quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tecnologia

Extraído do site da Revista Inforochas
Terminou no dia 11 de setembro o prazo para a adoção integral de ferramentas de corte e acabamento a úmido nas marmorarias, seguindo a Portaria nº 43 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo da portaria é acabar com a dispersão da poeira nestes locais, tornando o ambiente de trabalho menos insalubre e evitando a propagação de doenças respiratórias, como a silicose. O documento também proíbe a utilização de máquinas adaptadas que não tenham sido projetadas especificamente para o trabalho a úmido.
O Sindirochas e o Cetemag vêm desenvolvendo um trabalho relativo a essa questão. "Por se tratar de um assunto de grande importância e que influenciará nas atividades das marmorarias, o Sindirochas e o Cetemag têm ouvido e continuarão ouvindo esse segmento no sentido de que ele continue desenvolvendo ações que possibilitem sua adequação e adaptação à Portaria 43", ressaltou o superintendente do Sindirochas, Romildo Tavares.
Além da troca de equipamentos, as regras promovem mudanças em todo o modo de trabalho das marmorarias, incluindo planejamento para a montagem da rede de ar, aquisição de compressores e uso de ferramentas e abrasivos específicos.
As ferramentas pneumáticas apresentam-se como alternativa ferramental viável para a utilização em processos de acabamento a úmido, existindo diversos modelos e marcas no mercado nacional para a escolha dos marmoristas. Seu modo de trabalho também é bastante semelhante aos equipamentos convencionais, com a vantagem de ter uma vida útil maior. Além disso, são mais leves e produzem níveis menores de ruído e vibração.
“Todavia é essencial proceder com a correta manutenção da rede pneumática, controlando a presença de umidade interna para não ocorrer a oxidação das peças do ferramental. Este também deverá ter lubrificação e vedação adequada”, destaca o vice-presidente do Cetemag, Vinícius Valiati.
Um item essencial para começar a trabalhar com esta tecnologia é a aquisição de um compressor, que preferencialmente deve ser do tipo parafuso. Complementam a rede pneumática, a tubulação de distribuição, saídas de ar, sistema lubrificante e filtros.
Segundo Valiati, o investimento inicial básico para uma marmoraria que utiliza um compressor parafuso, duas lixadeiras ou esmerilhadeiras e 10 metros de rede pneumática, será em torno de R$ 30 mil. “Outras despesas podem ocorrer caso seja necessária a adequação do piso, rede de drenagem, entre outros”, informa.
Para ele, a mudança que está ocorrendo nas marmorarias em virtude desta necessidade também levar em consideração o aperfeiçoamento da organização dos equipamentos e áreas de produção da empresa, a fim de aumentar o lucro com maior produtividade. “Cuidados com a eficiência, assistência técnica, custo de manutenção, vida útil e custo benefício dos equipamentos devem ser avaliados com muita atenção, para que o investimento realizado traga retorno no menor prazo possível”, acrescenta.