quarta-feira, 14 de julho de 2010

CETEM realiza capacitação em Análise de Ciclo de Vida

Extraído do site do CETEM
Data: 13/07/2010 - Redação: Phillipe Fernandes de Almeida e Nuria F. Castro

Aconteceram nos meses de maio e junho, no Campus do CETEM em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo (CETEM-CACI), dois cursos de capacitação em Análise de Ciclo de Vida: um teórico sobre sustentabilidade e o papel de uma Análise de Ciclo de Vida (ACV) como mecanismo de medição do desempenho ambiental de produtos e um outro prático de utilização de um software específico de ACV, que se utiliza de bases de dados para análises de produtos e estudos de sustentabilidade de processos produtivos. Os cursos foram ministrados pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV).
Os cursos realizados fazem parte do cronograma do projeto intitulado Melhorias Tecnológicas, Ambientais e Energéticas da Produção de Rochas Ornamentais por meio da Avaliação do Ciclo de Vida do Produto – ICV Rochas, que está sendo realizado por uma equipe do CETEM formada por pesquisadores do Campus de Cachoeiro de Itapemirim e da sede no Rio de Janeiro, sob coordenação da Dra. Mônica Castoldi Borlini (CACI-CETEM-ES) e financiado pelo CNPq. O programa conta com a participação do Centro Tecnológico do Mármore e Granito - CETEMAG, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO e de profissionais do setor de rochas ornamentais. O projeto será finalizado em outubro de 2012.
O objetivo desse projeto é realizar um Inventário do Ciclo de Vida (ICV), um estudo pioneiro na cadeia produtiva de rochas ornamentais que abastecerá o banco de dados do Sistema Brasileiro de Informação de Inventários de Ciclo de Vida, gerido pelo IBICT, com quantitativos químicos, físicos e energéticos: entradas e saídas de materiais e energia, desde a extração da rocha até o seu uso final. O objetivo desse Sistema de Informação é o de melhorar a competitividade ambiental da indústria brasileira, preparando-a para as exigências internacionais de desempenho ambiental dos produtos.
Para obter outras informações, entre em contato com:
Phillipe Fernandes de Almeida (palmeida@cetem.gov.br) ou Nuria F. Castro (ncastro@cetem.gov.br).
http://www.cetem.gov.br/