quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Espírito Santo vai contar com Central de Tratamento de resíduos no Sul do Estado

Extraído do site Rede de Comunicação do Governo do ES

Ricardo Ferraço: temos que cuidar do nosso planeta, nossa única casa.
Resolver um problema ambiental e também incentivar o reaproveitamento de material, gerando um ganho econômico para o Sul capixaba. Esse é objetivo do Governo do Estado ao doar uma área em Cachoeiro de Itapemirim para a Associação Ambiental Monte Líbano (AAMOL), a fim de que no local seja construída uma Central de Resíduos provenientes do beneficiamento de mármore e granito, conhecido como lama abrasiva.
A assinatura do termo de doação foi feita pelo vice-governador Ricardo Ferraço, pela secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Abaurre, e pelo presidente da AAMOL, Fabrício Rocha, na manhã desta quarta-feira (03), no Palácio Fonte Grande, em Vitória. A concessão da área foi feita por meio da Secretaria Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que vai o gerenciar os termos da cessão. Também estiveram presentes representantes do setor de rochas ornamentais, do Ministério Público e do Sebrae-ES.
“Estamos muito felizes em poder dar mais um passo na direção de consolidar a parceria entre Governo do Estado e setor privado para garantir a preservação de nossos recursos naturais. Temos uma obrigação ética e constitucional com este tema. Não dá para continuar convivendo com esta situação de degradação sem que lancemos mão dos recursos tecnológicos de aproveitamento de matérias que estão disponíveis. É a partir de experiências locais que vamos somar esforços para contribuir com uma solução global ao desafio do desenvolvimento sustentável”, disse o vice-governador.
Além da destinação adequada a esse material, a Central de Resíduos será também um local de estudos para reaproveitamento da lama abrasiva.

Fazenda Monte Libano, onde será implantada a Central de Tratamento de Resíduos.

Fotos: Assessoria de Comunicação/ Seama-Iema

Segundo Maria da Glória Abaurre, essa ação é fundamental para o meio ambiente, já que dá um destino correto a um material considerado pela legislação ambiental como não inerte, ou seja, que pode causar contaminação no solo e em corpos hídricos. “Além disso, vemos a possibilidade de reaproveitar essa lama, que pode se transformar em insumo para a construção civil, por exemplo”, afirmou a secretária.
Durante a cerimônia, o diretor do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), Fabrício Rocha, garantiu que esse projeto será tratado com a mesma responsabilidade que foi até o momento. Ele informou que a Central deverá estar concluída em até seis meses, após a liberação da licença ambiental.

Central
Na Central de Tratamento de Resíduos, a lama abrasiva será desidratada por meio de filtros-prensa e decantadores. O material será, então, separado em lama sem umidade, e a água.
A lama seca será destinada para uma célula – preparada para armazenar esse material – e a água, retirada desse processo, será devolvida às empresas geradoras para que possa ser reutilizada.
A AAMOL já fez o requerimento ao Iema das licenças Prévia e de Instalação para a implantação da Central, já que um protocolo de intenções para a cessão da área, entre Governo, prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e empresas do setor localizadas no municípioo, já havia sido assinado anteriormente. Além disso, o Iema já havia verificado a viabilidade ambiental da área na Fazenda Monte Líbano. A previsão é que a análise do licenciamento ambiental seja concluída até o final de 2008.


Informações Adicionais:
Assessoria de Imprensa Seama / Iema Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 9972-4492
Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Karyna Amorim / Leo Júnior
(27) 3321-3816 / 9944-1358 karyna@vice.es.gov.br