sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pesquisa inédita dá mais competitividade ao setor de rochas

Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze

Uma pesquisa inédita realizada em Cachoeiro de Itapemirim vai colaborar para a segurança na locomoção das pessoas. O trabalho, que busca definir tipos de acabamento das rochas usadas nos pisos, será apresentado em uma palestra na Cachoeiro Stone Fair 2013.
Letícia Valdo, responsável pela pesquisa, é estudante de Engenharia de Minas do Ifes de Cachoeiro e bolsista de iniciação científica do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem). Ela desenvolve o trabalho com a supervisão do pesquisador Leonardo Luiz Lyrio da Silveira, do Cetem. O objetivo da pesquisa é definir coeficientes de atrito compatíveis com o local onde o material será aplicado.
“Estamos medindo o ângulo de escorregamento de superfícies de rochas ornamentais submetidas a diferentes tipos de acabamento. Além de contribuir para a segurança na locomoção das pessoas, a pesquisa visa a aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais”, disse Letícia.
O trabalho está inserido no projeto “Apoio à Normalização e Avaliação de Conformidade de Rochas Ornamentais”, encomendado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no qual o Cetem é co-executor, e é coordenado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O setor de rochas ornamentais destaca-se por seu volume de produção e considerável variedade de produtos. De acordo com a pesquisadora, por ter tantas variedades, a necessidade de caracterização tecnológica desses produtos é de fundamental importância.

Serviço

Palestra – Determinação do coeficiente de atrito dinâmico em superfícies de rochas ornamentais brasileiras, submetidas a diferentes tipos de acabamento.

Palestrante – Letícia Valdo

Data – Quinta-feira, 22/08

Horário – 17h30

Local – Auditório da Cachoeiro Stone Fair 2013.