quinta-feira, 16 de julho de 2009

Rota do Mármore e do Granito

Extraído do site da Milanez & Milaneze

Uma rota de bons negócios
O potencial das rochas ornamentais capixabas atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o estado. O roteiro percorrido por compradores de pedras e profissionais do segmento forma a Rota do Mármore e do Granito, a primeira voltada especificamente ao turismo de negócios no Brasil. Sobressaem Cachoeiro de Itapemirim, no sul, Nova Venécia, no norte, e Vitória, no centro.
O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Responde por praticamente metade da produção e das exportações do País. Também concentra mais da metade do parque industrial brasileiro. Estima-se, para esse segmento, um crescimento médio de 30% nas exportações nos próximos três anos. Além disso, investimentos da ordem de US$ 1 bilhão até 2013.
Vitória, com seu complexo portuário, consiste na principal via de exportação de blocos e chapas de pedras ornamentais do País. A capital sedia uma das duas edições anuais da Feira Internacional do Mármore e Granito, a Vitória Stone Fair Brasil. O evento exerce um papel fundamental para o desenvolvimento organizacional e tecnológico desse segmento, pois é nele que as empresas apresentam suas novidades. A outra edição da feira, a Cachoeiro de Itapemirim Stone Fair, é realizada em Cachoeiro de Itapemirim. A cidade é o maior pólo processador do Brasil, nacionalmente conhecido por seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, o maior do estado.
No norte do estado, a extração e o beneficiamento do mármore e do granito estimularam o desenvolvimento dos municípios da Rota e incentivaram a criação de milhares de empregos. A região é conhecida como Núcleo de Extração de Nova Venécia e tem este município como referência.

Potencial
A exploração de rochas ornamentais é o terceiro maior gerador de receita para o estado e responde por 7% do produto interno bruto (PIB) capixaba. Das 26 maiores empresas brasileiras exportadoras de rochas ornamentais com faturamento superior a US$ 10 milhões em 2007, 21 encontram-se instaladas no Espírito Santo.
O tamanho das jazidas e a importância dos negócios alavancados por esse segmento da economia capixaba justificam a inclusão de 21 municípios na Rota do Mármore e Granito.
No sul do estado, onde Cachoeiro de Itapemirim se destaca como principal centro de extração concentra-se as jazidas de mármore. Ao Norte, que tem Nova Venécia como referência, estão as jazidas de granito.

Tecnologia
O principal parque industrial de beneficiamento das rochas ornamentais capixabas fica no sul do estado. Paralelamente, a Região Metropolitana da Grande Vitória registra um crescimento do número de empresas de processamento de mármore e de granito, responsáveis pela oferta de produtos de maior valor agregado.
Mercado
A modernização das instalações físicas e das relações de comércio, especialmente com o mercado exterior – intimamente relacionada à profissionalização do segmento de rochas ornamentais no estado -, e a promoção de eventos realizados para divulgar a produção regional a exemplo da Vitória Stone Fair e da Cachoeiro Stone Fair aumentaram a competitividade das empresas localizadas nos municípios da Rota.

Municípios que compõem a Rota
Vitória
Cachoeiro de Itapemirim - (a 134 km de Vitória)
Barra de São Francisco - (a 250 km de Vitória)
Nova Venécia - (a 246 km de Vitória)
Ecoporanga - (a 305 km de Vitória)
Água Doce do Norte - (a 290 km de Vitória)
Pancas - (a 176 km de Vitória)
Baixo Guandu - (a 176 km de Vitória)
Vila Pavão - (a 286 km de Vitória)
Muqui - (a 139 km de Vitória)
Rio Bananal - (a 148 km de Vitória)
São Domingos do Norte - (a 89 km de Vitória)
Água Branca - (a 213 km de Vitória)
Alegre - (a 196 km de Vitória)
Atílio Vivacqua - (a 165 km de Vitória)
Castelo - (a 141 km de Vitória)
Conceição do Castelo - (a 120 km de Vitória)
Linhares - (a 135 km de Vitória)
Mimoso do Sul - (a 173 km de Vitória)
Serra - (a 28 km de Vitória)
Vargem Alta - (a 136 km de Vitória)
Viana - (a 18 km de Vitória)

Empresários se preparam para Encontro Brasil-Alemanha

Extraído do site da Revista Inforochas

Neste ano, a capital capixaba será a anfitriã do 27º encontro econômico entre empresários brasileiros e alemães. O evento, considerado um dos mais importantes encontros da área econômica, será realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções de Vitória.
Com o objetivo de ampliar as relações comerciais e a cooperação técnico-financeira; atrair investimentos para ambos os países e promover a associação entre empresários e empresas – incluindo a transferência tecnológica –, o encontro promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) é uma vitrine para todos os tipos de segmentos, principalmente o setor de rochas ornamentais, o que torna o ambiente uma oportunidade ideal para avanço de novas negociações.
“A Alemanha é um mercado muito importante. E nesse momento de crise, o setor de rochas capixaba tem buscado novos mercados e, como já existe um trabalho iniciado no país germânico, esse projeto deve ser intensificado. Esse encontro será fundamental para conhecermos as demandas do país, o que o mercado de lá considera mais importante, enfim, estabelecer um contato mais efetivo com o mercado alemão”, destaca a superintendente do Centrorochas, Olívia Tirello.
Para alcançar tais metas, a programação dos três dias de encontro inclui painéis, workshops e reuniões temáticas. Em paralelo, durante o dia, acontecerá ainda uma feira, com exposições e apresentação de indústrias e empresas interessadas a demonstrar seus produtos e serviços.
Além disso, os empresários alemães serão estimulados a conhecer as indústrias capixabas por meio de visitas técnicas quando poderão conhecer o parque industrial local e a infraestrutura disponível para comercialização de bens e serviços.
Saiba mais
A cidade de Vitória foi confirmada como sede durante o 26º encontro, realizado em Colônia, Alemanha, em agosto do ano passado. A dinâmica do evento é a realização do encontro no Brasil nos anos ímpares e na Alemanha, nos pares.
A cada edição, o encontro econômico tem reunido mais de mil participantes, entre empresários, imprensa e organizadores. Neste ano, o encontro será promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Consulado Alemão no Espírito Santo, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Vitória, Convention & Visitors Bureau, Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Confederação Nacional de Indústria e BDI (Federação da Indústria Alemã).

Serviço
Data: 30 de agosto a 1º de setembro
Local: Centro de Convenções de Vitória