segunda-feira, 13 de maio de 2013

Poços de Caldas sediará o II Congresso de Rochagem

Matéria extraída do site do DNPM

07/05/2013 - 16:55

De 12 a 17 de maio de 2013, será realizado em Poços de Caldas, Minas Gerais, o II Congresso Brasileiro de Rochagem. O evento contemplará objetivos técnico-científicos e discussões para subsidiar a formulação de políticas públicas para o setor. Será uma realização conjunta do Departamento Nacional de Produção Mineral,  Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A segunda edição do Congresso tem como objetivo o aprofundamento do debate científico e tecnológico do uso de rochas, minérios e minerais pulverizados para a remineralização dos solos, bem como para o estabelecimento de um marco normativo de registro e comercialização de produtos derivados de pós de rocha. O evento introduz, também, uma discussão sobre a estruturação de arranjos produtivos locais de base agrícola-mineral como instrumento de organização coletiva da produção e disseminação da tecnologia da rochagem na agricultura e pecuária nacional. Além disso, o Congresso vem sendo articulado com o intuito de ser consolidado como um evento técnico científico periódico para o debate e difusão desta importante tecnologia em desenvolvimento no país.
A tecnologia da rochagem já é uma realidade em muitos sistemas de produção agrícola sustentável em diversas regiões do país, em especial em meio aos agricultores familiares do sul do país, já que está em conformidade com os princípios agroecológicos e comporta-se como uma alternativa viável de recuperação dos solos tropicais degradados.
O Congresso Brasileiro de Rochagem constitui uma oportunidade ímpar de reunir investigadores, especialistas, formuladores de políticas, universitários, produtores e demais interessados no tema. Serve ao propósito de situar o estado da arte em relação à pesquisa técnico-científica e à aplicabilidade da tecnologia da rochagem, bem como no que se refere à normatização de registro e comercialização de produtos, tema central dos debates.
O evento conta também com o apoio da Petrobras, Empresa Brasileira de Agropecuária – Embrapa Cerrados, Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Serviço Geológico do Brasil (CPRM),  Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Viçosa e Centro Tecnológico Cetec, Senai,  DR/MG.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Para mais informações, visite o site do evento:http://www.congressorochagem.com.br/portal/
O valor da inscrição será de R$ 100,00 para estudantes e R$ 200,00 para profissionais. As inscrições são limitadas. Para reservar sua participação ou fazer sua pré-inscrição, preencha as informações a seguir e envie para o seguinte endereço:congresso.rochagem@gmail.com

DNPM - Assessoria de Comunicação Social