segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cachoeiro Stone Fair: novos negócios para o Brasil

Extraído do site do Jornal ESHoje
A feira, que está em sua 32ª edição, acontecerá entre os dias 23 a 26 de agosto de 2011


Com a presença de mais de 220 expositores, a Cachoeiro Stone Fair 2011 se firma no calendário nacional e consolida a Região Sul do Espírito Santo como o principal polo de beneficiamento de rochas ornamentais do Brasil. A feira, em sua 32ª edição, promete reunir as principais empresas da região, que apresentarão as últimas novidades em rochas ornamentais, insumos e maquinários de última geração.
A diversidade dos expositores combinada à visitação especializada e ao alto poder de decisão resume a receita do sucesso da Cachoeiro Stone Fair, realizada desde 1989, e que neste ano terá uma área total de 32 mil metros quadrados, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne, as expectativas de bons negócios são positivas. "O evento é importante para o desenvolvimento do setor de rochas no Brasil. Sem esquecer os negócios no mercado externo, este ano percebe-se um aquecimento no mercado interno e, portanto, isso deverá refletir em bons negócios na feira".
Com um número recorde de visitantes a cada ano, a Cachoeiro Stone Fair atrai muitos marmoristas e distribuidores de pedras, além daqueles interessados nos denominados bens de capital, como as máquinas pesadas, os teares e as politrizes de última geração. A previsão de público é de 25 mil pessoas, que circularão pelo parque de exposições durante quatro dias de evento.
Cachoeiro de Itapemirim é considerado um dos principais polos de distribuição de chapas do Brasil por conta do grande número de serrarias (pequenas e médias) implantadas na região. A Cachoeiro Stone Fair se torna o ponto alto para o setor de rochas ornamentais, fazendo com que a cidade seja denominada a polarizadora do desenvolvimento da Região Sul do Espírito Santo.
"A nossa expectativa para a feira é muito positiva. É uma importante oportunidade para que as empresas do nosso município possam expor os produtos e fazer contatos profissionais e bons negócios. A feira movimenta o mercado do nosso principal arranjo econômico e isso traz reflexos para a economia como um todo. A prefeitura dá todo apoio à organização da feira em termos de logística, infraestrutura e o espaço para realização do evento", explicou o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione.
"A procura por espaços por novas empresas demonstra a importância da Cachoeiro Stone Fair no calendário nacional. Acompanhando o ritmo do crescimento do setor, as empresas aproveitam a oportunidade para incrementar os negócios, visto que a feira atrai visitantes especializados e com alto poder de decisão, fortalecendo o setor, o mercado e até mesmo desenvolvendo a cidade", ressaltou Cecília Milanez, da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento.
Programação
A Cachoeiro Stone Fair 2011 contará com uma intensa programação de palestras e oficinas técnicas, que vão desde o reaproveitamento de resíduos até um workshop sobre Propriedade Industrial no setor de Rochas Ornamentais.
Além disso, a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia irão lançar o Museu da Ciência e Tecnologia e o primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) durante a feira. Serão ofertados cursos profissionalizantes na área mineral, além de serviços especializados para as empresas do setor de rochas ornamentais, biblioteca multimídia e sala de videoconferência.
Cachoeiro de Itapemirim
O município de Cachoeiro de Itapemirim é conhecido como a "capital do mármore" e destaca-se também pelo seu importante parque industrial de beneficiamento de mármore e granito, que junto com outros 14 municípios da região Sul do Espírito Santo compõe o mais importante Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais do Brasil.
A atividade de processamento de rochas ornamentais consiste em um setor dinâmico com grande expansão de mercado, com mais de 800 empresas no APL, das quais 80% são dedicadas ao beneficiamento do mármore e granito. O setor agrega ainda atividades para a indústria de insumos, máquinas, pesquisa, desenvolvimento, qualificação profissional, logística e tecnologia da informação, entre outras.
Dados apontam que em Cachoeiro mais de 30% dos empregos formais estão relacionados diretamente com o setor de mármore e granito, sendo aproximadamente 3,5% na indústria extrativa e 27% na indústria de transformação, basicamente beneficiamento e acabamento das rochas.
A feira, que é realizada desde 1989, acontecerá entre os dias 23 e 26 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, promovida pelo Sindirochas, pelo Cetemag e pela Milanez & Milaneze.