domingo, 12 de fevereiro de 2012

Insumos ecologicamente corretos na Feira

Extraído do site da Revista Leia

11.2.2012 - Redação

Os produtos biodegradáveis, que visam preservar o meio ambiente, foram destaques da Vitória Stone Fair. Um exemplo foi o lançamento do BrioAction, voltado para o tratamento de superfícies e acabamento final de mármores e granitos, feito à base de água.

De acordo com o supervisor técnico Adaurito Brandão, a novidade é de fácil aplicação e dispensa o uso de máscaras e luvas. “Os outros fabricantes utilizam solventes e produtos à base de petróleo. O BrioAction é totalmente biodegradável. Até uma dona de casa pode aplicá-lo”, frisou.

Brandão destacou ainda que o lançamento, que é voltado para marmoristas e restauradores, além de tratar o mármore e o granito tirando manchas e sujeiras, impermeabiliza a pedra, sendo mais uma vantagem do produto.

Outra novidade exposta na Vitória Stone Fair é a resina ultravioleta de secagem praticamente instantânea. O material é líquido e não depende de catalisador e nem vai ao forno para concluir o processo.

Para se ter uma idéia, as resinas existentes no mercado precisam passar por um forno para que ocorra a secagem, o que demora de 24 a 48 horas. Com a resina ultravioleta, esse procedimento não precisa ser feito, aumentando a produtividade das indústrias.

De acordo com o assistente técnico Franklin Locatelli, essa resina já é utilizada na Itália e o objetivo agora é alcançar o mercado brasileiro. “Com a participação na Vitória Stone Fair queremos conquistar o mercado nacional”, disse.

Vitória Stone Fair recebe 24 mil visitantes em sua 33ª edição

Extraído do site da Revista Inforochas

Termina nesta sexta-feira (10) a 33ª edição da Vitória Stone Fair. A maior vitrine do setor de rochas ornamentais da América Latina reuniu 420 expositores nacionais e internacionais, durante quatro dias, no Pavilhão de Carapina, na Serra.

Aproximadamente 24 mil pessoas, de 65 países e de todos os estados brasileiros, ficaram por dentro do que há de mais moderno do setor, em relação a equipamentos, máquinas e insumos. Promovida pelo Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag) e pela Milanez & Milaneze, a Vitória Stone Fair 2012 ocupou uma área de 32 mil metros quadrados.

“A Vitória Stone Fair é o termômetro do mercado mundial de rochas ornamentais, sendo um espaço de apresentação de novos materiais, produtos, equipamentos e insumos, consolidando ainda mais o desenvolvimento e a maturidade do segmento”, afirmou Emic Malacerne Costa, presidente do Sindirochas.

Os visitantes da feira puderam também conhecer de perto o processo de extração e beneficiamento das rochas ornamentais, durante visitas monitoradas ás indústrias que fazem parte da Rota do Mármore e do Granito, a primeira rota voltada especificamente ao turismo de negócios do Brasil.

Devido ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (SEBRAE-ES), 20 empresas do porte nos segmentos de mármore e granito, bens de capital e Tecnologia da Informação puderam participar da feira, por meio do estande do SEBRAE-ES.

Uma das novidades foi a presença de um estande da Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa), que, pela primeira vez, participou da feira para divulgar e explicar o trabalho social realizado pela entidade.

Outra novidade foi o monumento feito pelo escultor italiano Giacomo Castiglia. Feita em um monobloco de granito com mais de 40 toneladas, 4,5 metros de comprimento, 1,6 metro de largura e 2,5 metros de altura, a escultura homenageou a economia brasileira.

No primeiro dia de evento, o governador Casagrande discursou. “Esse é um grande evento, que ajuda a divulgar nossos trabalhos. Com certeza, essa é uma feira muito importante para todos. Podemos avaliar pela representação política e empresarial presente hoje aqui”.

Acordos para aumentar a competitividade e a presença das empresas capixabas do setor de rochas ornamentais no mercado mundial foram assinados pelo governo do Estado durante a abertura da feira.

Entre as medidas, foi anunciada a proposta de redução da alíquota de ICMS aplicada sobre os produtos em até 10%, no caso dos materiais com maior valor agregado. A medida faz parte de um protocolo de intenções firmado entre o governo e o Sindirochas para estimular a agregação de valor e fortalecimento da competividade das mineradoras por meio de tributação diferenciada. Com isso, Romildo Tavares, superintendente do Sindirochas, já prevê queda do ICMS em 5%, 8%, 9% e 10%, conforme o nível de valor agregado dos derivados de rochas ornamentais.