terça-feira, 2 de agosto de 2011

Barra de São Francisco possui a maior reserva natural de granito do mundo

Extraído do site Folha Vitória

Publicado às 23:12 | Postado por Folha Vitória

Um tesouro encravado nas rochas é a principal fonte de renda de Barra de São Francisco. O município possui a maior reserva natural de granito já descoberta e as maiores jazidas de granito amarelo do mundo. Ao todo, a cidade concentra cerca de 180 pedreiras.

A exportação do Espírito Santo representa cerca de 65% de todo o granito que sai da América Latina. Nos quatro primeiros meses deste ano, a movimentação foi de mais de R$ 460 milhões.

O tratamento do produto agrega 40% a mais de rendimento para o empresário. Boa parte dos blocos gigantescos é vendida inteira para a China e para a Itália. A outra parte segue para o beneficiamento. “Aqui tem o ciclo inteiro, desde a extração, onde nós temos as maiores reservas, principalmente do tipo amarelo e verde, e que são conhecidos mundialmente, até o próprio beneficiamento”, destacou o diretor executivo da associação Mário Imbroisi.

A movimentação da pedra de forma correta é fundamental para a extração de uma chapa de qualidade. “Se não tivesse granito e as empresas não tivessem vindo para a nossa região, eu não sei o que seria do povo daqui. O granito veio para trazer oportunidade para todo mundo”, esclareceu o gerente de produção Élson Lopes Bonfim.

A boa oportunidade pode ser percebida no setor de comércio. Barra de São Francisco se tornou uma cidade pólo que abastece distritos e municípios vizinhos. “O comércio é bem diversificado e atende basicamente todos os ramos de atividades comerciais. Hoje Barra de São Francisco tem praticamente tudo o que possui uma cidade de grande centro”, comentou o presidente da Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), Ilton de Oliveira.

Nas lojas, o estoque está sempre abastecido porque a procura é garantida. “As pessoas vêm muito aqui para comprar. O pessoal do interior que trabalha com café e arroz”, disse a vendedora Karen Kristian.

Esperamos que esse crescimento e o investimento que as empresas estão fazendo gerem mais empregos e modernização”, finalizou o prefeito de Barra de São Francisco, Waldeles Cavalcanti.