quinta-feira, 9 de julho de 2009

CACI tem nova estrutura organizacional

Extraído do site do CETEM
Redação: Thatyana Freitas - Data: 07/07/2009

De acordo com a Portaria nº 407, publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de junho, a partir desta data, a implantação do Campus Avançado de Cachoeiro do Itapemirim (CACI) passa a ser coordenada por uma comissão que ficará responsável pela gestão administrativa e técnica da unidade avançada do CETEM até a inauguração das instalações definitivas, prevista para 2010.
A comissão de implantação é presidida pelo Dr. Carlos Peiter, Coordenador de Planejamento Acompanhamento e Avaliação do CETEM, tendo o Dr. Adriano Caranassios como substituto da presidência. Também fazem parte da comissão os Drs. Francisco Hollanda, Antonio Campos e Nuria Castro.
A equipe técnica lotada nas instalações provisórias do CACI, que ocupam uma área de 140 m2 no Instituto Federal Tecnológico do Espírito Santo (antigo CEFETES), será chefiada pela engenheira Nuria Castro. Os novos servidores do CETEM lotados no Campus Avançado, sendo dois técnicos, dois tecnologistas e dois pesquisadores, aprovados no concurso público realizado em 2008, foram recentemente empossados e já estão trabalhando.
No momento, a equipe se encontra integralmente dedicada ao atendimento de grande demanda das empresas do setor de mármores e granitos do Espírito Santo, para auditar e preparar laudos sobre consumo de insumos de produção que podem receber os benefícios de isenção de imposto de importação, através da operação conhecida como Drawback. O CETEM é um dos órgãos credenciados para elaborar tais laudos para o setor de rochas ornamentais reconhecidos pela Secretaria de Comercio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio.

Acordo entre Minas e Espírito Santo quer desenvolver economia de 11 cidades capixabas

Extraído do site Gazeta Online
09/07/2009 - 13h18 (Letícia Cardoso - gazeta online)

Um termo de cooperação assinado entre Espírito Santo e Minas Gerais vai gerar desenvolvimento econômico a municípios do norte e noroeste capixaba. Esta parceria prevê a ampliação das potencialidades das cidades localizadas nestas regiões que são grandes produtoras do setor de fruticultura, rochas ornamentais, mármore e granito. Em contra partida, Minas utilizará a logística do Espírito Santo, especialmente a portuária, para escoar sua produção.
A parceria foi fechada entre o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Movimento Espírito Santo em Ação e governo capixaba. Para o vice presidente do Indi, Eduardo Bernis, Minas irá propor a empresários dessas regiões que utilizem a Zona de Produção de Exportação, localizada na cidade de Teófilo Otoni, para processar as mercadorias já que o polo é isento de taxas fiscais.
"Nós iremos lançar um edital de concorrência onde as empresas vão se apresentar e nós estaremos selecionando a que tiver melhor condição para identificar as cadeias produtivas que possam eventualmente ser priorizadas. Nós temos muitas produções em comum com o Espírito Santo. Naturalmente, tudo indica que toda essa produção será escoada pelo porto de Vitória. A integração é perfeita", destacou o vice presidente do Indi.
O coordenador do Comitê Temático de Alianças Estratégicas do Espírito Santo em Ação, Nilton Chieppe conta que a região norte e noroeste foi estrategicamente escolhida para entrar nesta parceria, já que é nela onde estão os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano.
"Essa parceria tem um objetivo principal de eliminar essa desigualdade social tanto por parte dos municípios capixabas quanto da região nordeste de minas. Nada impede que futuramente a gente expande essa parceria para as cidades que fazem fronteira com a Bahia levando desenvolvimento também a municípios baianos", destacou Chieppe.
Os municípios que que integram essas regiões são: Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Colatina, Pancas, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Baixo Guandu, Águia Branca e Água Doce do Norte.