sexta-feira, 28 de maio de 2010

AAMOL - Obra de Estruturação para a Instalação do Filtro Prensa

Matéria recebida da AAMOL

A AAMOL – Associação Ambiental Monte Líbano – Central de Tratamento de Resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais em Cachoeiro de Itapemirim ES, registrou no último dia 26, o cumprimento de mais uma das etapas da Obra de Estruturação para a Instalação do Filtro Prensa: Conclusão da laje base e laje superior da estrutura na qual o Filtro Prensa será montado.
Com o incentivo da AAMOL, o equipamento foi adquirido por trinta e três (33) empresas associadas, que juntas farão o uso em comum do equipamento. Dessa forma, a lama abrasiva poderá será desidratada, por meio do filtro prensa e decantadores. A lama seca será destinada para célula preparada para armazenar esse material, evitando danos ao meio ambiente.
Assim, as empresas associadas poderão ter seus passivos minimizados, uma vez que os resíduos serão tratados em local específico, para se tornar subprodutos em matérias-primas para outros segmentos da indústria. Nesse sentido, os resíduos serão aproveitados e transformados em um novo produto, como meio-fios, blocos para construção civil e pavimentação.
O objetivo é incentivar e conscientizar o aproveitamento desse material, de forma a encontrar soluções sustentáveis para destinação final dos resíduos do processo de extração e beneficiamento de rochas.
A expectativa é que com a implantação do filtro prensa a AAMOL esteja preparada para além de receber os resíduos, tratá-lo e transformá-lo em um novo produto que seja comercializável: essa é a proposta.