sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Nova alternativa para transporte de blocos

Extraído do site da Revista Inforochas

A necessidade de adequação das empresas às novas normas para o transporte de rochas, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), levou a Rochaz a desenvolver um equipamento para solucionar o problema das transportadoras.
A empresa acaba de lançar no mercado o sistema de trava-blocos, um suporte desmontável que faz com que a carga fique presa ao veículo, auxiliando na redução do índice de acidentes com tombamento de blocos.
Desenvolvido por Antônio France, um dos fundadores da Rochaz, o equipamento faz com que a carga fique presa à carreta por quatro travas laterais e duas frontais, todas com 500mm de altura por 150mm de largura, que, parafusadas ao veículo, podem ser retiradas após o uso.
Uma corrente de grau oito e que suporta 10 toneladas também compõe o kit, necessário para garantir a segurança do carregamento. O modelo foi aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
“É um serviço simples. O que fizemos foi aperfeiçoar. O sistema exigido pelo Contran era fixo. A inovação que estamos propondo é que ele seja desmontável”, explicou France.
Segundo ele, a procura pelo novo equipamento tem sido tão grande que a Rochaz está tentando encontrar alternativas para atender à alta demanda. “Temos vários clientes aguardando”, afirmou.
A Rochaz trabalha com a instalação do kit – composto por seis trava-blocos, quatro trava-gatos, 25 metros de corrente e quatro manilhas de ½ polegada – em um único dia.
O cumprimento das instalações veiculares é apenas uma das exigências da resolução 264/2007 do Contran. Compõem o quadro de medidas para redução de acidentes, também, a capacitação dos condutores, com prazo de adequação de 12 meses, e a adaptação das carrocerias dos caminhões – prazo limite de 18 meses. As medidas entram em vigor a contar da aprovação da norma, de janeiro deste ano.
“Esperamos que essa nova lei signifique maior conscientização por parte dos motoristas, para que pensem duas vezes antes de correr ou dirigir de forma insegura na estrada”, disse Antônio France.
Saiba mais
– A nova regulamentação para fixação de cargas, estabelecida pelo Contran, entrou em vigor em 4 de julho. Mas, ainda hoje, muitos veículos não se adequaram às exigências. Em todo o Espírito Santo, são quase 500 carretas irregulares.
– Mesmo após seis meses de aprovação, a resolução 264/2007, que exige a instalação de um sistema de travas no veículo que transporta rochas, não é bem aceita pelas empresas transportadoras.
– Além do alto custo, a adequação faz com que, uma vez atendendo às normas, o veículo fique impossibilitado de fazer qualquer outro carregamento.

Como ter práticas comerciais bem-sucedidas com os EUA

Extraído do site da Revista Inforochas

Aproximadamente 70% das exportações brasileiras de rochas ornamentais têm como destino os Estados Unidos. Diante desse quadro, é fundamental que as empresas busquem práticas comerciais bem-sucedidas com os americanos, evitando a possibilidade de inadimplência ou atrasos nos pagamentos.
Durante workshop promovido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), o advogado Marcus Kimminau Soares mostrou aos associados da entidade o universo das leis americanas para a formulação de contratos de compra e venda eficientes.
O evento foi realizado no dia 30 de julho, no auditório da MSC, em Vila Velha. “Se você quer atuar de forma permanente no mercado americano, tem que conhecê-lo para se posicionar melhor”, aconselhou.
Na oportunidade, o especialista mostrou algumas estratégias de negociação e modelos de acordos que devem ser utilizados, além de análise de riscos, passando pelas possibilidades de penhora e garantias e política de cobrança até a possibilidade de abertura de uma empresa no exterior.
De acordo com Soares, o primeiro passo para se obter sucesso nas relações comerciais é buscar informação de qualidade sobre o futuro cliente.
“As empresas devem aprender a analisar o risco natural de cada venda e fazer contratos mais seguros, nos quais o cliente deve provar que tem capacidade de pagamento para receber a mercadoria, política que muitos ainda têm dificuldade em aplicar”, destacou o advogado.
Garantia
Em sua apresentação, Soares ainda alertou os empresários presentes sobre o histórico de venda a prazo sem garantias e contratos fechados sem as devidas precauções, que foram os principais responsáveis pelo aumento do número de atrasos em pagamentos, casos de inadimplência e processos de falência cada vez mais freqüentes entre os compradores americanos.
“Se todos forem mais rígidos na analise de crédito e na venda e, conseqüentemente, na cobrança, o importador americano verá também que o grupo está se profissionalizando e que está acontecendo um amadurecimento do setor”, frisou. Ainda segundo Soares, caso o empresário não alcance o sucesso esperado com os americanos, a procura de novos clientes em outros países é algo a ser sempre considerado. “Além disso, em novos mercados é mais fácil começar com diferentes modalidades de venda/garantia”, ressaltou.

Tecno-Ita lança filtro prensa compacto

Extraído do site da Revista Inforochas

O reaproveitamento da água e a destinação correta dos resíduos é ainda uma das questões que mais chamam a atenção das indústrias de rochas ornamentais, que precisam se legalizar perante os Órgãos Ambientais.
Pensando nisto, a Tecno-Ita, empresa de Cachoeiro de Itapemirim especializada no desenvolvimento de tecnologias para o setor, criou um sistema compacto voltado para as pequenas empresas do segmento do mármore e granito.
Trata-se do SISA-ROT, um filtro prensa de menor porte, que funciona por meio de vácuo, que junto com os elementos filtrantes exclusivos, separa a água presente na lama abrasiva deixando a parte sólida com umidade inferior a 30% ou ainda menor, dependendo da regulagem.
De acordo com o empresário Sérgio Pedrosa, o sistema é automático, dispensando o operador e a utilização de Tanque de Decantação, Batedor de Lama, Dosador de Floculante, Floculante e Bombas de Pressurização de lama abrasiva, permitindo que a lama produzida pelo tear seja enviada diretamente ao equipamento.
“Outras vantagem do equipamento são a alta durabilidade dos tecidos filtrantes, que ganham vida útil superior a 12 meses e também o baixo consumo de energia, oferecendo uma melhor relação custo benefício para o pequeno empresário”, explica.
O novo sistema foi apresentado na 26ª Cachoeiro Stone Fair, onde a Tecno-Ita também expôs outros produtos de destaque, como o SISA (Sistema Integrado de Separação de Água) tradicional e a Vídeo Sonda (Endoscópio Industrial para a Inspeção e estudos de Petrografia e Estruturas Geológicas).
Contato:
(28) 3517-8700
vendas@tecnoita.com.br ou tecnoita@cachoeiro.com.br

Segurança e tranqüilidade em caso de acidente

Extraído do site da Revista Inforochas

Garantir saúde para os trabalhadores é motivo de tranqüilidade para as empresas. Por isso um número crescente de organizações do segmento de rochas ornamentais oferece aos seus funcionários o “Proteção no Trabalho – AT”, produto por meio do qual a Unimed Sul Capixaba garante atendimento médico-hospitalar para os procedimentos relacionados ao acidente de trabalho e de percurso.
Há três meses, a Decolores Mármores e Granitos contratou o serviço e o disponibiliza a todos os membros de seu quadro funcional. “A Decolores é uma empresa que visa qualidade de vida para o colaborador. Como o AT é uma extensão da qualidade e do conforto do atendimento Unimed, optamos por contratá-lo”, afirma Eliandre Thouzo, gerente administrativa da empresa.
Nos últimos anos, a Decolores tem investido em treinamentos preventivos de acidentes, e a adesão ao AT veio complementar sua política de segurança. “Acreditamos que o acidente não tem hora nem local, e que todos estão expostos a isso. Por isso, contratamos o serviço para todos os nossos colaboradores. Confiamos que esse seja o caminho”, conclui a gerente.
Eliandre conta que, recentemente, a empresa precisou acionar a assistência da Unimed, tendo sido prontamente atendida. “Infelizmente, tivemos um acidente no último mês, mas não foi grave. E fomos atendidos com a qualidade e conforto do Hospital Unimed”, explica.
Histórico do AT
A Unimed lançou o “Proteção no Trabalho – AT” durante a Cachoeiro de Itapemirim Stone Fair de 2005. O produto foi criado a partir da solicitação de empresas que já mantinham contrato com a cooperativa, interessadas em oferecer o mesmo nível de assistência médica aos seus funcionários nesse segmento. À época, a Unimed e o Sindirochas assinaram o contrato que garante às empresas filiadas ao sindicato condições especiais de acesso à cobertura.
Para o presidente da Unimed Sul Capixaba, Newton Garcia, ao disponibilizar o AT às empresas do setor de rocha, a operadora de planos de saúde desenvolve um trabalho de grande importância. “Há três anos estamos contribuindo para minimizar uma das grandes preocupações dos empresários e trabalhadores, que é a garantia de atendimento de qualidade em caso de acidente”, declara.
Dirigido à saúde do trabalhador, o Proteção no Trabalho inclui ainda outros produtos, como o Saúde Ocupacional, com o qual as empresas têm coberturas para o gerenciamento completo dos riscos associados ao trabalho. Consiste na prestação de atendimento médico ocupacional e elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Laudos Técnicos das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) e Perfil Profissiográfico Profissional (PPP). São produtos que atendem às exigências do mercado e da legislação.
1º lugar no Recall
A Unimed Sul Capixaba foi, pela sétima vez consecutiva, a marca de plano de saúde mais lembrada pelos cachoeirenses. De acordo com a pesquisa Recall realizada pelo Instituto Futura, para o “Prêmio Gazeta Empresarial Cachoeiro 2008”, o nome da cooperativa foi mencionado por 80% dos entrevistados. O segundo lugar foi citado por 7% dos consumidores interpelados. O resultado foi divulgado no dia 10 de julho.
“O levantamento de lembranças de marcas permite às empresas dimensionar o quanto estão presentes na vida das pessoas, bem como medir a satisfação dos públicos com os quais, de alguma forma, se relacionam. Mantendo-se na primeira colocação há sete anos, a Unimed ratifica sua condição de operadora de planos de saúde bem conceituada, o que, claro, é resultado de muito trabalho e reflexo da qualidade dos serviços que prestamos”, declara o presidente da Unimed, Newton Garcia.
Contatos:
UV Corretora - (28)3200-5500 - comercialuvcorretora@gmail.com
Vendas Unimed - (28)2101-6223/6206 - vendas@unimedci.com.br