quinta-feira, 21 de maio de 2009

Meio ambiente na pauta do setor de rochas

Extraído do site da Revista Inforochas

Entender as necessidades da sustentabilidade e conhecer os meios para alcançá-la é crucial para o desenvolvimento de qualquer setor. Pensando nisso, o Sindirochas realiza, no próximo dia 23 de junho, o VI Seminário Meio Ambiente e o Setor de Rochas. O evento acontecerá no Auditório do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, das 14 às 17 horas, com credenciamento a partir das 12h50.

Na pauta das discussões estão os temas “Benefícios do leito secante no tratamento da lama abrasiva” e "Mineração e desenvolvimento sustentável: desafio atual e cenários futuros", ministrados pelo engenheiro civil Jairo Freitas Giogio e pelo ex-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), José Mendo Mizael de Souza, respectivamente.

Mais informações pelo telefone (28) 3521-6144 ou e-mail apoiotreinamento@sindirochas.com.br.

O VI Seminário Meio Ambiente e o Setor de Rochas é uma realização do Sindirochas em parceria com o Sebrae-ES e conta com o patrocínio do Centrorochas, Sicoob-Credirochas, Banco do Brasil, Bandes, Milanez&Milaneze, Petrobras, Sistema Findes e Unimed Sul Capixaba, e apoio do Café Número Um, Água Mineral Raposo e Centro Universitário São Camilo.

Serviço – VI Seminário Meio Ambiente e o Setor de Rochas
Data: 23 de junho
Local: Auditório do Centro Universitário São Camilo
Inscrições: gratuitas, pelo site www.sindirochas.com.br
Mais informações: (28) 3521-6144 e apoiotreinamento@sindirochas.com.br

Programação
12h50: Credenciamento
13h50: Solenidade de Abertura
14h: Palestra Benefícios do uso do Leito Secante no tratamento da Lama Abrasiva – Conferencista: Jairo Freitas Di Giogio
15h: Debate
15h30: Palestra Mineração & Desenvolvimento Sustentável: Desafio atual e cenários futuros – Conferencista: José Mendo Mizael de Souza
16h30: Debate
17h: Encerramento

Setor quer laudo único para concessão do drawback

Extraído do site da Revista Inforochas

Uma das questões que mais preocupam os empresários do setor de rochas ultimamente, a liberação dos atos concessórios do drawback traz um novo desafio: a aprovação de um laudo único para o setor, o que facilitaria o andamento dos processos, que se encontram estagnados em instância federal.

O drawback é um benefício concedido às empresas exportadoras, que prevê a suspensão da cobrança de IPI, PIS e Cofins na compra de matérias-primas e insumos importados para beneficiamento de produtos destinados à exportação, sendo o setor de rochas um dos contemplados.

Como explica o coordenador do Campus Avançado de Cachoeiro de Itapemirim (Caci) do Cetem, Adriano Caranassios, atualmente, para obter o benefício, as empresas devem fazer laudos individuais. Estes demandam mais tempo, tanto para a elaboração, quanto para a sua aprovação por parte do governo.

“Contudo em uma reunião realizada em Brasília, no último dia 11 de março, o Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) informou que não aprova o laudo único, talvez por não conhecer as necessidades do setor”, ressaltou Caranassios.

Ainda segundo o coordenador do Caci, devido a esta dificuldade, foi decidido em conjunto com o Sindirochas e o Centrorochas, fazer um estudo das necessidades do setor, com a visitação de oito empresas espalhadas pelo Estado.

Além disso, o órgão fará o recolhimento de várias planilhas preenchidas por empresas associadas às entidades, com a discriminação dos insumos utilizados no corte e beneficiamento e as quantidades utilizadas.

“Nossa intenção agora, é convencer a Decex, a partir desta proposta, que seja aceito o laudo único setorial, a exemplo do que já acontece com outros segmentos, como o de frango, cujo laudo foi feito pela Embrapa”, informa.

Ele explica que esta força-tarefa, que contará com a atuação de 14 funcionários do Cetem, que se dividirão entre as empresas, sendo duas na região Norte, três na Grande Vitória, e três na região Sul. “Depois de recolhermos as informações necessárias, a previsão é que o laudo fique pronto em até 60 dias, encaminhando logo em seguida para a apreciação da Decex”, conta.

O Número

Atualmente, 18 empresas do setor de rochas estão com seus pedidos de liberação do benefício do drawback parados na Decex, como informa o coordenador do Caci, Adriano Caranassios.

Cachoeiro se prepara para Feira do Mármore e Granito 2009

Extraído do site Milanez & Milaneze

O município de Cachoeiro de Itapemirim já está no ritmo da Cachoeiro Stone Fair, que comemora duas décadas em 2009. Este ano foi constituída uma comissão mista formada por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim, do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), do Sindicato das Empresas de Rochas (Sindirochas), da Associação de Criadores e Produtores do Espírito Santo (Acepes) e da Milanez & Milaneze com o objetivo de propor melhorias na infraestrutura do evento.

A comissão reuniu-se no dia 5 de maio com o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim,Carlos Casteglione, e representantes do setor de rochas ornamentais para discutir propostas a fim de adequar o Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, que sedia o evento. As medidas a serem adotadas incluem a limpeza do parque, o asfaltamento de toda a área do evento, a reforma dos banheiros e serviços de melhoria no sistema de iluminação e na infraestrutura dos pavilhões. Casteglione destacou que a criação da comissão é uma iniciativa importante e representa a união de esforços no sentido de realizar “a melhor feira de todos os tempos”.

A Cachoeiro Stone Fair 2009 acontece no período de 25 a 28 de agosto e as empresas tradicionais de Cachoeiro, Vargem Alta, Castelo e outros municípios do sul capixaba já asseguraram participação no evento. Leandro Dalvi, gerente comercial da Jaciguá Mármores e Granitos, afirma: “A Cachoeiro Stone Fair é a melhor feira para nossa empresa, pois além de fazermos uma grande quantidade de contatos, podemos receber os clientes em nossa própria casa. E a cada ano promovemos eventos específicos durante a feira para atrair os visitantes à empresa”, celebrou.

O presidente do Sindirochas, Áureo Mameri, salienta que a expectativa em relação à feira é positiva, principalmente considerando o enfoque no mercado interno. “A Cachoeiro Stone Fair tem a característica de ser mais voltada ao mercado interno, além da participação expressiva do setor de máquinas, equipamentos e insumos. Com o mercado aquecido, acreditamos que o evento será interessante assim como no ano passado, quando tivemos muitos visitantes e houve a possibilidade de muitos contatos. Esperamos que, neste ano, o cenário se repita”, destaca.

Cachoeiro de Itapemirim e região se destacam como maior polo processador de rochas ornamentais do Brasil, com forte presença da indústria de base voltada à produção de máquinas, equipamentos e insumos. Ao longo de sua história a Feira Internacional do Mármore e Granito vem contribuindo para fortalecer o arranjo produtivo local de rochas ornamentais, propiciando a evolução do setor em conhecimentos mercadológicos, marketing, tecnologia e inovação, conforme destaca Cecília MiIaneze, diretora da empresa que realiza o evento.