segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Balanço positivo no encerramento da Vitória Stone Fair 2009

Extraído do site da Revista Inforochas

Terminou nesta sexta-feira (13) a 27ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito - Vitória Stone Fair 2009, realizada no Pavilhão de Exposições de Carapina, em Serra, Espírito Santo. Durante quatro dias, 350 expositores de diversas partes do Brasil e do mundo apresentaram seus novos produtos, inovações tecnológicas e fizeram contatos, ampliando as possibilidades para atuação estratégica no mercado de rochas ornamentais.
Focada no mercado internacional, a feira conseguiu atrair aproximadamente 18 mil visitantes nacionais e internacionais. Apesar da já esperada redução do público americano, os expositores foram positivamente surpreendidos com o número de visitantes oriundos de 68 países dos cinco continentes, além de 24 estados brasileiros. O cenário de crise mundial não abalou o otimismo dos que participaram do evento, superando expectativas.
“Os negócios foram reduzidos com a crise, mas isso é absolutamente normal em função da situação mundial”, destaca o visitante italiano Paolo Parodi, com quem concorda o empresário Dárcio Nogueira da Silva, do Rio de Janeiro. “A grande variedade de produtos na feira está como o comprador deseja. Mesmo com a crise, é possível encontrar muitos estrangeiros de vários locais prestigiando e fazendo negócios”, disse ele.
O fortalecimento da comercialização de rochas no mercado interno brasileiro também foi destaque. Tanine e Carlos Cardoso, empresários de Minas Gerais, identificaram no evento uma oportunidade de crescimento. “Estamos aqui para conhecer as novidades e o que há de novo em pedras e materiais. Acreditamos que neste ano os expositores estão focados também em nós compradores do mercado interno, dada a situação do mercado internacional”, avaliam.
O presidente do Sindirochas, Áureo Mameri, faz um balanço bastante positivo da Vitória Stone Fair. “Considero que esta foi a melhor feira que já realizamos, dada a adversidade do momento, em função da crise financeira global, e as incertezas do mercado. A Vitória Stone Fair deu nova direção e motivação aos empresários do segmento, mostrando novos caminhos e oportunidades de negócios. O setor encerra o evento otimista quanto à tendência de dias melhores”, finaliza.
A Vitória Stone Fair consolida-se como uma das cinco maiores feiras do mundo em seu segmento. “Em 2010, intensificaremos a divulgação em mercados que visitaram o evento trabalhando mais intensivamente junto às embaixadas do Brasil nos outros países. O objetivo é criar ações junto aos empresários do setor, a fim de definir estratégias para a mobilização de compradores desses mercados, além de adequações para que o evento seja ainda melhor”, destaca Cecilia Milaneze, diretora da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento.

Prefeito prestigia empresários na Feira do Mármore

Extraído do site da Prefeitura de Cachoeiro
O prefeito e empresarios articulam benefícios para o setor de rochas
Os empresários cachoeirenses do setor de rochas ornamentais foram prestigiados pelo Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione. Ele fez questão de visitar os estandes dessas empresas na Feira Internacional do Mármore e do Granito (Vitória Stone Fair 2009), que terminou nesta sexta-feira (13) no Pavilhão de Eventos de Carapina, na Serra.
Sempre acompanhado da primeira dama de Cachoeiro, Auxiliadora Zampirolli, ele cumprimentou os empresários, mas também buscou mais benefícios junto a outros órgãos governamentais. A visita do prefeito aconteceu na quinta-feira (12). Mas o trabalho de articulação da prefeitura em benefício do setor de rochas naquele evento começou antes ainda do início oficial, durante a montagem dos estandes, na terça-feira (10), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Um dos momentos do prefeito na feira foi uma reunião com representantes dos empresários e do Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A). Além de prestigiar o estande de cada empresa do município, Casteglione visitou os das associações representativas, como o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), a Associação dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para o Setor no Espírito Santo (Maqrochas) e o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (CentroRochas).
A Feira Internacional do Mármore e do Granito é evento mais importante da área em toda a América Latina. E Cachoeiro de Itapemirim tem 70% de sua economia voltada para a extração e o beneficiamento de rochas. Junto com outros 14 municípios capixabas, o município compõe Arranjo Produtivo Local (APL) que é o maior pólo de beneficiamento de rochas das Américas.
Dos empresários, o prefeito ouviu que a feira superou as expectativas, pois a maioria dos participantes do evento estava disposta a fazer negócios. No estande da prefeitura, além de tratar de negócios, os visitantes também puderam apreciar alguns produtos deliciosos produzidos em Cachoeiro, além de conhecer um pouco do artesanato local.

Feira do mármore e granito termina com público de 20 mil e participação de 68 países

Extraído do site Gazeta Online
13/02/2009 - 18h56 (Letícia Cardoso - Redação Gazeta Rádios e Internet)

A maior feira do setor de rochas ornamentais do país terminou nesta sexta-feira (13) com um público recorde de países visitantes. Ao todo, 68 nações enviaram representantes ao Espírito Santo para conhecer novas tendências e tecnologias na área de mármore e granito.
Os americanos foram a maioria entre os estrangeiros, com 735 visitantes, seguido da Itália com 247. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas), 20 mil pessoas passaram pelo Pavilhão de Carapina nestes quatro dias de evento.
Segundo o presidente do Sindirochas, Áureo Mameri, o número de visitantes e participantes estava dentro do previsto pela organização do evento. Mameri explicou que, por se tratar de uma edição que aconteceu em um ano atípico, onde a economia mundial passa por momentos de instabilidade, o público de 20 mil foi extritamente de pessoas que procuraram a feira para negócio.
"Falar sobre volume de negociações é precipitado. Ainda não temos esse dado. De fato, o que podemos ressaltar é que a edição deste ano teve um público mais profissional. Isso é tudo que o precisávamos, visto um momento difícil que passa todos os países por causa da crise mundial na economia", explicou áureo.
O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. O Estado é responsável por 47% da produção e 44% das exportações. O próximo encontro de empresários do setor de mármore e granito acontece no mês de agosto com a Cachoeiro Stone Fair 2009, que acontece no município de Cachoeiro de Itapemirim. A cidade é referência mundial no beneficiamento das rochas.

Máquinas pesadas fazem sucesso na Feira do Mármore

Extraído do site Gazeta Online
13/02/2009 - 13h36 (Guido Nunes - Redação Gazeta Rádios e Internet)

Logo na entrada da 27ª Feira Internacional do Mármore e do Granito, no Pavilhão de Carapina, na Serra, as máquinas pesadas de construção chamam a atenção pelo tamanho. Por atender tanto o setor de rochas, afetado pela crise econômica mundial, quanto o setor da construção civil, aquecido no mercado, os negócios na exposição não foram tão afetados pela retração da economia, pelo contrário.
Nesta sexta-feira (13), último dia da Feira do Mármore e do Granito, os expositores estavam satisfeitos com os resultados durante os quatro dias de evento. As escavadeiras e carregadeiras, que chegam a pesar 32 toneladas, tiveram uma boa média de venda: o preço varia entre R$ 300 mil e R$ 890 mil.
E teve estande que vendeu quase dez máquinas. O representante de vendas Braz Repossi disse que, no estande, além dos negócios fechados na Feira, há os clientes que iniciam a compra na exposição e terminam dias depois na loja. "A Feira do granito não atingiu o esperado, mas não podemos reclamar porque 80% do que estava pleiteado foi atingido. Na Feira a negociação começa e termina depois, com o próprio cliente. Não atingimos o esperado, mas foi satisfatório."
O consultor em vendas de um outro estandes de máquinas pesadas também ficou satisfeito com as vendas na Feira Internacional do Mármore e do Granito. Fabio Poltronieri ressaltou que o número de visitantes diminuiu em relação ao ano passado, mas ainda assim achou o evento satisfatório para as vendas.
"Foi tudo menor em relação à feira do ano passado. Mas com certeza ficou na média que a gente imaginou que era de não fazer grandes negócios como o ano passado. Acredito que a partir de março volte o mercado de máquinas. Foi satisfatório dentro do que imaginamos pois diante da crise esperávamos nem fechar negócios", disse o consultor em vendas.
A Feira Internacional do Mármore e do Granito teve início na última terça-feira (10). Foram ao todo 350 expositores do país e do mundo em uma área de 30 mil metros quadrados. O encerramento do evento acontece nesta tarde.