domingo, 26 de fevereiro de 2012

Acredite, o lixo deste mármore vai fertilizar o solo

Extraído do site Gazeta Online
Atualizado em 26/02/2012 - 21h36 - A Gazeta -
Rita Bridi - rbridi@redegazeta.com.br

foto: Carlos Alberto Silva | AG

Reaproveitamento. O resíduo do mármore, rico em calcário, tem a indicação de uso como corretivo de solo.

Os resíduos da indústria de mármore e granito, que são um problema para o setor de rochas ornamentais, podem se transformar em oportunidades e soluções para os produtores rurais. Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estão estudando o assunto e devem apresentar, nos próximos 90 dias, as alternativas práticas para a utilização dos resíduos no meio rural.

Segundo o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o resíduo do mármore, rico em calcário, tem a indicação de uso como corretivo de solo. Mas para não haver problema de contaminação é preciso fazer a separação da granalha (que contém ferro). As pesquisas indicarão como deve ser feita a separação e também a quantidade a ser usada para a correção do solo.

O calcário siderúrgico (o resíduo que resulta do peneiramento do calcário), conta o presidente do Incaper, é um bom material para ser usado na construção e terreiro para a secagem de café e para uso nas granjas de avicultura e suinocultura. “É um material que absorve muita umidade e indicado para essas atividades”, explica.

O resíduo do granito, rico em silício, que tem composição diferente da do mármore, não é adequado para uso na agricultura, mas pode ser muito útil em uma propriedade rural. Segundo Melo, há experiências exitosas de uso do resíduo de granito na construção civil, principalmente em terreiros para a secagem de café.

Outros usos para o resíduo de granito seriam na fabricação de blocos placas para casas pré-moldadas, estacas e mourões para cerca e curral, e ainda na compactação do solo. Uma das alternativas, adianta o presidente do Incaper, seria o uso do resíduo de granito para a compactação das estradas vicinais que integram o programa Caminhos do Campo.

Teares

No Espírito Santo, são 900 os teares em operação, que representam cerca de 70% dos teares instalados no Brasil. A maioria deles está instalada em Cachoeiro de Itapemirim, que tem o maior parque industrial de rochas ornamentais do país.

O Incaper não dispõe ainda do volume de resíduo gerado pelo setor, mas sabe-se que o volume é alto. Para se ter ideia de como a atividade é impctante, basta lembrar que um tear gera 2 toneladas/dia re resíduo. E os 900 teares em produção geram nada menos de 1.800 toneladas/dia de resíduos.

O trabalho dos técnicos do Incaper será desenvolvido em parceria com o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais e Calcário do Estado (Sindirochas) e com o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag). O termo de cooperação técnica entre as três instituições foi assinado no mês passado, durante a realização da Vitória Stone Fair.