sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Em feira na Itália, Casagrande anuncia parceira com Verona para eventos de rochas ornamentais

Extraído do site do Jornal ES Hoje



A maior feira de mármore e granito do mundo se associou aos empresários capixabas e, a partir de 2013, assumirá a coordenação das feiras do setor em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, além da Mecshow, realizadas pela empresa Milanez & Milanezi. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), durante o segundo dia da Marmomacc, em Verona, na presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
O diretor da Verona Fiere, Giovanni Mantovani, informou ao governador Casagrande que adquiriu 60% dos direitos das feiras que ocorrem no Estado. A intenção é a internacionalização da marca estrangeira, que já atua realizando feiras do setor nos EUA, Arábia Saudita e nesta quinta-feira (27), ainda fecharia negócios para aquisição das feiras de Marrocos, Catar e México.
Neste segundo dia em viagem à Itália, a comitiva capixaba liderada pelo governador Renato Casagrande, também conheceu o Mercato de Verona. A central de abastecimento de produtos agrícolas da cidade é a segundo maior do país e movimenta €$ 400 milhões por ano. Os produtos abastecem parte da Itália e Leste Europeu com mercadorias vindas de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, além da produção própria da região.
O governador Casagrande, com a comitiva capixaba, ainda durante a manhã desta quinta-feira visitou a consórcio ZAI, um entreposto de produtos industriais que abastece grande parte da Europa, fundado em 1970. Após o almoço com empresários capixabas que expõem na Marmomacc, o governador foi recebido pelo prefeito de Verona, Flávio Tosi, na própria sede da Prefeitura, chamada na região de “Comune”.
“O Espírito Santo é o Estado mais italiano do Brasil. Proporcionalmente, somos o Estado que recebeu mais italianos e muitos descendentes preservam a cultura do país”, informou o governador que também tem descendência italiana. Casagrande aproveitou o encontro para convidar o prefeito de Verona para visitar o Espírito Santo no mês de fevereiro do próximo ano, quando será realizada a Verona Stone Fair Brasil, a primeira após a concretização da parceria.
Flávio Tosi agradeceu o convite e disse que vai se esforçar para prestigiar o evento. O governador designou o ex-governador e ex-senador Gerson Camata, que integra a comitiva, como interlocutor oficial entre os dois órgãos públicos e estabeleça uma agenda comum entre o Estado do Espírito Santo e a cidade de Verona.
Além dos empresários capixabas e do ex-governador e ex-senador Gerson Camata, integram a comitiva estadual o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Felix e o presidente do Bandes, Guerino Balestracci. Ainda nesta quinta-feira (27), o governador se encontra com dezenas de empresários capixabas que estão em Verona participando da maior feira do mundo dedicada ao setor de rochas ornamentais.
Nesta sexta-feira (28), a agenda prossegue com encontros para prospectar novos negócios importantes para economia estadual. O retorno da comitiva capixaba será no próximo sábado (29).