segunda-feira, 4 de março de 2013

Resultados da Vitória Stone Fair indicam crescimento do setor

Matéria extraída do site da Milanez & Milaneze


Mais uma vez a Vitória Stone Fair se encerra com expectativas bastante otimistas para o setor de rochas ornamentais. Estudos e avaliações realizadas apontam para um crescimento de até 10% nos negócios no decorrer deste ano.
Os empresários concordam e acreditam em um crescimento nas vendas de 15% somente para o mercado norte-americano, público com presença mais representativas durante a 35ª edição da feira do Espírito Santo.
Novos materiais e outros mercados também foram os grandes atrativos do evento. Além das rochas ornamentais exóticas, neste ano os empresários ressaltaram uma grande demanda por pedras clássicas, principalmente os chineses comprando os materiais amarelos.
O empresário da construção civil americano, Bill Steinest, disse que o evento está melhor a cada ano. “A maioria dos expositores já são pessoas conhecidas, mas sempre surgem novas oportunidades de negócios”, afirma. A chinesa Wang Liu da empresa Zhongzhi, disse que o maior volume de negócios foi fechado com os brasileiros, mas também pode encontrar com clientes da Argentina e do México.
Em sua primeira participação na feira brasileira, a Pokarna Limited, maior empresa do setor de rochas ornamentais da Índia, tem muito a comemorar e já garantiu presença em 2014. Naman Tripathi,  agente de vendas para a América Latina e do Norte, disse que fechou oito grandes contratos e além dos americanos, mencionou a presença de peruanos, chilenos e colombianos.    
O balanço parcial do evento registrou 20 mil visitantes, sendo 2,4 mil estrangeiros de 56 países. As maiores participações foram dos EUA, Canadá e China. A Rússia e a Venezuela foram uma surpresa para organização como países que mais aumentaram a visitação em relação às outras edições.