quinta-feira, 17 de julho de 2008

Construção do gasoduto é iniciada em Cachoeiro

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim - Foi assinada na manhã desta quinta-feira (17/07) a ordem de serviço para a construção e montagem da rede de distribuição de gás natural canalizado de Cachoeiro de Itapemirim. A solenidade de assinatura aconteceu no Canteiro Administrativo da Petrobras, no bairro BNH, e contou com a presença do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, do secretário Estadual de Desenvolvimento, Guilherme Dias, e do presidente da Petrobras Distribuidora, José Eduardo Dutra.
A Petrobras Distribuidora, concessionária de gás natural no Espírito Santo, investirá aproximadamente R$ 50,3 milhões na instalação de 60 quilômetros de extensão de rede de distribuição, com capacidade de fornecimento de 600 mil m³ por dia, que serão destinados às indústrias, aos domicílios, aos postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais da região. A previsão é de que a obra seja concluída no fim de 2009.
De acordo com o secretário Guilherme Dias, a construção do gasoduto vem na esteira do processo de interiorização do desenvolvimento no Estado. “O gás natural será um importante vetor da economia de Cachoeiro, que já concentra vários fatores competitivos e grande potencial.” Dias lembrou também que o gás natural é uma alternativa energética econômica e ambientalmente mais vantajosa e correta.
Parceria
O presidente da distribuidora, José Eduardo Dutra, disse que com a implantação da rede de gás, a Petrobras reafirma a parceria que estabelece com o Estado. “Trata-se de uma contribuição para que os capixabas tenham uma vida ainda melhor futuramente”, declarou.
Já o governador Paulo Hartung classificou de histórica a solenidade de início das obras. “Essa cerimônia é um marco porque, com o gasoduto, Cachoeiro passa a ser um pólo dinâmico do crescimento de todo o Estado. É um grande investimento para este município, que é modelo de tratamento de água e esgoto para todo o país, e que com o gás natural vai poder se desenvolver ainda mais”, disse.
Hartung antecipou ainda que em breve serão iniciadas as obras da Ferrovia Litorânea Sul, que interligará a Estrada de Ferro Vitória-Minas e a Região Metropolitana ao Porto de Ubu (Anchieta), chegando à Cachoeiro.
Cachoeiro de Itapemirim será a primeira cidade do interior do Estado a ter uma rede de gás natural canalizado. O gasoduto irá beneficiar consumidores de gás natural veicular, prestadores de serviços e indústrias instaladas na região.
Estima-se que, até 2011, 40 mil novos consumidores, abrangendo Cachoeiro e a área industrial de Anchieta, tenham suas necessidades atendidas pelo serviço de distribuição de gás natural.

Cetemag cria banco de dados de qualificação

Extraído do site da Revista Inforochas

Neste momento em que o arranjo de rochas ornamentais aponta a falta de mão-de-obra qualificada como um dos seus maiores entraves, o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) cria uma ferramenta que visa facilitar o trabalho das empresas do setor na hora de contratar novos funcionários.
Utilizando de sua competência em promover cursos para profissionais do arranjo, o Cetemag está reformulando sua estrutura para criar um banco de dados com informações sobre os alunos que foram qualificados pela entidade.
Para isso, a partir de setembro, todas as pessoas que participarem dos cursos oferecidos pelo Cetemag passarão por uma avaliação no final das aulas.
O exame será obrigatório e o objetivo é assegurar que os participantes dos cursos do Cetemag aprenderam as disciplinas, garantindo a eles um certificado de qualificação respaldado pela entidade, servindo como um diferencial no momento de buscar uma vaga no mercado.
“As provas serão simples, com cinco questões que poderão ser subjetivas ou objetivas. Nada que a pessoa demore mais de duas horas para fazer. Nossa intenção é garantir que o profissional esteja qualificado ao final do curso”, explica o presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa.
Os alunos que acertarem mais de 50% da avaliação terão seus nomes e currículos inseridos no banco de dados do Cetemag. As informações estarão à disposição das empresas de rochas.
“Essa ferramenta será um diferencial para os alunos que participarem dos nossos cursos, afinal, no momento de contratação, a empresa terá a certeza de que aquele profissional foi bem qualificado”, afirma Emic.