sábado, 19 de fevereiro de 2011

Resinas de rápida secagem dão competitividade às empresas

Extraído do site da Milanez & Melaneze

Seja em formato líquido de alta resistência até considerada premium de rápida secagem e transparência, as resinas apresentadas durante a Vitória Stone Fair 2011 prometem dar mais competitividade às empresas do setor de rochas ornamentais. A aplicabilidade é demonstrada em placas de vidros e em pedras expostas nos estandes.
Os números explicam: as indústrias antes usavam resinas que demoravam mais de 72 horas para secar após a sua aplicação em uma placa de granito. Hoje, isso pode ser minimizado para até 2 horas ou, no máximo, 24 horas. Logo após a secagem, as placas são levadas para as polidoras.
A Vitória Stone Fair é considerada um veículo ideal para a apresentação de novos lançamentos das empresas desse segmento, para a consolidação de parcerias e fortificação da marca.
Há ainda novidades como o “sistema microondas”, ou seja, a chapa é levada ao forno logo depois de passar a resina para ativar o produto mais rápido. “O grande diferencial é que ela pode ser aplicada na rocha e o tempo de espera diminui para duas horas. O resultado é o aumento da produtividade dentro da indústria”, contou Alberto Fusco, que participa de todas as edições das feiras de mármore e granito, tanto em Vitória como em Cachoeiro de Itapemirim.

Vitória Stone Fair encanta visitantes e aquece os negócios

Extraído do site da Milanez & Milaneze

A diversidade das rochas ornamentais e a alta tecnologia dos equipamentos para o setor encantaram os visitantes que estiveram presentes durante os quatro dias da 31ª Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitória Stone Fair 2011, no Espírito Santo.
Granitos super exóticos, mármores inéditos, novidades em quartzitos e riolitos e, ainda, máquinas pesadas e equipamentos de última geração que prometem agilidade na produção seduziram os olhares dos compradores, aquecendo os negócios do setor, que retoma aos tempos áureos após a crise internacional.
O sucesso da Vitória Stone Fair e a robutez do segmento de rochas ornamentais são comprovados pelos números: nos quatro dias do evento foram mais de 25 mil visitantes, dos quais 2.540 eram estrangeiros de 66 países. Um novo recorde para a feira, que teve início em Cachoeiro em 1989 e na Capital do Espírito Santo em 2003.
\"A feira é um marco da retomada do crescimento do setor. A Vitória Stone Fair, como sempre, é de extrema importância para difundir os produtos brasileiros, ditando as tendências, e este ano veio com muitas inovações tecnológicas, não apenas para o produtor, mas para as indústrias. Sem dúvidas este evento sinalizou a virada do segmento de rochas ornamentais\", avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais do Estado (Sindirochas) e do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), Emic Costa.
Empolgados, os empresários do setor já planejam em retornar em 2012 para expor novos produtos e fazer novos negócios na feira. “Este ano, o que nos chamou a atenção foi que os visitantes estão mais objetivos, podemos até falar em selecionados. Isso é ótimo para as empresas. Fechamos bons negócios e estamos com expectativas de outros no futuro”, avaliou o empresário Cláudio Sandrini, sócio da Pemagran.
Pela segunda vez expondo na Vitória Stone Fair, a diretora administrativa da IGM Granitos, Sônia Furlanitto, contou que a feira auxiliou na inserção da empresa no mercado internacional. “Até o ano passado trabalhávamos mais para o mercado interno e com a feira foi possível expandirmos para o exterior. Hoje, 30% das vendas vão para empresas estrangeiras, mas nossa meta é aumentar para 60%. A Vitória Stone Fair irá nos ajudar nesse objetivo. Ficamos felizes com nível dos visitantes e percebemos que eles vieram para fechar negócios”, disse.
Motivados pelos bons negócios fechados, tanto os empresários de pedras quanto os de máquinas, equipamentos e insumos pretendem retornar em 2012. “Eles mostraram interesse na renovação ou ampliação de seus espaços expositivos, o que nos assegura uma feira ainda maior no próximo ano”, contou Cecília Milaneze, diretora da Milanez & Milaneze, empresa realizadora do evento.
Considerada a maior feira de rochas ornamentais da América Latina e uma das mais importantes do mundo pela diversidade, a Vitória Stone Fair 2011 contou com 410 expositores, sendo 95 de países como Itália, Egito, Espanha, França, Portugal, Índia, Argentina, Grécia, Turquia, e outros. Com a presença de grandes empresas nacionais e internacionais, o evento ocupou uma área de 36 mil metros quadrados, 20% maior do que em 2010.

Diretoria do Centrorochas toma posse na Vitória Stone Fair

Extraído do site da Milanez & Milaneze

Com a presença de empresários do setor de rochas ornamentais, representantes de órgãos públicos e políticos do Espírito Santo, a nova diretoria eleita para o triênio 2011-2013 do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) tomou posse durante a Vitória Stone Fair.
Agora, à frente da entidade está o empresário Geraldo Santana Machado, que assumiu o cargo de presidente, antes ocupado por Sandro Verzola. José Carlos Machado comandará a vice-presidência e Olívia Tirello continua como superintendente do órgão.
“A nossa intenção é usar mais o objetivo do Centrorochas, que é tratar dos assuntos do mercado de exportação. Precisamos nos aproximar mais de órgãos como a Secretaria e o Ministério de Desenvolvimento”, ressaltou o novo presidente.
Machado enfatizou ainda que, entre as metas da entidade está a redução dos custos da exportação e dos insumos das máquinas. “Precisamos ainda melhorar a infraestrutura logística para o crescimento do setor e retomar os incentivos, que hoje praticamente não existem”, disse.
Durante a solenidade de posse, foram apresentados os membros do Conselho Deliberativo e Fiscal da entidade. São eles: Altivo Duarte, Antonio Terrozo, Áureo Mameri, Daniela Tabelini, Edgard Thom, Etore Cavaliere, Francisco Rocha, Frederico Robson, Georgio Zanet, Geraldo Machado, Gonçalo Machado, Helio Volpini, João Laveglia Neto, José Antonio Guidoni, José Carlos Machado, José Jonas Zucchi, Luca Burlamacchi, Luis Costa, Marcos Marin, Mauro Machado, Paulina Dantas, Ricardo Schevz, Samuel Mendonça, Sandro Verzola, Sidiclei Mathielo, Valdecyr Viguini, Valdirene Lopes e Zenildo Nunes.

Máquinas pesadas de última geração na Vitória Stone Fair

Extraído do site da Milanez & Milaneze

Logo na entrada da Vitória Stone Fair 2011 máquinas pesadas demonstram a grandiosidade e o peso do setor de rochas ornamentais no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Utilizadas durante os processos de extração nas pedreiras, elas são gigantes e pesam toneladas.
Caso como as escavadeiras, que pesam de 20 a 36 toneladas e possuem alta tecnologia desenvolvida para acelerar o processo de tombamento, escavação e carregamento de pedras. O grande diferencial é o fato dos equipamentos serem projetados para atuarem em setores que precisam de reforço, como no tombamento e na escavação de pedras.
As carregadeiras também inovaram com um sistema de engate fusion, que acelera a troca de equipamentos. Com o engate comum, a troca de caçambas e garfos, por exemplo, durava em média um dia, com esse sistema em poucos minutos a mudança é feita.
As pás-carregadeiras também estão mais pesadas e com tecnologias avançadas. O peso varia entre 20 e 28 toneladas, todas desenvolvidas para uma aplicação mais eficiente no tombamento e no carregamento de pedras. Quanto maior a máquina, mais rápido o processo.
Uma novidade no setor é um sistema de freio blindado, que é banhado a óleo, que ajuda a garantir uma operação fácil e mais segura, permitindo que a máquina seja usada, inclusive, em lugares alagados.

Mais recursos para municípios com arrecadação recorde da Cfem

Extraído do site da Milanez & Milaneze

A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) foi recorde em 2010, com crescimento de 45,9% em relação ao ano anterior. A informação foi dada pelo presidente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Nery, no Encontro de Prefeitos de Municípios Produtores de Rochas Ornamentais - Pedra Fundamental, realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, durante a Vitória Stone Fair 2011.
Nery atribuiu o crescimento recorde da arrecadação ao aumento da produção de bens minerais, a um realinhamento de preços e também à implantação da nota fiscal eletrônica. Sessenta e cinco por cento da Cfem são repassadas ao município produtor como compensação pela exploração de recursos minerais, sendo uma importante fonte de arrecadação para os 22 municípios capixabas que integram a Rota do Mármore e do Granito.
O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Estado (Sindirochas) e do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), Emic Costa, que falou da importância do setor de rochas ornamentais no Espírito Santo, estado que detém 70% da produção brasileira.
A questão ambiental também esteve em discussão no Encontro de Prefeitos. Segundo o presidente do Iema, Aladim Cerqueira, o setor evoluiu muito ambientalmente e hoje é possível fazer exploração de rocha com sustentabilidade.
Ele lembrou que ainda há muito a ser feito e que, em função da importância do setor para o Estado, somos nós que devemos buscar as soluções. \"Um dos grandes problemas ambientais do setor é o aproveitamento de resíduos. Há iniciativas, mas elas ainda são tímidas em relação ao volume de resíduos gerados. Precisamos buscar novas soluções”, disse.
Aladim lembrou também que há pedreiras que podem ser exploradas turisticamente, como na Itália, e que o Estado tem jazidas localizadas em regiões com grande potencial turístico.
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, também participou do evento com uma palestra sobre os benefícios gerados pela atividade minerária no município. O encontro foi encerrado com uma palestra do prefeito de Vila Pavão, Ivan Lauer, que falou sobre exploração de jazidas e geração de empregos. O conjunto das jazidas registradas em Vila Pavão representa 52% de todo o território municipal.
O encontro serviu para aproximar os prefeitos e os secretários municipais dos representantes dos órgãos ligados diretamente ao setor, visando realizar ações conjuntas para a eficiência da gestão minerária no Espírito Santo.