segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Oportunidade para setor de rochas e serviços

Extraído do site Gazeta Online

Atualizado em 24/10/2011 - 15h28 - GAZETA SUL


O maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina. Trata-se do Superporto do Açu, localizado em São João da Barra, no norte fluminense. O início da operação está previsto para o fim de 2012.

Após a construção, o superporto terá área total de 90km² e capacidade para receber embarcações de grande porte. Em conjunto com o porto, o complexo industrial terá áreas para instalação de siderurgias, cimenteiras, indústria automobilística, indústrias de metalmecânica e de serviços, rochas ornamentais, unidade de construção naval da OSX (empresa do setor de equipamentos e serviços para a indústria naval offshore de petróleo do Grupo EBX), duas termoelétricas da MPX (empresa de energia do Grupo EBX) dentre outras.

A proximidade com o sul do Espírito Santo vai beneficiar bastante os negócios e contribuir, também, para o desenvolvimento da região de diversas formas. Há oportunidades para os prestadores de serviços ainda durante a fase de implantação do superporto e para a exportação para o setor de rochas de Cachoeiro e região. O empresário Cláudio Marcos Alves dos Santos acredita que as possibilidades para o setor aumentam com o porto. "O mercado de rochas está em expansão e esse porto vai conseguir atender as expectativas e as necessidades do empresariado capixaba".

De acordo com o gerente comercial da LLX, Ronaldo Zani, a empresa quer se aproximar dos empresários de Cachoeiro e região para parcerias no futuro. "Estamos buscando com os empresários do setor de rochas possíveis assinaturas de memorandos de entendimento individual, sem exclusividade e ônus para as empresas, para começarmos a atrair investidores", disse.

O Superporto do Açu é um complexo portuário privativo de uso misto, com dois terminais, umoffshore e outro onshore. Está localizado próximo a área responsável por 85% da produção de petróleo e gás do Brasil. Ele terá 17 km de píer e até 40 braços para atracações de navios. O total de investimentos chega a R$3,4 bilhões.

Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Cachoeiro.