quarta-feira, 30 de outubro de 2013

IEL/ES lança Manual de Rochas Ornamentais

Abaixo, matéria extraída do site da FINDES

Com o objetivo de disseminar conhecimento técnico necessário à caracterização, aplicação, uso e manutenção das rochas em diferentes finalidades e seu máximo aproveitamento econômico, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/ES) lança o Manual de Rochas Ornamentais. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, no Auditório do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL de Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 18 horas.


Publicação pioneira para o setor, o manual nasceu da parceria entre o Programa de Apoio a Iniciativas de Competitividade Local de Desenvolvimento Territorial (CNI/BID/Fomin) e a Federação das Indústrias do Estado Espírito Santo, por meio do IEL/ES. Além da versão impressa, o material estará disponível também em versão digital, nos endereços eletrônicos: www.iel-es.org.br e www.manualderochas.com.br.

Historicamente, o setor de rochas é uma importante vertente da economia capixaba. Líder nacional na extração, produção e beneficiamento de mármore e granito, o Espírito Santo reúne um dos maiores e mais organizados arranjos produtivos dessa atividade existentes no país. Atualmente, operam no APL (Arranjo Produtivo Local) cerca de duas mil empresas integrantes da cadeia produtiva do setor, sendo mais de 70% delas dedicadas ao beneficiamento do mármore e granito, fato que concede ao Espírito Santo o status internacional de uma das maiores fontes fornecedoras de rochas ornamentais do Brasil e do mundo.


Clique aqui:
http://www.manualderochas.com.br/

Crescimento médio do setor em 2013 foi de 30%


Abaixo, matéria extraída do site da Revista Rochas de Qualidade

O ano de 2013 está chegando ao fim com um balanço bastante positivo. É consenso entre os empresários, tanto os que trabalham na comercialização de rochas como os que fabricam e distribuem máquinas e insumos, de que este foi um grande ano para o setor.


Em uma enquete feita pela Revista Rochas de Qualidade foi possível destacar alguns dos principais pontos que fizeram com que o setor chegasse a 2013, com interessantes metas atingidas e um crescimento de 30% no mercado interno, validando este nicho como fundamental para a cadeia produtiva do setor. Um ponto que merece ser destacado foi o salto qualitativo e competitivo dado pelo setor em 2013, em função do advento da tecnologia das multifios. O que nos arrisca a dizer que, esta tecnologia é um ‘divisor de águas’ para o setor. Se antes, alguns empresários estavam reticentes em adotá-la ou não, hoje já é impensável não adotá-la, e apesar do seu custo ainda relativamente alto, os ganhos que ela propicia às empresas, tanto em aumento de produção como em ganho de qualidade do produto final, acaba compensando o investimento inicial. Hoje já podemos afirmar, inclusive, que o Brasil é um dos polos mundiais mais competitivos em processamento de chapas de grandes dimensões. Outro ponto que também deve ser considerado, é que todas as empresas, sem exceção, fizeram investimentos em seus parques industriais, tanto na parte de infra estrutura quanto na implantação de tecnologia. Por menor que seja a empresa, todas investiram em 2013, logicamente, respeitando o market share decada uma. O que caracterizou 2013, como um ano de investimentos, em todas as áreas em que esta palavra possa ser aplicada: quer seja na capacitação e qualificação de mão-de-obra, ampliação de áreas de galpão, instalação de máquinas, equipamentos, acessórios e insumos etc., tudo isso, para atender a demanda de um mercado em franco crescimento e que terá um crescimento médio assegurado ,pelo menos, durante os próximos três a quatro anos, em função dos eventos esportivos no País.

No que diz respeito à comercialização de produtos no mercado interno, em relação às vendas de importados e industrializados, houve um crescimento de 15%, alavancado pelos empreendimentos de luxo entregues este ano, especialmente edifícios comerciais e shopping centers, que especificaram em seus projetos, grandes metragens de rochas nacionais. Outra tendência que se tem verificado e que se torna cada vez mais frequente é a especificação de materiais de grandes dimensões, com chapas cada vez maiores. O que movimenta também outro segmento da cadeia: o de marmorarias. No que diz respeito às marmorarias, a escassez cada vez maior de mão-de-obra aliada à crescente competitividade, está fazendo com que este segmento invista mais assertivamente na mecanização de seus processos.

Em relação ao mercado externo, o Brasil bateu recorde de exportações em agosto último, alavancado especialmente pelas exportações para os Estados Unidos e a manutenção das exportações para a China, aumentando as expectativas de que o setor feche o ano com US$ 1,3 bilhão em exportações. A boa performance do setor de rochas em 2013 ainda rendeu ao Brasil a renovação do convênio APEXBRASIL/ABIROCHAS, e o destaque em uma matéria especial “Dossier Brasile”, no XXIV Rapporto Marmi e Pietre nel Mondo 2013, que aponta o País como líder do setor no Ocidente. E nada melhor do que fechar o ano com esta indicação: “Brasil,líder do setor no Ocidente”! E que venha 2014!

Vitória Stone Fair 2014

Abaixo, matéria extraída do site da Milanez & Milaneze



Apresentação


O que faz um evento ser sinônimo de referência e inovação no arranjo produtivo de rochas ornamentais?

É estar sempre superando desafios conjunturais, com o apoio de entidades políticas, entidades de classe, empresas privadas nacionais e internacionais, governos municipal, estadual e federal, fazendo com que o crescimento médio seja de 10% em relação às últimas edições.

Os números por si só reforçam a seriedade e a competência de um sonho da cadeia produtiva das rochas ornamentais brasileira, onde passaram nas últimas seis edições mais de 170.000 visitantes, destacando- se a participação de diversos setores de atuação direta e indireta, que reconhece e investem, em um mercado mundial de produção de rochas ornamentais e revestimento na ordem de 55 bilhões de dólares/ano, inserção no mercado internacional de 20,8 milhões de toneladas em rochas brutas e processadas no mercado internacional.

As projeções de consumo/produção e exportações mundiais indicam a manutenção da tendência de crescimento do mercado internacional. Por exemplo, para 2025, projeta-se a quintuplicação do consumo mundial e transações internacionais de 2,1 bilhões de m² equivalentes/ano.

A 37ª Feira Internacional do Mármore e Granito - VITÓRIA STONE FAIR 2014, a realizar-se em Vitória, Estado do Espírito Santo, será importante, pois é considerado como maior evento comercial do Estado e o mais expressivo do setor nas Américas.

A referência e inovação no arranjo produtivo de rochas ornamentais brasileira, é uma promoção do CETEMAG - Centro Tecnológico do Mármore e Granito e do SINDIROCHAS – Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo, e realização de MILANEZ & MILANEZE, que honradamente apresentam as informações pertinentes à realização desse evento, descrevendo o cenário ideal para seus investimentos.



Credenciamento Online



Evite filas. Faça já o seu credenciamento online.
Clique aqui

Regras de acesso:


Feira de Negócios dirigida a empresários e profissionais do setor. 
Acesso mediante convite e/ou credenciamento on-line. 
Na retirada da sua credencial, apresentar RG e cartão comercial. 
Proibido acesso para menores de 14 anos, mesmo acompanhados. 
Não será permitida a entrada de pessoas trajando bermuda e/ou chinelos. 
Proibido entrada de animais. 

Acesso Estudante

Visita somente no dia 21/02/2014, das 14:00hs às 16:00hs. Consultar normas de acesso a estudantes pelo site ou e-mail: estudantes@vitoriastonefair.com.br