sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cachoeiro participa da Vitória 2009 Stone Fair -Brasil

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Estande de Cachoeiro de Itapemirim na Vitória 2008 Stone Fair - Brasil.

O município de Cachoeiro já está ultimando os preparativos para marcar presença na Vitória 2009 Stone Fair - Brasil, que acontece do dia 10 ao dia 13 de fevereiro. Para divulgar a cidade, que tem 70% da sua economia envolvida na extração e no beneficiamento de pedras ornamentais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) está acertando os últimos detalhes da montagem de um estande com alguns dos produtos mais tradicionais da região.
A Vitória Stone Fair, também conhecida como a Feira Internacional do Mármore e do Granito, é o maior evento do ramo em toda a América Latina. Para a edição de 2009, são esperados 350 expositores de vários Estado do Brasil e do exterior. Um deles será o município de Cachoeiro de Itapemirim, que pretende vender a ideia de que a cidade é uma ótima opção para quem quer investir e morar.
Para isso, está contando com parcerias de empresas privadas. A fábrica de balas Itabira, a Cofril e a Selita ofereceram produtos para as pessoas que visitarem o estande degustarem. Além deles, o fabricante da cachaça Floresta doou estojos, com miniaturas de garrafas, a fim de serem distribuídas durante a feira. E a Milanez & Milaneze cedeu o estande para a utilização da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Envelopes com cartões postais, mostrando algumas das principais tradições folclóricas do município também estarão expostos nos quatro dias de feira. Uma forma de mostrar um pouco mais sobre um atrativos da cidade ainda pouco divulgados no Espírito Santo.

Suppin recebe a visita de representantes de Vila Pavão e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo

Extraído do site da SUPPIN

A Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin) recebeu hoje (04/fev), às 14 horas, a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Vila Pavão, Martin Bruno Francois e do chefe do Departamento de Terra e Cartografia do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf),José Olavo Bellon para tratar das providências que devem ser tomadas para instalação do polo empresarial no município. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Suppin, localizada na Reta da Penha, em Vitória.
Os representantes de Vila Pavão e do Idaf foram recebidos por William Galvão Lopes, diretor-geral da Suppin; Letícia Campos Buaiz, chefe da Assessoria Jurídica, André Luiz Dan Ramos, gerente Técnico Operacional de Empreendimentos (Gtoe), e Breno dos Anjos Gonçalves, subgerente de Gestão de Fiscalização.
Nesse encontro ficou definido que Vila Pavão irá cuidar da regularização dos documentos de dois terrenos que foram desapropriados no início dos trabalhos. Também ficou responsável pela reestruturação do grupo de trabalho, que recebeu alterações após a posse do prefeito Ivan Lauer, eleito para o segundo mandato.
A Suppin ficou responsável por agilizar sua equipe técnica para elaborar o projeto Pré-urbanístico, e também agilizar a contratação do Plano de Controle Ambiental (PCA) e dos Projetos Executivos e Complementares do polo.
A área para instalação do polo tem 878.460,00 m² e está localizada no distrito de Córrego Grande, na rodovia Otávio Aires de Farias, no município de Vila Pavão. Ela foi declarada de utilidade pública pelo Decreto Estadual nº 016-S, assinado pelo governador Paulo Hartung em janeiro de 2008.
A implantação deste polo empresarial segue as metas e propostas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo 2025, que o Governo adotou a partir de 2004 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social em todo o Estado, criando condições para que o processo de descentralização aconteça de forma sistemática.
Parcerias
Foi apresentado aos visitantes, para conhecimento e encaminhamento de soluções, o levantamento topográfico do polo. Esse trabalho tem o objetivo de identificar os limites da área e foi remetido ontem à Suppin pela empresa contratada para preparação desse documento.
Esse material é imprescindível para a realização das próximas etapas de implantação do polo : produção do projeto pré-urbanístico, detalhamento da viabilidade técnica e econômica, obtenção do licenciamento ambiental e instalação da infra-estrutura necessária para comercialização dos lotes.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Pavão, Martin François, a cada movimentação da Suppin a comunidade, interessada na implantação do polo, tem que se mobilizar. “Temos que dar sempre um feed-back, o grupo e a sociedade tem que estar sempre motivados, e conscientes da importância que esse empreendimento tem para o município e regiões vizinhas”.
Região do granito
O Polo Empresarial de Vila Pavão terá como eixo estruturante as empresas da cadeia produtiva do setor de rochas ornamentais, complementado com empresas de segmentos da economia tradicional (indústria, comércio e serviços).
A região concentra uma das maiores reservas de granito do país, e o Espírito Santo se destaca como 6º exportador mundial em volume físico e 4º exportador brasileiro em bruto, compondo 50% da produção nacional.
No mapa de potencialidades econômicas do Espírito Santo Vila Pavão compõe, junto com Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis e Água Doce do Norte, a Região Noroeste I.
Essa região é uma área de transição entre o complexo cafeeiro e a zona de pecuária, sendo as reservas de granito uma das maiores potencialidades para atração de investimentos em plantas industriais.
O Governo do Estado tem, por intermédio da Suppin, (que é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento) um convênio de parceria assinado em março de 2008 para implantação do polo em Vila Pavão.

Informações Adicionais:
Assessor de Comunicação da Suppin Aníbal José
3380-2019 / 9941-1190

Vitória Stone Fair recebe jornalistas internacionais

Extraído do site da Milanez & Milaneze

Além de empresas interessadas em geração de negócios, a Feira atrai jornalistas de várias partes do mundo em busca de novidades do setor de rochas ornamentais. Este ano, nove jornalistas de oito revistas internacionais já confirmaram presença no evento. São representantes das revistas Stein e Stone Plus (Alemanha), Stone World (Estados Unidos), Stone Technology (Índia), Marmomacchine Classic e Faenza Universal Stone (Itália) e Swiat Kamienia e Ski & Vak Presshouse (Polônia).
“Mesmo neste tempo de dificuldades econômicas, o Brasil continua sendo o maior exportador de granito para os Estados Unidos e um dos maiores exportadores de granitos internacionalmente. Nos últimos 10 anos o Brasil se tornou um importante fornecedor de produtos sob medida, principalmente para o mercado do EUA. A Vitória Stone Fair sempre ofereceu as melhores oportunidade para encontrar novas matérias, compartilhar estratégias de negócios e tendências, e network com os líderes das indústrias do mundo inteiro”. Está é a opinião editorial da revista Stone World.

Vitória Stone Fair recebe jornalistas internacionais

Extraído do site da Milanez & Milaneze

O vice-presidente executivo do Marble Institute of America (MIA), Gary Distelhorst, será uma das presenças internacionais na Vitória Stone Fair deste ano, e vai apresentar uma palestra para os visitantes.
Dentre os assuntos tratados, o vice-presidente vai falar sobre o atual momento da economia americana, as perspectivas de melhoria, principalmente nas indústrias de construção, e o impacto da nova administração de Barack Obama.
Além disso, será apresentado o programa que o setor de rochas dos Estados Unidos está desenvolvendo e que vai gerar aproximadamente US$ 8 milhões para promover as rochas ornamentais no país.
As normas e certificações para atuar como exportador para o mercado europeu é tema da palestra que o engenheiro da empresa alemã LGA Bautechnik GmbH, Joachim Deppisch, vai apresentar na Vitória Stone Fair 2009. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina.