quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Camilo Cola defende isenção de IPI para chapas polidas de rochas ornamentais

Extraído do site do Jornal Folha do Caparaó Sul

O deputado Camilo Cola (PMDB) defendeu, nesta terça-feira (3), em audiência com o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Miguel Jorge, a desoneração da alíquota de IPI para os produtos “chapas polidas e ladrilhos de rochas ornamentais”.
Atualmente em 5%, esta desoneração dará maior competitividade ao setor nestes tempos de crise. No encontro, com representantes de todos os estados do país, o deputado Camilo Cola leu para o ministro o documento em que o SindiRochas do Espírito Santo embasa seu pedido de redução deste tributo. Neste documento, assinado por Áureo Mameri, os empresários capixabas reconhecem os esforços do governo federal para enfrentar a crise, mas pedem especial atenção para o pleito.
O ministro Miguel Jorge informou que estará com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quarta-feira e levará a reivindicação dos empresários do Espírito Santo.
Depois de defender a desoneração do setor, o deputado pediu ao ministro Miguel Jorge agilidade na implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Colatina, no norte do Estado.
“Ali é o centro da produção de rochas ornamentais, um setor que superou, em três anos, o café na pauta de exportações capixabas”, disse. Ele se associou, ainda , à tese de que o ministério deve criar uma secretaria específica para cuidar da regulamentação da lei que criou as ZPEs. Por esta lei, 80% dos produtos serão exportados, com isenção tributária, e 20% poderão ser comercializados em território nacional.