sexta-feira, 20 de março de 2009

Maior agilidade para liberação de processos minerários

Extraído do site da Revista Inforochas

Para agilizar a liberação dos títulos minerários mais urgentes para os empresários capixabas, o Sindirochas conseguiu um acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), no qual os interessados poderão informar quais são os seus processos prioritários. O prazo para o envio das informações é até o dia 31 de março.
Segundo o superintendente do Sindirochas, Romildo Tavares, os pedidos devem ser feitos por carta ou e-mail (sindirochas@sindirochas.com.br) informando a Razão Social da empresa, número do CNPJ e o número de processo de interesse. Vale ressaltar que será válido apenas um processo por CNPJ.
Todos os pedidos serão encaminhados ao DNPM até o dia 4 de abril.

Confira a íntegra do comunicado do Sindirochas:
COMUNICADO URGENTE
O SINDIROCHAS informa a seu quadro de associados que concluiu entendimentos com o 20° Distrito do DNPM no Espírito Santo, com o objetivo de dinamizar a liberação de títulos minerários que sejam prioridade máxima para os empresários, mediante a indicação dos processos prioritários para análise. Em conseqüência, aqueles que tiverem interesse e desejarem priorizar o atendimento de seus processos devem se manifestar da seguinte forma:
1 – Comunicar por escrito ao SINDIROCHAS, em Cachoeiro de Itapemirim, por carta ou pelo e-mail sindirochas@sindirochas.com.br – os processos de maior interesse, indicando:
• Razão Social;
• CNPJ;
• Número do processo minerário de interesse (um processo por CNPJ);
2 – As empresas devem atualizar seus cadastros diretamente no site do DNPM, pois, é reduzido o número de empresas com cadastro atualizado, impossibilitando o contato direto;
3 – O prazo máximo para que estas informações sejam enviadas ao SINDIROCHAS encerrará em 31/03/2009. Até 02/04/2009 o SINDIROCHAS encaminhará todas estas informações ao 20° Distrito do DNPM.
4 – Todas as solicitações serão analisadas pelo DNPM e as informações para os casos de impossibilidade de atendimento, serão informadas ao SINDIROCHAS, para que seja dado conhecimento ao minerador.
Pelo exposto, aguardamos a manifestação dos associados que necessitem de solução urgente propiciando o atendimento a novas demandas de materiais.
Atenciosamente,

Romildo Tavares – Superintendente do Sindirochas

Vitrine para valorizar pedras naturais

Extraído do site da Revista Inforochas

Uma vitrine internacional para mostrar o que há de mais moderno e sofisticado em revestimentos e decoração. Assim é a Revestir, que este ano será realizada de 24 a 27 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, contando com mais de 180 empresas dos setores de rochas, cerâmicas, porcelanatos, laminados e pastilhas.
Segundo a organização, a expectativa é de receber mais de 40 mil visitantes nos quatro dias do evento, gerando US$ 145 milhões de dólares em negócios, 12% a mais do que foi registrado na edição anterior.
E, acompanhando a tendência dos últimos anos, a participação de empresas do setor de rochas se fortalece a cada edição. Este ano, várias empresas localizadas no Espírito Santo comparecerão à feira, a exemplo da Imetame Mármores e Granitos, Stone Gallery, Meyra Stone, Ferraz Brasil e do Grupo Corcovado Brasigran.
Segundo o coordenador do Conselho de Rochas da Findes, Hudson Duarte, é imprescindível que o setor de rochas invista cada vez mais nestes tipos de evento para aumentar sua participação no mercado interno, pois são a melhor forma de entrar em contato com os especificadores e projetistas.
“Afinal, são eles (os especificadores), e não o distribuidor ou o marmorista, que definem o que vai ser usado em cada obra. Além disso, a Revestir é o local mais indicado para que o empresário pesquise tendências de cor e de acabamento e assim consiga descobrir formas de encaixar a rocha no mercado de forma atraente e competitiva”, define.
“Fashion Week”
Com o título de A Fashion Week da Arquitetura e Construção, a Revestir 2009 apresentará as últimas novidades em tecnologias, cores, texturas e acabamentos, além de contar com uma área destinada ao lançamento de produtos para cozinhas e banheiros, a Kitchen & Bath, e o 7º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, que debaterá as principais questões do mercado da construção civil e decoração.
Outra questão que estará em destaque no evento será a preocupação com o meio ambiente. De acordo com essa tendência, as empresas presentes apresentarão novos materiais para o público, como por exemplo, revestimentos fabricados a partir da reciclagem de lâmpadas fluorescentes, apresentados pela Lepri.
Já a Studio Marmo, focada no eco-design, lançará a coleção Forever 2009, composta por revestimentos nos tamanhos 30x30 e 30x60, fabricados a partir de resina Pet e resíduos minerais.
Especialistas discutem o novo cenário da construção civil
“Como Tomar Decisões e Desenvolver Diferenciais Competitivos em um Novo Cenário da Construção Civil” será o tema principal do Dia do Construtor, que integra a programação do 7º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção e acontecerá no dia 26 de março.
O dia contará com a análise de especialistas renomados do setor, como Sérgio Tiaki Watanabe, presidente do SindusCon – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, João Ricardo Ferreira, gerente nacional de suprimentos da Rossi Residencial, Wilson Albertoni de Oliveira, presidente do GRHECI - Grupo de Recursos Humanos das Empresas Construtoras e Incoorporadoras -, e o Doutor em Engenharia Civil, João da Rocha Lima Júnior.
Enquanto Watanabe abordará as perspectivas econômicas em 2009 e os impactos na construção civil, João Ricardo Ferreira debaterá o planejamento e a gestão de compras e logística para o setor. O cenário de investimentos imobiliários no Brasil será o tema da palestra do Prof. Dr. João da Rocha Lima Júnior e Wilson Albertoni de Oliveira discutirá as estratégias de gestão de talentos em momentos de retração de mercado.

Respostas à crise econômica

Extraído do site da Revista Inforochas

Em uma estratégia oportuna e visando proporcionar soluções e ferramentas para lidar com os desafios enfrentados pelas empresas de revestimentos durante a crise, a Coverings 2009 apresentará a série educacional “Surviving 2009” (ou Sobrevivendo a 2009), composta por 11 palestras de interesse a todos os profissionais envolvidos neste segmento.
Apresentadas por especialistas em cada área de atuação, as exposições serão totalmente gratuitas, também servindo com créditos de capacitação.
"Embora as séries educacionais sejam sempre um dos destaques da mostra, este ano, estamos elevando-a a um novo nível, por abordar o assunto mais relevante e comentado pelas indústrias atualmente” afirma Glenn Felder, presidente da feira.
"Com esta programação, que aborda questões cruciais de sobrevivência das empresas, estamos oferecendo aos participantes os conselhos que eles precisam agora mais do que nunca, sem nenhum custo”, destaca Felder.
A Coverings 2009 será realizada entre os dias 21 e 24 de abril, no McCormick Place, em Chigaco, estado de Illinois. A expectativa é que a feira atraia mais de 37 mil visitantes de mais de 50 países, além de reunir aproximadamente 1.200 expositores de todos os continentes.
Destaques
No topo da programação está a palestra do especialista em marketing Jonathan Trivers, que dará conselhos aos distribuidores e marmoristas sobre como se manter sempre um passo à frente em um mercado em constante mutação. O título da apresentação, que irá acontecer no dia 22 de abril, já diz tudo: "Trendscape 360: Como os varejistas da atualidade devem compreender as mudanças dos clientes e as alterações da indústria”.
Outra exposição que certamente irá despertar o interesse dos participantes será a “Como criar um ‘Sell’ room (sala de vendas) e não um showroom”, do fundador e presidente da Dionco, James Dion, realizada no dia seguinte.
Já o economista-chefe da Associated General Contractors of America, Ken Simonson, abordará questões de interesse para os instaladores e empresas terceirizadas com a sessão "Previsões para Construção: Qual o impacto que se pode esperar?", que irá explicar como a economia atual está afetando a indústria da construção. Além disso, Simonson também irá fornecer informações sobre como empreiteiros e outros profissionais da indústria poderão responder estrategicamente à diminuição de orçamentos e adiamento de projetos.