Mármores Ltda, Pazigran-Pazini Granitos e Mármores, Unimagral-União Mármores e Granitos Ltda, Vigui Granitos Ltda e, Wingramar Granitos e Mármores Ltda.
Além da LBRO – nome para o que antes era chamado de lama abrasiva – produzida pelas empresas associadas, o aterro receberá resíduos gerados por várias outras empresas da região autorizadas pelo Iema.
É intenção dos associados, que na área útil da Aserfra, seja construído um espaço destinado ao desenvolvimento de pesquisas e projetos que visem, definitivamente, definir a LBRO como um subproduto para aplicação em diversas atividades constituindo-a numa jazida artificial.
O setor mais uma vez demonstra sua preocupação para com o meio ambiente e aproveita a oportunidade para agradecer os técnicos da SLM/Iema pelo zelo e atenção que dedicaram ao projeto.
A área do aterro fica em Itapecoá, no município de Itapemirim, às margens da BR-101. Local também vai abrigar sede administrativa da associação, a ser construída em breve
Empreendimento terá estrutura completa
Com base no projeto idealizado, o aterro da Aserfra, presidida pelo empresário Samuel Mendonça, da associada MM-2 Mármores e Granitos, também contará com balança, cabine de comando, apoio para motorista, pátio de manobras e estacionamento.
A sede administrativa, que deverá ficar ser construída em alguns meses, terá auditório, consultório, sala de reuniões, copa, banheiros além de um espaço destinado ao desenvolvimento de pesquisas e projetos.
O aterro deve começar as suas atividades em breve “As empresas também precisam registrar os veículos que entrarão no aterro transportando o material”; afirmou o empresário Áureo Mameri, da Mameri Rochas, que faz parte da associação.
A balança está sendo contruída e todo o material pesado vai receber um tíquete, comprovando que as empresas responsáveis estão lançado seus rejeitos na área. Mameri ressaltou que o empreendimento não foi idealizado para reduzir custos, mas sim para promover uma adequação à legislação.
“O aterro representa um investimento elevado. Estamos fazendo um projeto com grande capacidade, para que dure por muito tempo. Não adianta fazermos em áreas pequenas, isso não compensa. É melhor criar associações, como fizemos”.
Além das empresas da região, há a possibilidade de que seja firmada parceria com mais 10, de Mimoso do Sul, e de outras do entorno.

Vitória Stone Fair 2011 é aberta nesta terça-feira (15)

Extraído do site Gazeta Online
Atualizado em 15/02/2011 - 09h05 - TV Gazeta

Com a previsão de atrair até 25 mil visitantes até a próxima sexta-feira (18), a feira será aberta pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), a partir das 16h30

Estrutura do evento conta com 32 geradores de energia com capacidade de até 12.000kWs. Com isso, não há risco de Edison Lobão ficar às escuras. Evento segue até a próxima sexta-feira.

Vídeo - abra o link abaixo:

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/02/773507-vitoria+stone+fair+2011+e+aberta+nesta+terca+feira+15.html