quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cuidados com o mármore decorativo

Extraído do site da Revista Inforochas

Usado desde a antiguidade em obras de arte, o mármore hoje é peça chave na decoração. Uma tendência que, além de linda, é durável, resistente e de fácil manutenção, mas que exige cuidados especiais.
O primeiro passo após a instalação da pedra é a sua impermeabilização. Mas, para isso, não se pode usar produtos caseiros e nem resina, para que os poros não sejam tampados e não brotem cristais na pedra.
Segundo especialistas, o mármore é como uma pele, que precisa ser hidratada, mas que não pode ter seus poros fechados. Ele também precisa “respirar”.
Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço, que pode durar até um ano, dependendo de como for feita a manutenção.
Produtos de limpeza abrasivos, como a água sanitária, saponáceo, lixa e palha de aço devem ser deixados bem longe do mármore. Esses produtos, além de tirar o brilho da pedra, abrem seus poros, onde a sujeira do dia a dia se instala e impossibilita a limpeza.Também é importante manter a pedra seca o máximo de tempo possível.
Outras instruções importantes são: utilizar vassoura de pelo macio diariamente, nunca jogar água ou detergente diretamente sobre o piso e dar preferência aos detergentes com PH neutro diluído em água, torcer o pano molhado até ficar apenas úmido antes de passar sobre o piso e, após isso, secar o piso com um pano macio e limpo e, sempre que possível, encerar a pedra com flanela.
Caso o seu mármore já esteja bastante danificado, ainda pode ser possível uma restauração. Neste processo, é removido todo o rejunte na pedra e é utilizada uma máquina para nivelar o mármore, deixando-o no estado em que foi retirado da natureza para depois polir e dar brilho. Por último, é feito o processo de impermeabilização.
Hoje já existem produtos específicos para a manutenção do mármore que ajudam nessa limpeza. Sem contar que, a beleza e a sofisticação que a peça proporciona à decoração do local compensam o trabalho.