terça-feira, 6 de agosto de 2013

Entrevista: Francisco Ramaldes

Abaixo, matéria extraída do site Rede APL Mineral

05/08/13 – Estado onde se destina mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais, referência mundial em mármore e granito, líder absoluto na produção nacional de rochas e região com setor de rochas ornamentais que gera emprego e renda para 130 mil capixabas (20 mil postos diretos de trabalho e 110 mil indiretos). Essas informações explicam a importância do Espírito Santo no setor mineral brasileiro. Sintetizando esse atual cenário a capital Vitória recebe, de 05 a 07 de novembro, o X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o VII Encontro da Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – RedeAPLmineral.
Com o tema Competitividade e Sustentabilidade o evento é aguardado pela classe setorial de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e todos os anos atrai centenas de participantes. Esse ano a organização local é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento – SEDES. Para falar dos preparativos do evento, do cenário mineral capixaba, e das atividades desenvolvidas pela SEDES, o Portal da Rede foi conversar com o Gerente de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria, Francisco Ramaldes. Confira a seguir a entrevista:

RedeAPLmineral – O Espírito Santo possui números vitoriosos em seu setor mineral. Como o estado chegou a tal êxito?

Ramaldes: O Estado é referência em alguns setores que integram o APL Mineral. O setor de rochas ornamentais, por exemplo, é tradicional no Espírito Santo e todas as suas conquistas estão relacionadas ao trabalho realizado pelos empresários do segmento, que se qualificam ao longo do tempo, em parceria com o Governo do Estado, que realiza ações para que o setor se mantenha competitivo. E através dessas ações os demais segmentos, como moagem e calcário, água mineral, cerâmica vermelha, também são beneficiados. 

No Estado, o setor de água mineral possui empresa com certificação internacional, o segmento de cerâmica vermelha evoluiu em tecnologia, e os setores de rochas, água mineral e moagem e calcário estão inseridos nos benefícios dos Contratos de Competitividade coordenados pela Sedes. 

RedeAPLmineral – Quais são os próximos passos do setor mineral capixaba?

Ramaldes: O segmento vem dando passos importantes para o crescimento. A relação internacional do setor de rochas é um amadurecimento considerável, buscando o beneficiamento e a agregação de valor dos produtos locais. Atualmente, o setor possui um Centro Tecnológico de Mármore e Granito (Cetemag), ligado ao Sindirochas, e é um exemplo a ser seguido por outros setores. 

RedeAPLmineral – A SEDES está sempre envolvida nas ações de desenvolvimento do Estado, participando de ações, eventos e promoções que divulgam a imagem do Espírito Santo. Atualmente como é feito esse trabalho?

Ramaldes: Por orientação do Governo Estadual, a Sedes é a porta de entrada de todos os projetos dos setores produtivos. Eles são avaliados por uma equipe técnica e, dentro das possibilidades, viabilizados. 

Outro ponto de atuação da Sedes está relacionado à criação da subsecretaria de Comércio Exterior e Relações Internacionais, que dá suporte aos setores em sua relação com o mercado internacional. 

RedeAPLmineral – Já na sua décima edição o Seminário Nacional de APLs percorreu por alguns estados discutindo a situação dos APLs de todo o Brasil e em especial do local onde o evento é realizado, qual é a importância para o Espírito Santo sediar esse evento?

Ramaldes: É importante destacar o Estado no cenário nacional, já que somos referência nos setores. O Espírito Santo se sente valorizado em receber o seminário.

Outro fator importante é trazer os estudantes dos nossos centros de ensino, coordenados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, que têm políticas voltadas para os profissionais dos setores e suas qualificações, o que é de extrema importância para os estudantes que estão se preparando para o mercado.

RedeAPLmineral – A três meses do Seminário com andam os preparativos?

Ramaldes: Devido à história do seminário, foi construída uma metodologia com estrutura de coordenação local e nacional e todos os participantes se envolveram com o projeto de forma comprometida e integrada. Os preparativos estão ocorrendo dentro do cronograma previsto. 

RedeAPLmineral – Qual seria o recado para os participantes, palestrantes e instituições que irão a Vitoria participar do X Seminário e VII Encontro RedeAPLmineral?

Ramaldes: O tema é Competitividade e Sustentabilidade dos APLs. É importante debater esses assuntos no atual cenário econômico brasileiro, que precisa ampliar mercados e crescer internamente.

Fonte: Equipe de Comunicação RedeAPLmineral