segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Setor mostra recuperação para 2010

Extraído do site da Revista Inforochas

A crise econômica – que freou a economia mundial, sobretudo a partir do final de 2008 – está começando a dar uma trégua, com sinais de recuperação para o setor de rochas ornamentais do Espírito Santo, um dos que mais sofreram com a recessão mundial.
Dados da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim revelam que as empresas do setor de rochas do município já mostram sinais de recuperação: o segmento deixou de operar no vermelho e já admite funcionários. A situação começou a mudar a partir de novembro do ano passado.
Segundo a Secretaria da Fazenda de Cachoeiro de Itapemirim, a arrecadação proveniente do setor de rochas ornamentais cresceu 13% em 2009 em relação ao ano de 2008.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim em exercício, Leandro Novaes Bernabé, o saldo positivo é referente à recuperação dos últimos meses do ano, sobretudo novembro e dezembro.
Bernabé frisa que a crise econômica afetou em cheio o setor de construção civil dos Estados Unidos (principal mercado consumidor das rochas ornamentais capixabas), o que refletiu negativamente nos negócios das empresas do ramo no Estado.
Além disso, outro fator que contribuiu para abalar o setor foi a queda do dólar, o que reduziu o ganho nas transações internacionais. O resultado foram demissões e até quebra de empresas.
Para o secretário, os bons resultados começaram a ser sentidos quando o setor começou a repensar seu posicionamento no mercado e ir em busca de novos mercados consumidores, como a Europa e África, por exemplo.
EXPORTAÇÕES
A superintendente do Centrorochas, Olívia Tirello, explica que novembro de 2009 também foi o primeiro mês com saldo positivo comparado às exportações de 2008, com o percentual superior de 8,51%.
Os números positivos repetiram-se também em dezembro, que registrou um aumento de 10,5% nas exportações. Para Tirello, os dados são resultado, sobretudo, da venda das rochas manufaturadas, uma vez que, no caso dos blocos, os números continuam negativos.
A superintendente também acredita que a recuperação do mercado tem relação com a prospecção de novos mercados, como Venezuela, Colômbia, Argentina, Líbia, Turquia e França. “Esses países não foram tão afetados pela crise”, reitera.

O futuro da mineração brasileira em foco

Extraído do site da Revista Inforochas
Com uma legislação criada em 1967 – o Código da Mineração – e emendada ao longo dos anos por normas complementares nem sempre compatíveis com a dinâmica empresarial que o mercado exige, o segmento de mineração brasileiro acompanha atento a elaboração do novo Marco Regulatório do setor. Mais atento ainda está o segmento de rochas ornamentais, que espera que a nova legislação contribua para simplificar e agilizar procedimentos relacionados aos licenciamentos e outros serviços de vital importância para a atividade. As discussões sobre o novo Marco Regulatório da mineração foram iniciadas há alguns meses por meio de audiências públicas organizadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
O assunto será tema de um dos painéis da Vitória Stone Fair, que acontece de 23 a 26 de fevereiro, e vai envolver alguns dos principais atores dessa discussão. Participam o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Antônio Cedraz Nery; o coordenador da Comissão Especial da Mineração da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Luiz Antônio Vessani; e o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Marcelo Tunes.
O presidente do Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Emic Costa, destaca que a expectativa do empresariado é entender o que está sendo proposto com o novo Marco Regulatório. “As empresas que atuam no segmento esperam que a nova legislação contemple medidas que contribuam para minimizar os atuais gargalos do setor de rochas ornamentais”, disse ele. Alguns desses gargalos dizem respeito ao tempo de espera para registro de lavras e renovação de autorizações para a atividade de exploração, além da questão tributária e ambiental.
Diferentemente das grandes mineradoras, o setor de rochas ornamentais desenvolve uma atividade que utiliza pequenas áreas e espera que o novo Marco Regulatório estabeleça exigências para concessões compatíveis com o tamanho das áreas exploradas. Para alcançar esse objetivo, o setor de rochas do Espírito Santo está participando ativamente das discussões. A CNI até criou uma comissão para acompanhar o assunto (a Comissão Especial da Mineração), com a presença de executivos do Sindirochas representando a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Vale destacar que o Marco Regulatório será válido para toda atividade de mineração brasileira e a extração de rochas ornamentais está inserida nesse contexto.
As diretrizes do Governo federal indicam que os rumos da discussão sobre Novo Marco Regulatório da Mineração caminham para a criação do Conselho Nacional de Política Mineral, de uma agência reguladora, a exemplo da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o estabelecimento de royalties pela exploração, também a exemplo do que já acontece na área de petróleo. As empresas do setor esperam que a nova legislação dê mais clareza à forma de cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Bens Minerais (CFEM), um dos principais tributos da atividade.
O debate do assunto durante a Vitória Stone Fair, onde estarão reunidos os principais interessados, poderá orientar a elaboração do Novo Marco Regulatório da Mineração. A expectativa é que as mudanças propostas sejam exaustivamente debatidas com os meios empresariais e a sociedade, compatibilizando a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento social, além de valorizar a livre iniciativa como elemento fundamental para a manutenção da competitividade do setor.
A FEIRA
A Vitória Stone Fair vai reunir 370 expositores nacionais e estrangeiros, estes oriundos de países como Argentina, China, Egito, Espanha, Índia, Itália, Paquistão, Portugal e Turquia. A principal característica do evento é a grande diversidade de granitos clássicos e exóticos, mármores, quartzitos, ardósias e outras rochas, que serão mostrados em chapas e em produtos acabados (pisos, revestimentos, bancadas e peças de decoração, entre outros). Máquinas, equipamentos, insumos e serviços utilizados na mineração de rochas também serão expostos no evento.
Painel “Novo marco regulatório da mineração brasileira”
Data: 24 de fevereiro de 2010
Horário: 14 horas


VITÓRIA STONE FAIR - PROGRAMAÇÃO COMPLETA
23 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA)
- 13h às 20h - horário de visitação da feira (acesso até as 18h)
- 15h - O MÁRMORE E O GRANITO NA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA - Conceitos para Arquitetos, Designers e Engenheiros de Desenvolvimento de Projetos - CREA-ES. Arq. Kneipp Caiado - Caiado Arquiteto e Associados.
24 DE FEVEREIRO (QUARTA-FEIRA)
- 13h às 20h - horário de visitação da feira (acesso até as 18h)
- 14h - O NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA.
Apresentação - Ministério das Minas e Energia - MME / DNPM
- Cláudio Scliar - Secretário de Geologia e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia
- Miguel Antônio Cedraz Nery - Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM
Apresentação - Comissão Especial de Mineração - CNI - A visão dos empresários da mineração sobre o novo marco regulatório
- Luiz Antônio Vessani - Coordenador da Comissão Especial de MIneração - CNI
- Marcelo Tunes - Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM
- 17h30 - BANCO DO BRASIL - FINANCIAMENTOS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Abordagem Conceitual e Negocial sobre as principais linhas de Financiamento ao Comércio Exterior. Seus requisitos e características
- PROGER / ACC / ACE / PRÉ-PAGAMENTO / PROEX / FINIMP / Desconto à Forfait / Empréstimo Externo Direto (Lei 4.131)
25 DE FEVEREIRO (QUINTA-FEIRA)
- 13h às 20h - horário de visitação da feira (acesso até as 18h)
- 14h - RADAR - HABILITAÇÃO SISCOMEX - Modalidades e Implicações na Área de Rochas Ornamentais
- 15h - BANCO DO BRASIL - MERCADO ITALIANO - OPERAÇÕES ESTRUTURADAS Atuação do Branco do Brasil Agência Milão - Itália - Finimp - Empréstimo Externo Direto (Lei 4.131)
- 17h - PROGRAMA EX-IMBANK AMERICANO - LINHAS DE FINANCIAMENTO
- 18h - O SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA AMÉRICA - Gary Distelhorst - Vice Presidente Executivo da Marble Institute of America - MIA
- 19h - FACHADAS DE PEDRAS COM VENTILAÇÃO - CASE ALEMANHA Testes e Requerimentos de acordo com a Pedra, Design e Dimensão e Sistema de Ancoragem.
26 DE FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA)
- 13h às 20h - horário de visitação da feira (acesso até as 18h)
* Para maior comodidade, o credenciamento para a feira pode ser feito antecipadamente pelo site do evento (www.vitoriastonefair.com.br).