terça-feira, 18 de outubro de 2011

Empresários de Cachoeiro visitam Superporto do Açu


Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
Publicada em 17/10/2011 às 13:46
O Superporto fica a apenas 120 quilômetros de Cachoeiro (foto: Divulgação/LLX)
Empresários do setor de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim vão conhecer de perto nesta quarta-feira (19) o Superporto do Açu, maior empreendimento porto-indústria da América Latina, em construção no norte do estado do Rio de Janeiro. Eles participarão da visita técnica que a prefeitura vai promover com o objetivo de apresentar o complexo portuário como opção para a exportação de cargas do setor.
O prefeito Carlos Casteglione, o vice-prefeito Braz Barros, secretários municipais e representantes do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) também compõem a delegação, que sai às 7h de Cachoeiro com destino ao município de São João da Barra, onde está localizado o empreendimento.
O Superporto fica a apenas 120 quilômetros de Cachoeiro, portanto, mais próximo do que o Porto de Vitória, por onde as empresas de rochas exportam seus produtos hoje. Outras vantagens são a disponibilidade de um corredor logístico mais bem estruturado e a grande capacidade do terminal portuário, que tem 17 quilômetros de cais preparados para receber até 40 navios de grande porte.
Quando estiver em funcionamento, no fim de 2012 ou início de 2013, o porto deve movimentar 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações. O complexo ainda terá usinas siderúrgicas, polo metal mecânico, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, estaleiro, cimenteiras, entre outras indústrias.
Essa será a segunda visita ao Superporto organizada pela prefeitura Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A primeira aconteceu em maio do ano passado. Na programação da Cachoeiro Stone Fair deste ano, realizada em agosto, a prefeitura promoveu uma palestra para empresários do setor de rochas e metal mecânico sobre as oportunidades de negócios geradas pelo empreendimento.