Uma comitiva formada por de 20 empresas e entidades capixabas visitou as instalações do Porto do Açu no dia 12 de novembro, para conhecer o local e ver o andamento das obras, previstas para serem concluídas no início de 2011. O terminal está sendo construído no município de São João da Barra, no norte fluminense, contando com investimentos de mais de 1,6 bilhão pela empresa LLX Logística.
O setor de rochas será um dos grandes beneficiados com o novo empreendimento, já que além de movimentar cargas, o terminal também vai dispor de área para implantação de unidades de beneficiamento e uma área de 35 mil metros quadrados, capaz de estocar 162 mil toneladas de rochas ornamentais. A meta é exportar 1,5 milhão de tonelada do produto, por ano.
O grupo, formado por 29 convidados e organizado pelo Centrorochas, foi recebido pelo gerente comercial da LLX, Ronaldo Zani.
“O resultado foi muito positivo. Os empresários puderam ver que o porto está acontecendo, que entrará em operação em 2011 e que o setor de rochas será fundamental para nós, como essa opção de embarque será para eles”, destacou.
Estrutura
O Porto do Açu se caracteriza pelo conceito de porto-indústria, no qual a atividade portuária está associada a um parque industrial a ser implantado na sua retroárea de 7,8 mil hectares. O local conta com 16 quilômetros de costa por seis quilômetros de largura do terreno.
Na primeira fase, o porto terá calado de 18,5 metros e capacidade para receber navios de grande porte (220 mil toneladas). Já na segunda fase, o objetivo é chegar a 21 metros de calado.
O porto também contará com uma estrutura offshore, com 10 berços de atracação para diversos produtos, além de área de serviços complementares prestados por empresas especializadas, como expedição, integração intermodal, armazenagem e desembaraço aduaneiro, com conceito de one-stop-shop.
Saiba mais:
A LLX é uma empresa do Grupo EBX, fundado há mais de 25 anos pelo empresário Eike Batista. Criada em março de 2007, a LLX nasceu com o propósito de prover o País com infra-estrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Para isso, a empresa planeja construir complexos de grande capacidade no País.
O setor de rochas será um dos grandes beneficiados com o novo empreendimento, já que além de movimentar cargas, o terminal também vai dispor de área para implantação de unidades de beneficiamento e uma área de 35 mil metros quadrados, capaz de estocar 162 mil toneladas de rochas ornamentais. A meta é exportar 1,5 milhão de tonelada do produto, por ano.
O grupo, formado por 29 convidados e organizado pelo Centrorochas, foi recebido pelo gerente comercial da LLX, Ronaldo Zani.
“O resultado foi muito positivo. Os empresários puderam ver que o porto está acontecendo, que entrará em operação em 2011 e que o setor de rochas será fundamental para nós, como essa opção de embarque será para eles”, destacou.
Estrutura
O Porto do Açu se caracteriza pelo conceito de porto-indústria, no qual a atividade portuária está associada a um parque industrial a ser implantado na sua retroárea de 7,8 mil hectares. O local conta com 16 quilômetros de costa por seis quilômetros de largura do terreno.
Na primeira fase, o porto terá calado de 18,5 metros e capacidade para receber navios de grande porte (220 mil toneladas). Já na segunda fase, o objetivo é chegar a 21 metros de calado.
O porto também contará com uma estrutura offshore, com 10 berços de atracação para diversos produtos, além de área de serviços complementares prestados por empresas especializadas, como expedição, integração intermodal, armazenagem e desembaraço aduaneiro, com conceito de one-stop-shop.
Saiba mais:
A LLX é uma empresa do Grupo EBX, fundado há mais de 25 anos pelo empresário Eike Batista. Criada em março de 2007, a LLX nasceu com o propósito de prover o País com infra-estrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Para isso, a empresa planeja construir complexos de grande capacidade no País.