terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nova Venécia: 6º maior gerador de empregos do Espírito Santo no primeiro semestre

Extraído do site Folha Vitória

Publicado às 23:18 | Postado por Folha Vitória

Nas terras de Nova Venécia, o produtor colhe o café e cuida do gado. O 6º maior gerador de empregos do Espírito Santo no primeiro semestre também se destaca na extração de granito.

Mas são os animais que abastecem a economia de Nova Venécia. O rebanho leiteiro é de cerca de 13 mil cabeças e a produção de 13 milhões de litros de leite por ano. “Hoje nós temos aproximadamente 1,4 mil cooperados ativos entregando em media 150 mil litros de leite por dia”, destacou José Carnieli.

Apoiados em baquinhos, os vaqueiros trabalham até quatro horas na ordenha de quase 200 vacas. Alguns preferem trabalhar de um jeito diferente. “E nunca usei banco não. A profissão que mais adoro é ser vaqueiro”, comentou o vaqueiro Braz Lavanhole.

Máquinas não tiram o sustento desse povo. Ao contrário disso, geram mais de 400 empregos diretos. Na produção, o leite passa por poucos tratamentos para não perder o sabor, mas recebe um toque especial. “O sal é tempero da vida. É o que faz os ajustes. O tempero do queijo termina com o sal e o período de maturação”, disse o consultor técnico Américo Barbosa.

Do lapidar da economia é revelada a grande riqueza da região. São centenas de empresas de beneficiamento e o produto é vendido para o mercado interno e exportado para a América do Norte e a Europa. “A máquina não trabalha sozinha. Ela faz algumas funções sozinha, mas o funcionário tem que supervisionar”, afirmou o empresário Luciano Louziana.

O município de Nova Venécia é o quinto maior produtor de café do Espírito Santo, com 24 mil toneladas. A maior parte da safra de 2011 foi colhida, mas alguns produtores trabalham com um tipo tardio de conilon. “A vantagem é que sai do período critico de falta de mão de obra. Enquanto todo mundo está colhendo em maio e junho, com o tardio em agosto fica mais fácil para arrumar mão de obra”, argumentou o cafeicultor João Batista.

Hoje o uso de tecnologia é grande pelos produtores de Nova Venécia”, finalizou Wellington Marre, do Incaper.