domingo, 24 de julho de 2011

Empresas vão receber cursos de capacitação

Extraída do site da Revista Inforochas

A qualificação dos profissionais do setor de rochas ornamentais tem sido alvo de investimento do Sindirochas. Pensando em melhorar esse quadro, a instituição buscou parceria com o Senai para realizar cursos junto às empresas do mercado usando uma metodologia diferente.

O professor do Senai vai até a região que estiver precisando do curso e utiliza as dependências de uma empresa parceira para atender seus funcionários e também trabalhadores de empresas vizinhas, abrangendo uma quantidade maior de profissionais.

No último dia 10 de maio, representantes do Senai e do Conselho do Sindirochas se reuniram para uma apresentação dos cursos que serão oferecidos no programa de Aperfeiçoamento Profissional dos funcionários das Empresas do Setor de Rochas Ornamentais.

As primeiras turmas já devem ser iniciadas no começo do segundo semestre deste ano. Entre os que serão ofertados estão Leitura e interpretação de desenhos técnicos e medição de obras; Acabamentos (acabador); Cortador de chapas; Resinagem de rochas ornamentais (resinador); Polimento de rochas ornamentais (polidor); Desdobramento de rochas ornamentais (serrador), Laminação de rochas ornamentais (laminador); e especificação de rochas ornamentais. Os títulos dos cursos ainda não estão totalmente definidos e podem ser modificados.

O conselheiro do Sindirochas Ronaldo Azevedo informou que a iniciativa encontra-se na fase de contratação do profissional, para o primeiro módulo, que são (Leitura e interpretação de desenhos técnicos).

“Esperamos que em agosto, já tenhamos a primeira turma em treinamento”, estimou. A idéia, segundo ele, surgiu da própria necessidade das empresas do setor, que demanda um grande número de empregos diretos.

O diretor da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) para Assuntos do Senai, Manoel Pimenta, comentou que a idéia surgiu há dois anos, em uma viagem a uma feira de mármore e granito na Itália, onde há escolas especializadas no aprendizado em atividades do segmento.

“É um projeto inédito que estamos realizando no Estado. Identificamos que seria melhor esta promoção dos cursos in company”, disse Pimenta.

Integração garantida por videoconferência

Visando uma comunicação ainda mais próxima entre as suas regionais, o Sindirochas adquiriu equipamentos que vão permitir a comunicação simultânea por videoconferência através da transmissão de vídeo e áudio entre suas unidades.

Dessa forma, será possível aos participantes da conversa fazer até reuniões a distância, em tempo real, assistindo e ouvindo uns aos outros como se estivessem no mesmo local, permitindo a integração entre a sede, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com as regionais nos municípios de Vitória e Nova Venécia.

O novo sistema otimiza o tempo de trabalho, reduz os custos com viagens de conselheiros e superintendência, além de diminuir o risco de acidentes nas estradas, e deve ser implantado até o final do mês de junho, quando começa a ser efetivamente utilizado.

Sindirochas tem novo assessor institucional

O Sindirochas ganhou mais um nome de peso em sua equipe. Trata-se de Ralph Pettini, que assumiu o cargo de assessor institucional das regiões Norte e Noroeste no último dia 23 de março.

O profissional traz no currículo uma experiência de 12 anos como gerente regional da Escelsa Nova Venécia, além de secretário de Administração no município. Pettini quer trabalhar na busca de um bom relacionamento com os associados a fim de identificar suas necessidades e promover ações preventivas de melhoria e excelência nos processos, estimulando a busca de novos associados.


Nenhum comentário: