quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cachoeiro pode ter o primeiro Museu do Mármore e do Granito do Brasil

Extraído do site da Revista Leia

19.10.2011 - Redação

Indicação do deputado estadual Glauber Coelho na Assembleia Legislativa pode tornar sonho do setor em realidade

Um museu para resgatar a história dos pioneiros e do setor do mármore e do granito, aberto ao público, e que promova atividades culturais que difundam a principal atividade econômica de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O sonho de entidades e empresários do setor pode virar realidade a partir da indicação do deputado Glauber Coelho (PR) na Assembleia Legislativa.

A indicação partiu após várias conversações do parlamentar com representantes do Sindirochas e do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), no início deste ano. O museu de Cachoeiro de Itapemirim seria o primeiro do Brasil a abrigar acervo de antigas máquinas, ferramentas e fotos daqueles que construíram a história do setor no Espírito Santo.

Além de resgatar a história, no local poderão ser promovidos cursos, oficinas e treinamentos para estudantes e trabalhadores do setor, oportunizando a formação de novos profissionais e artistas que utilizam os resíduos do mármore e granito para produção de obras e artesanato.

De acordo com Glauber, a intenção é construir o museu numa área ao lado do Cetemag, no bairro Aeroporto, onde estão localizados o Parque de Exposições – onde acontece a Cachoeiro Stone Fair – e o aeroporto municipal. “Um atrativo a mais para a população, os estudantes e visitantes, além de potencializar o bairro, atraindo mais desenvolvimento e investimentos nas áreas da saúde, segurança, trânsito, entre outros”, destacou o deputado.

O presidente do Sindirochas/Cetemag, Emic Malacarne Costa, afirmou que a indicação abriu caminhos para a concretização deste que é um projeto antigo das entidades que representa. “Estamos animados. A partir do apoio do deputado Glauber, vamos em busca dos recursos para a produção do projeto e a realização da obra”, ressaltou.

Um museólogo disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura e engenheiros e arquitetos viabilizados pelo Governo do Estado deverão cuidar do projeto do museu. “Estamos juntos nessa mobilização que apoiará esse resgate da história do setor do mármore e granito, que sempre se aperfeiçoou e trabalhou arduamente no desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim”, disse José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, secretário de Estado da Cultura.

Com o projeto definido, o próximo passo será a captação de recursos federal, estadual e municipal para a construção do museu. O Governo do Estado já sinalizou o apoio. “Durante a solenidade de abertura da Cachoeiro Stone Fair, no mês de agosto, o governador Renato Casagrande reforçou a importância do museu para o Estado e garantiu esforços para construí-lo”, lembrou Glauber.

Os empresários aprovam a iniciativa. De acordo com Francisco Rocha, da Brasigran, a ideia é excelente porque o setor precisa fortalecer a sua parte institucional. “É muito importante termos um museu que evidencie a evolução do setor nos últimos anos. Quem conhece a história do mármore e granito no Espírito Santo percebe o quanto desenvolvemos nos últimos 20 anos. São avanços tecnológicos, ambientais e sociais que nos ajudam a ser cada dia mais sustentáveis,” explicou o empresário.