sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Turcos querem fazer negócios no Estado

Extraído do site da Revista Inforochas

Em uma área de 280 metros quadrados, empresários da Turquia confirmaram presença na Vitória Stone Fair 2011, considerada uma das maiores feiras do setor de rochas ornamentais do mundo, que será realizada de 15 a 18 de fevereiro, no município de Serra.

A comitiva virá apresentar os mármores que são produzidos na Turquia e buscar negócios com grandes empresas brasileiras e do exterior.

Pela primeira vez participando em um estande coletivo na feira capixaba, os turcos são conhecidos pela larga experiência com mármores e estão de olho no mercado brasileiro.

A Turquia está situada no cinturão dos Alpes, onde é registrada uma das maiores ocorrências de mármore do mundo, com uma reserva medida de 13,9 bilhões de toneladas, o que representa 33% das reservas mundiais.

O país conta com mais de 1.000 jazidas, sendo que aproximadamente 50% da sua produção consiste em mármore, 45% em travertino e 5% de outros tipos de rochas.

A Turquia exporta atualmente 67% de produtos acabados, 22% de blocos brutos e 11% de semiacabados.

Conforme explicou Cecília Milanez, diretora da Milanez & Milaneze, os empresários turcos estarão situados na Vitória Stone Fair 2011 em uma área coletiva.

“Eles estão de olho no mercado brasileiro. As importações brasileiras de mármores cresceram 45% de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2009”, disse.

REFERÊNCIA

O Espírito Santo é referência mundial em mármore e granito. Líder na produção nacional, abriga mais de 90% dos investimentos do parque industrial do setor de rochas, possuindo um parque amplamente desenvolvido, investimentos em pesquisas geológicas e tecnologias.

Atualmente, 50% do que é produzido no Brasil sai do Espírito Santo, que responde ainda por 65% das exportações brasileiras. Hoje, são encontradas no País mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais e o setor gera mais de 100 mil empregos diretos.

Comercialização de áreas supera expectativas

Faltando pouco mais de dois meses para a realização da 31ª edição da Vitória Stone Fair, considerada uma das principais feiras do setor de rochas ornamentais do mundo, os espaços da área expositiva já estão todos comercializados, refletindo o aquecimento do mercado brasileiro.

Um show de diversidade cultural e de pedras ornamentais promete apresentar as tendências para os próximos anos do segmento que mais cresce no mundo.

Promovida pelo Sindirochas e pelo Cetemag, a Vitória Stone Fair é realizada pela Milanez & Milaneze e promete superar os números da edição de 2010, tanto no que diz respeito aos expositores quanto aos visitantes estrangeiros e do Brasil.

O evento acontece entre os dias 15 e 18 de fevereiro de 2011, no Parque de Exposições de Carapina, na Serra.

Cecília Milanez, diretora da Milanez & Milaneze, ressaltou que a promoção internacional feita da feira capixaba conseguiu atrair atenção de grandes empresas de países como Portugal, Espanha, República Dominicana, Turquia, e outras.

O principal trabalho foi desenvolvido durante a Marmomacc 2010, principal evento de rochas ornamentais de Verona, na Itália, que este ano aconteceu de 29 de setembro a 2 de outubro.

Para se ter uma ideia, com a intensificação internacional da Vitória Stone Fair, nos últimos anos, registrou-se um acréscimo anual de cerca de 15% de visitantes internacionais e 35% de expositores de outros países, tendo atingido na última edição do evento a participação de 2.850 visitantes internacionais de 52 países diferentes, dos cinco continentes.

EXPOSITORES

Com 100% dos espaços comercializados, cerca de 400 expositores em uma área de 32 mil metros quadrados e mais de 1.200 tipos de pedras diferentes, além de máquinas, insumos e equipamentos, irão atrair cerca de 20 mil visitantes de 65 países, de estados brasileiros e do Espírito Santo.

A feira exibirá a rica diversidade de granitos clássicos e exóticos brasileiros e estrangeiros, mármores, ardósias e quartzitos.

A Feira Internacional do Mármore e Granito teve sua primeira edição em Cachoeiro de Itapemirim, em 1989.

A partir de 2003, o evento também vem sendo realizado anualmente em Vitória, passando a atrair um maior número de visitantes e expositores nacionais e internacionais.

Números da feira
100% dos espaços comercializados
cerca de 400 expositores
32 mil metros quadrados de área
1.200 tipos de pedras diferentes
20 mil visitantes
65 países