sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Feira sinaliza termômetro de recuperação do mercado

Extraído do site Milanalez & Milaneze

A expectativa é de que o evento sinalize o ritmo de recuperação do mercado mundial de rochas
A Vitória Stone Fair 2010 acontece num momento em que as economias do mundo sinalizam a retomada do ritmo de crescimento. E o Brasil, que tem se revelado menos afetado pela crise financeira mundial, não poderia deixar de ser o melhor cenário para isso. É aqui, mais precisamente no Estado do Espírito Santo, que os principais atores do segmento de rochas ornamentais vão se reunir na feira que é uma das três mais importantes do mundo.
A Vitória Stone Fair 2010 será realizada de 23 a 26 de fevereiro no Pavilhão de Exposições de Carapina (Serra-ES). O evento vai reunir cerca de 370 expositores dos principais estados brasileiros e de países como Espanha, Itália, Portugal, Turquia, Egito, Paquistão, Índia e China.
Esta edição do evento será uma espécie de termômetro para avaliar a recuperação do mercado mundial de rochas ornamentais, afirma Cecília Milanez Milaneze, organizadora do evento. Ela enfatiza que o pré-credenciamento de participantes também é um indicador importante e positivo: “já temos visitantes cadastrados de diversas partes do mundo”, destaca.
As estatísticas do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) sinalizam a retomada do mercado. Após sucessivos períodos de queda nas exportações, novembro e dezembro foram meses de recuperação. Expositores confirmam que importantes compradores mundiais, sobretudo do Canadá, China e Estados Unidos, já começam a retomar os negócios.
As exportações brasileiras de rochas cresceram 1,1% em novembro e 9,45% em dezembro, em relação aos meses correspondentes de 2008. Nas exportações do Espírito Santo a reação foi ainda maior: crescimento de 8,5% em novembro e de 10,5% em dezembro, também em comparação com janeiro e dezembro de 2008. Importante destacar que o Espírito Santo concentra a maior parte das exportações brasileiras de rochas: em 2009, respondeu por 66% dos US$ 955 milhões exportados pelo Brasil, segundo estatísticas do Centrorochas.
O mercado mundial de rochas, aliás, será tema de uma das palestras da Vitória Stone Fair 2010. O assunto será abordado pelo vice-presidente executivo do Marble Institute of America (MIA), Gary Distelhorst, dos Estados Unidos.
O Novo Marco Regulatório da Mineração do Brasil também será discutido no evento. Estão confirmadas as presenças do secretário de Geologia e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar, e do diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Cedraz Nery.
O presidente do Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Emic Costa, salienta que a Vitória Stone Fair é uma grande oportunidade de se conhecer as necessidades dos clientes, alavancar e consolidar parcerias interessantes. “Temos consciência de que o ano de 2010 reserva expectativas positivas para a economia brasileira, que vem demonstrando amadurecimento e atraindo atenção dos investidores internacionais”, observou ele.
DIVERSIDADE DE PEDRAS – Como já é tradição, a Vitória Stone Fair vai expor a rica diversidade de pedras brasileiras, principalmente granitos exóticos, movimentados e clássicos. O Brasil tem mais de mil diferentes tipos de granitos e boa parte deles poderá ser conferida na feira. Expositores de estados produtores como Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais e Bahia vão mostrar as riquezas de seus subsolos. A feira reserva ainda espaço para o mármore brasileiro e de outros países.
A ardósia também marca presença no evento, com a participação de 19 empresas que integram a Associação dos Mineradores e Beneficiadores de Ardósia de Minas Gerais (Amar-MG). A Amar-MG representa produtores de nove municípios que formam a Província das Ardósias de Minas Gerais, e vai mostrar na Vitória Stone Fair as variedades disponíveis na região, cujo principal destino é o mercado externo. A participação dos produtores mineiros de ardósia é viabilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).
Ainda no segmento de rochas, outra participação importante é dos produtores de quartzito de Pirenópolis (GO). As lâminas verdes, amarelas, brancas e rosas são bastante utilizadas na decoração de pisos, paredes, muros e outras aplicações na construção civil. Pirenópolis é um importante polo produtor de quartzito e o Sebrae-GO apoia a participação dos produtores na Vitória Stone Fair.
Além da grande diversidade de rochas do solo brasileiro, a Vitória Stone Fair terá forte presença de expositores de máquinas, equipamentos, insumos, serviços e outros.
ROTA DO MÁRMORE E GRANITO – Durante a feira, os visitantes poderão dispor de pacotes para visitação às indústrias e pedreiras da Rota do Mármore e Granito, que inclui o sul e o norte do Espírito Santo. Ao sul, os roteiros incluem principalmente a região de Cachoeiro de Itapemirim, que concentra importantes indústrias e muitas serrarias e é onde acontece, em agosto, a Cachoeiro Stone Fair. Ao norte do estado, o destaque são as empresas do setor de rochas da região de Nova Venécia, importante polo produtor de granito.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA – O setor de rochas ornamentais tem importância estratégica na economia brasileira, com representatividade significativa nas exportações e na geração de empregos. Considerando as vendas para os mercados interno e externo, e as transações envolvendo máquinas, equipamentos, insumos e outros, a movimentação do setor ultrapassa US$ 2 bilhões de dólares por ano.
O Espírito Santo tem posição de destaque neste cenário, sendo um importante polo processador de rochas ornamentais. Aqui estão concentrados o maior parque processador de rochas do Brasil e boa parte das reservas brasileiras de granito. O estado responde por 50% da produção brasileira de rochas ornamentais e por mais da metade das exportações. A Vitória Stone Fair contribui para mostrar a força do setor de rochas ornamentais no Espírito Santo, no Brasil e no mundo.
Fonte: Assessoria de Imprensa