segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O show tem que continuar

Extraído do site da Revista Inforochas

A Vitória Stone Fair, mais que merecidamente, tornou-se um grande show mutante de belezas e negócios, pois, em cada edição, apresenta novos tipos de rochas, além de uma gama de novidades que abrangem todo o setor de rochas ornamentais tais como: máquinas, ferramentas, insumos etc, sem falar das palestras sobre legislação tributária, mineral e ambiental.
Mas, sem qualquer sombra de dúvida, as estrelas da feira são as rochas ornamentais, ali expostas em milhares de chapas polidas fascinantes que, por suas belezas naturais, roubam a cena e fazem qualquer indivíduo hesitar em escolher a mais bela.
Como todo show, para fazer sucesso, necessita de uma boa produção, um elenco de primeira categoria, direção, técnicos, convidados especiais, contra-regras, platéia-público, figurantes, dublês, cenário e muitos outros ingredientes indispensáveis a um “show business”.
Na abertura, descerrada a cortina do palco iluminado, além de representantes da classe produtora, estão importantes autoridades, muito bem-vindas, das diversas esferas da administração pública federal, estadual e municipal, convidados especiais que enaltecem o setor de rochas que, diga-se de passagem, promove o maior evento do Estado e, em se tratando de rochas ornamentais, o maior do Brasil, da América do Sul e, quiçá, do mundo, que leva o nome do Espírito Santo aos quatro cantos do planeta.
Findas as apresentações e os discursos empolgados, os elogios, as promessas, tudo registrado pela mídia, entram em cena os orgulhosos mineradores com suas equipes técnicas; os contra-regras que mantêm a infra-estrutura, os cenógrafos que deixam os estandes impecáveis, embelezados por lindas recepcionistas e modelos, vestidas com tecidos que imitam rochas e que atraem a atenção do público e dos compradores de pedras cada vez mais exigentes; muito (já foi mais) uísque e guloseimas; muita conversa e troca de informações; muito trabalho para a produtora do evento Milanez & Milaneze e para os produtores de rochas ornamentais, que aproveitam o evento, altamente qualificado, para divulgar, lançar e vender seus produtos, marcas e serviços, estabelecer parcerias e novos negócios e compartilhar experiências. Após quatro dias de trabalho árduo, finda o grande espetáculo, que deixa aquelas saudades que duram até a próxima feira.
Porém, nos bastidores daquele palco tem continuidade um outro espetáculo, desta vez dramático, intitulado: “A eterna espera por uma concessão de lavra, uma guia de utilização e uma licença ambiental para extrair um bloco de rocha ornamental para gerar as belezuras da próxima feira”. Este tem hora para começar, mas não para acabar. Não tem público nem platéia, não tem convidados especiais, não tem cenógrafo, nem uísque e nem guloseimas e, muito menos alguém importante que esteve no palco iluminado do espetáculo anterior, para discursar, aplaudir ou gritar em favor do minerador ou lembrar da promessa feita.
O novo espetáculo não tem charme, não é atraente e não tem estrelas. É feito por um único ator-minerador solitário que, em respostas aos seus testos e anseios, contracena com: “está sendo analisado”, “já saiu da minha mesa”, “quem sabe na semana que vem”, “está faltando documento”, “está faltando gente”, “só falta assinar”, “está viajando”, “não tem verba”, e “eu não posso fazer nada”.
Nesse espetáculo, a cortina não fecha nunca porque ele é eterno e, além disso, o ator-minerador é incansável na luta contra os entraves burocráticos porque, apesar dos pesares, para setor de rochas ornamentais funciona a seguinte máxima: “the show must go on”.

Rubens Puppin
Geólogo do Sindirochas

Vitória Stone Fair começa nesta terça

Extraído do site Gazeta Online

Apresentando diversas novidades em pedras, máquinas e equipamentos, a Feira Internacional do Mármore e do Granito (Vitória Stone Fair) inicia nesta terça-feira (10), no Pavilhão de Exposições de Carapina, Serra (ES), sendo um marco para percepção de tendências do mercado no decorrer deste ano. O evento é promovido pelo Sindicato da Indústria de Rochas do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Centro de Tecnologia do Mármore e Granito (Cetemag), e realizado pela Milanez & Milaneze.

A Feira é a maior do setor na América Latina e um dos 10 maiores eventos setoriais do país, tendo como objetivos incentivar o uso de rochas ornamentais brasileiras, criar um espaço para a realização de negócios e parcerias, difundir inovações tecnológicas, promover o marketing do setor no país e no exterior e ampliar as exportações, sobretudo de produtos acabados e com maior valor agregado. Além disso, reúne especialistas do setor de rochas ornamentais de todo o mundo e favorece o intercâmbio de informações entre o Brasil e outros países.

São 350 expositores distribuídos em cerca de 30 mil m² de área e estandes elaborados e que vão mostrar a aplicabilidade das rochas na decoração e na construção civil, além de máquinas, ferramentas, insumos e novos processos de gestão. "A feira nos dará uma sinalização forte de como estará o mercado e de como serão os negócios neste ano", destacou o presidente do Sindirochas, Áureo Vianna Mameri. O presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa, também está otimista: "Mesmo com a crise, esperamos bons negócios para todas as empresas. Nossa expectativa é que outros mercados, como o europeu e o asiático, dêem continuidade ao processo de movimentação da cadeia de rochas".

Cecília Milaneze, diretora da empresa que realiza o evento, destaca que a Vitória Stone Fair é um canal de aproximação entre diferentes mercados. "A participação em eventos como este num momento de cenário econômico adverso contribui para que as empresas identifiquem novos caminhos e tendências, direcionando seus produtos e serviços e buscando novos posicionamentos no mercado", observou.

O Espírito Santo concentra 90% do parque industrial brasileiro de extração de rochas ornamentais e responde por 87% das exportações de chapas polidas do país. Em 2008, as exportações capixabas de rochas somaram quase US$ 630 milhões.

Participação estrangeira - Apesar da crise financeira mundial, várias empresas estrangeiras vão marcar presença no evento. Entre os expositores há participantes da Itália, Espanha, Portugal, China, Egito, Turquia, Israel, Estados Unidos e Argentina.

A Feira é uma oportunidade para que as empresas internacionais estreitem o relacionamento com seus clientes. Para isso, seus representantes costumam chegar ao Estado pelo menos uma semana antes do início da feira, visitando clientes de várias regiões.

Palestras - Além das negociações que vão movimentar os quatro dias, o evento também será um local de troca de conhecimentos e aprendizagem. Por meio de palestras nacionais e internacionais, expositores e visitantes poderão adquirir informações sobre exportação para o mercado americano e europeu, linhas de financiamento, processo e utilização de rochas, o que se esperar da economia americana e muito mais. Serão 11 palestras que começam no segundo dia da Feira, a partir das 10h30.

Mármore ? O Espírito Santo é um grande produtor e exportador de mármore e responde por 75% da produção de mármores do país. A reserva de mármore do Espírito Santo possui 40 quilômetros de extensão por oito de largura e está localizada entre Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Castelo. Ela produz cerca de 6 mil metros cúbicos por mês de rochas para ornamentação e 300 mil toneladas de pó. Esse tipo de rocha terá um espaço específico no evento, denomiando "Mármores do Espírito Santo".

Granito ? Cerca de 70% de todo o granito capixaba exportado vem da região noroeste, que engloba municípios como Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Baixo Guandu, Pancas, Vila Pavão e Nova Venécia. Os municípios de Barra de São Francisco e Ecoporanga destacam-se pelos granitos verdes e amarelos, pedras de alto valor no mercado.

Já 100% do mármore capixaba é extraído na região sul. A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, junto com mais 14 municípios que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor no sul do Estado, destaca-se como maior pólo de beneficiamento de rochas das Américas.

Produção ? A produção do APL de rochas ornamentais capixaba responde hoje por cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. São cerca de 1,3 mil empresas que contribuem para a geração de emprego e renda em todo o Espírito Santo, promovendo de maneira descentralizada o desenvolvimento econômico e social.

Com uma variedade de cerca de 1.200 tipos de rochas ornamentais, com cores, tons e padrões de desenhos e elementos os mais variados, dentre eles os identificados como exóticos, o Brasil atrai a atenção e o interesse de compradores de todo o mundo. A Vitória Stone Fair é onde as diversas partes que compõem esse mercado se encontram para conhecer tendências e identificar oportunidades de negócios.

Confira as palestras desta quarta-feira (11/02):

10h30 – Produtos e serviços do Banco do Nordeste do Brasil para o Setor de Mármores e Granitos / Júlio Silva Filho / Gerente de Agência

11h30 - Apoio financeiro do Bandes ao Setor de Rochas Ornamentais / José Antonio Buffon / Diretor de Crédito e Fomento

14h - Processo e utilização de Rochas / Emic Costa / Presidente do Cetemag

15h - Soluções eletrônicas em Comércio Exterior / Ricardo Maia / Thais Borges / Gerentes de Negócios Internacionais / Banco do Brasil

17h00 - Apresentação do Projeto de Desenvolvimento territorial para o setor de rochas ornamentias no Espírito Santo / Renato Carporalli / Gerente de Cooperação Internacional da Confederação Nacional da Indústria ( CNI).

Governo e Cetemag firmam termo de compromisso para mapear as reservas de mármore do Sul do Estado

Extraído do site Rede de Comunicação do Governo do ES
09/02/2009 11:26 Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de realizar um mapeamento das reservas de mármore localizadas no Sul do Espírito Santo e avaliar o melhor aproveitamento das jazidas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), e o Centro Tecnológico de Mármore e Granito (Cetemag) assinam um termo de compromisso, nesta terça-feira (10), às 16h30, na abertura da 27ª Feira Internacional de Mármore e Granito – Vitória Stone Fair, no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Trata-se do projeto “Valorização e Aproveitamento dos Mármores do Sul do Espírito Santo” que vai permitir conhecer o perfil das indústrias de rocha ornamental e das atividades extrativistas existentes nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Castelo. Além disso, identificará as ameaças e as oportunidades de maximização do aproveitamento econômico do ‘mármore branco’.
Estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 80 mil na pesquisa que já está em andamento. O recurso para avaliação do projeto é proveniente de uma emenda parlamentar proposta pelo então deputado Carlos Castiglione.
De acordo com o coordenador do projeto, Herman Krüger Figueira, poucas empresas do Sul do Estado conseguem extrair o ‘mármore branco’ de maneira ordenada, gerando impacto ambiental e custos elevados. “ O estudo geológico e as novas técnicas de mapeamento poderão conhecer o volume de calcário e mármore e possibilitará ainda o aproveitamento ordenado dos recursos com a defesa dos valores ambientais”, disse.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sect Luisi Pessôa (27) 3380-3780/ (27) 9964-2490