sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Hartung: licença sai e Litorânea-Sul começará a ser construída

Extraído do site Folha Vitória

A construção da variante ferroviária Litorânea-Sul, que interligará a estrada de ferro Vitória-Minas a Cachoeiro de Itapemirim, passando pela Grande Vitória e pelo Porto de Ubu, em Anchieta, começará nos próximos meses. A garantia é do governador Paulo Hartung (PMDB). Em entrevista a jornalistas da Rede Vitória na manhã desta quinta-feira (9), ele afirmou que a Vale, responsável pela obra, já recebeu Licença de Instalação (LI) do Ibama para dar início aos trabalhos.
Segundo Hartung, o grupo Odebrecht foi contratado para começar as intervenções. "Isso deve acontecer dentro de alguns meses e os investimentos são da ordem de R$ 1,3 bilhão. É muito emprego que vem por aí, especialmente na construção civil", afirmou.
Com uma capacidade de transporte de 13 milhões de toneladas de cargas por ano, a Litorânea-Sul terá 165 quilômetros de extensão. A linha interligará a ferrovia Vitória-Minas ao sul do Estado contemplando os municípios de Viana, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim.
"A crise é problema, mas é oportunidade também", afirmou Hartung, se referindo à instabilidade financeira mundial. "Curiosamente, em plena crise, nós temos notícias extraordinárias em relação ao Estado. A Baosteel anunciou que independente de crise vai em frente com o projeto de Ubu. Numa conversa com diretores da Vale, me comunicaram que receberam a licença do Ibama em relação a Litorânea-Sul e vão construí-la. Os americanos perfuraram no pré-sal capixaba e encontraram petróleo. Então, em meio à crise, estamos andando para frente de forma surpreendente", disse.
Reflexos da crise financeira
Mas, apesar disso, é preciso cautela. Hartung lembra que, por orientação dele, a equipe do governo capixaba anunciou cortes de gastos na semana passada. "Cortamos basicamente investimentos em infra-estrutura. Momentaneamente os adiamos. Preservamos e ampliamos os orçamentos da Educação, Saúde e Segurança Pública. Na prática, estamos adiando uma estrada nova que queríamos fazer, mas não vamos adiar a nova escola, o novo hospital. Se o sinal vier positivo na arrecadação do ano que vem, a gente vem retomando os investimentos", garantiu.
Oportunidade no pós-crise
"O que precisamos agora, durante essa crise, é ter prudência. Se a gente atravessar de forma organizada, do outro lado dessa crise vai se abrir um mundo de oportunidades. O mundo vai precisar de energia e, com o pré-sal, somos grandes provedores. O mundo precisará de alimentos e somos grandes produtores. Temos que nos preservar, mantendo o orçamento equilibrado e as finanças em dia para aproveitarmos as oportunidades que virão", afirmou Hartung sobre a crise financeira que o mundo atravessa.
Banestes: "Incorporação é uma tendência"
A proposta de incorporação do Banestes pelo Banco do Brasil será analisada pelo Governo do Estado ainda neste segundo semestre, apesar da crise. "A proposta foi colocada no sentido de que o Banco do Brasil não diminuiria o número de empregos e de agências. O Banestes tem a rede de maior capilaridade. Evidentemente não nos debruçamos em cima do assunto. Nesse segundo semestre avaliaremos um caminho. Vamos ter que ouvir muitas opiniões e análises antes de tomar essa decisão. Agora, não há como negar: a incorporação é uma tendência. Essa semana mais um banco foi incorporado em Santa Catarina. A Nossa Caixa também está em fase de negociação. O Banco Estadual de Brasília também. É uma tendência. Mas precisamos analisar", disse.