quinta-feira, 10 de abril de 2008

Projeto da UCL, TecVitória e Sebrae ganha bolsa do Ministério da Ciência e Tecnologia

Um projeto voltado para a proteção ambiental, desenvolvido pela Faculdade do Centro Leste (UCL) em parceria com a TecVitória e o Sebrae-ES, acaba de ser selecionado para receber aporte, durante dois anos, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O Concretar, como foi batizado o projeto, trata da utilização de resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais em artefatos pré-fabricados de concreto. Seu objetivo é estudar a viabilidade técnico-econômica e transferir a tecnologia da fabricação de artefatos pré-fabricados de concreto armado e simples, como manilhas, postes e peças de meio-fio, para micro e pequenas empresas do ramo.
A escolha pelo tema do projeto é bastante oportuna. O Espírito Santo é responsável por cerca de 80% da produção nacional de pedras ornamentais. Durante o processo de beneficiamento, são geradas grandes quantidades de resíduos que precisam ser aproveitados de forma racional, sob risco de causar danos ao meio ambiente. Nesse cenário, a construção civil desponta como um dos setores industriais com mais possibilidade de aproveitamento desse material, devido ao número de insumos e volume de matéria-prima que consome.
Para a gestora de Projetos da TecVitória, Kátia Regina Cunha, a contemplação do projeto capixaba é, acima de tudo, uma conquista. “O Concretar consolida a credibilidade e o poder de articulação alcançados pela TecVitória junto às instituições de fomento”, disse, acrescentando que as micro e pequenas empresas vão participar do projeto com o fornecimento dos resíduos.
A concessão da bolsa estava prevista na Chamada Pública MCT/Sebrae/Finep/Ação Transversal 04/2007 – APLs.